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IPVA 2025: cronograma segue com vencimento de final de placa 5 e 6 nesta quinta

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Os donos de veículos com finais de placa 5 e 6 têm até esta quinta-feira (24) para pagamento da quarta e penúltima parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem fazer o pagamento da quarta cota do imposto ao longo desta semana, sem a incidência de juros. É crucial ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Em caso de atraso, a multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

COMO PAGAR – Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

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Uma alternativa de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. A tabela dos juros aplicados por cada uma delas está disponível AQUI.

Confira o calendário de pagamento da quarta parcela do imposto:

Placas 1 e 2: 22 de abril (vencido)

Placas 3 e 4: 23 de abril (vencido)

Placas 5 e 6: 24 de abril

Placas 7 e 8: 25 de abril

Placas 9 e 0: 28 de abril

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ALERTA GOLPES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Fonte: Governo PR

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Restauração em concreto de rodovias entre Pitanga e Nova Tebas tem vencedor

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (24) a declaração de vencedor da licitação da restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central.

O consórcio formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda. e Comol – Construções e Consultoria Moreira Lima Ltda. é o vencedor, com proposta negociada de R$ 267.800.000,00 e por ter apresentado documentação que foi habilitada por comissão de contratação do DER/PR.

Com a publicação tem início o prazo de recursos quanto ao resultado, com as demais participantes devendo manifestar interesse em interpor recurso, e daí tendo três dias para encaminhar seus argumentos.

A obra terá 51,52 quilômetros de extensão, começando na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e seguindo até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir daí vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga.

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Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.

Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

VIADUTO E RÓTULAS – O projeto prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, com melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.

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De um total de 810 dias (27 meses) de prazo contratual, os primeiros meses serão dedicados à elaboração do projeto, com serviços iniciais de terraplenagem iniciando já a partir do quarto mês.

Fonte: Governo PR

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