NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 se encerram nesta quinta-feira

Publicado em

As inscrições para o Ganhando o Mundo 2026, maior programa de intercâmbio estudantil do país, encerram-se nesta quinta-feira (24)). Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed‑PR), a iniciativa levará 1.200 alunos da rede estadual para um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Mais de 10 mil estudantes já formalizaram suas candidaturas e quem ainda não confirmou sua participação no processo seletivo deve acessar o site do programa para não perder a oportunidade..

Podem concorrer à seleção estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9.º ano na rede estadual em 2024 e atendam aos critérios do edital, incluindo desempenho acadêmico e engajamento em programas da Seed‑PR. Há ainda cotas para beneficiários do Bolsa Família, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade. O processo seletivo consta de duas etapas: inscrição eletrônica e classificação, com base nas notas, e na participação em projetos educacionais.

Leia Também:  Ratinho Junior inaugura nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

O PROGRAMA – Desde sua criação, em 2019, o Ganhando o Mundo tem transformado a vida de milhares de estudantes da rede estadual de educação do Paraná, proporcionando não apenas o ensino de qualidade no Exterior, mas também vivências únicas que ampliam horizontes e abrem novas possibilidades. 

“É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, destaca o secretário da Educação, Roni Miranda.

“O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, acrescenta o secretário.

Desde sua primeira edição, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, além de diretores e professores da rede estadual. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e todo o suporte necessário para a viagem.

Leia Também:  IAT finaliza queima controlada contra espécies invasoras no Parque de Vila Velha

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Plataforma digital faz do Paraná referência em inovação voltada à atenção primária à saúde

Published

on

By

A experiência do Paraná em modernização da gestão da informação, com destaque para a plataforma Saúde Digital, consolida o Estado como referência para outras unidades da Federação que buscam fortalecer o uso de tecnologias inovadoras voltadas à qualificação da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS. Nesta quarta-feira (24), uma equipe do Espírito Santo veio conhecer de perto o programa e avaliar a aplicabilidade do modelo paranaense no contexto capixaba.

No encontro entre as equipes capixaba e paranaense, o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), César Neves, destacou o papel central da transformação digital no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e na qualificação contínua dos serviços prestados à população. “O Paraná tem se destacado nacionalmente ao desenvolver uma plataforma inovadora dedicada exclusivamente à Atenção Primária. A ferramenta conta com indicadores estratégicos que permitem ao gestor público acompanhar, em tempo real, dados essenciais como cobertura vacinal e programas voltados à saúde do idoso”, afirmou Neves.

“A transformação digital é um caminho sem volta para uma saúde pública mais eficiente, transparente e resolutiva. “É uma grande satisfação ver que essa iniciativa está servindo de referência para outros estados. Nosso papel como gestores é fortalecer a rede pública por meio da troca de experiências e da cooperação entre os entes federativos. Esse é um compromisso de todos nós”, completou.

Leia Também:  Governador autoriza aumento de capital social do BRDE no Paraná com R$ 200 milhões

APRESENTAÇÕES – Os integrantes da comitiva do Espírito Santo acompanharam apresentações detalhadas sobre as funcionalidades da plataforma, que integra dados dos sistemas estadual e federal em um painel estratégico de acompanhamento da Atenção Primária à Saúde. Também foi abordada a questão da aplicabilidade das linhas de cuidado prioritárias da secretaria estadual da Saúde na plataforma, o módulo de cofinanciamento estadual e outras iniciativas de integração de dados voltadas à qualificação do cuidado em saúde.

Para o subsecretário estadual da Saúde para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde do Espírito Santo (SSAFAS), Erico Sangiorgio, a visita representou uma oportunidade concreta de aprendizado e adaptação de boas práticas. “Queremos entender como o Paraná tem monitorado os indicadores da Atenção Primária e fortalecido a gestão local. Essa troca é vital, pois enfrentamos desafios semelhantes e, ao compartilhar experiências, podemos acelerar melhorias na saúde pública”, afirmou.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o reconhecimento do trabalho realizado no Paraná reforça o compromisso com a inovação e com uma gestão baseada em evidências. “A troca de conhecimentos entre os estados é essencial para qualificar a gestão e implementar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Essa visita reforça o nosso papel como referência em Saúde Digital”, destacou.

Leia Também:  Trevo Gauchão terá desvio e tráfego liberado no viaduto a partir desta terça-feira

A programação da comitiva também contemplou momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas, interação entre as equipes técnicas e alinhamento de possibilidades de cooperação futura.

PRESENÇAS – Participaram da agenda a subsecretária estadual de Atenção à Saúde do Epírito Santo, Carolina Marcondes Rezende Sanches; a assessora da SSAFAS, Jordana Cristina Santos da Silva; a chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia da Informação, Luciane Alves Marinho; e a chefe do Núcleo de Atenção Especializada da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Franciely da Costa Guarnier.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA