NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições no programa que transforma pesquisas em negócios encerram nesta sexta

Publicado em

O prazo para inscrição no programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) encerra nesta sexta-feira (25). A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), oferece a pesquisadores, professores e estudantes do Paraná a oportunidade de transformar projetos inovadores em produtos, serviços e negócios. Com 150 vagas, o programa proporciona capacitação e apoio financeiro de até R$ 200 mil para os melhores projetos com potencial de mercado. Confira o Edital .

Neste ano, empreendedores de startups podem participar da primeira fase do programa, com acesso ao conteúdo que será ministrado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). Promovido em parceria com a Fundação Araucária, o objetivo do Prime é impulsionar a inovação paranaense para que as pesquisas científicas se tornem soluções reais para o mercado. Os aportes financeiros são oriundos do Fundo Paraná, uma dotação da Seti para o fomento científico e tecnológico.

Leia Também:  Após denúncia pelo 181, Polícia Militar apreende 912 quilos de drogas em Apucarana

O programa é dividido em três etapas. A primeira, de maio a agosto, inclui nove workshops e cinco sessões de mentoria coletiva sobre proteção de patentes, modelagem de negócios e estratégias de transferência tecnológica. Na segunda fase, serão selecionados 40 projetos que já tenham protocolo de propriedade intelectual ou registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Os participantes terão acesso a workshops avançados e mentorias individuais.

Por fim, os dez melhores projetos receberão um financiamento de R$ 200 mil para cada iniciativa, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento das tecnologias propostas, além de receber uma mentoria personalizada. A premiação será em 29 de setembro, durante o evento Paraná Faz Ciência 2025, que integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Serviço:

Inscrições: até 25 de abril – Edital AQUI

Resultado de inscrições homologadas: 29 de abril

1ª etapa: 7 de maio a 6 de agosto

2ª etapa: 13 de agosto a 10 de setembro

3ª etapa: 17 de setembro a 8 de outubro

Leia Também:  Banco de Leite Humano do HU-UEPG ganha novo espaço e projeta expansão da cobertura

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Após denúncia pelo 181, Polícia Militar apreende 912 quilos de drogas em Apucarana

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende cinco homens por tráfico e apreende 80 quilos de maconha em Maringá

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA