NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar intensifica trabalho de verificação do uso correto da rede de esgoto em Foz do Iguaçu

Publicado em

Equipes terceirizadas da Sanepar estão percorrendo vários bairros de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, para vistoriar residências que possuem acesso à rede coletora de esgoto. Neste mês o trabalho está sendo feito nos jardins Aporã, Paraná e Belvedere. Em fevereiro e março foram vistoriados os imóveis localizados nos jardins Karla, Laranjeiras e Petrópolis.

Empregados da empresa JPR Ambiental visitam cerca de dois mil imóveis para verificar se o esgoto proveniente das casas está ligado corretamente na rede pública. O objetivo é melhorar as condições ambientais e orientar sobre o que não pode ser lançado na rede coletora, como por exemplo a água de chuva.

“Para ter acesso ao imóvel, o morador tem que autorizar as equipes que farão a verificação em pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia”, explica a gerente regional da Sanepar Polyana Varlett. Os agentes receberam treinamento e utilizam crachás e uniformes com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. “Mas, se houver alguma dúvida, basta entrar em contato com os canais de atendimento ao público da Sanepar”, completa a gerente.

Leia Também:  Referência no Brasil, Porto de Paranaguá celebra 88 anos com foco no futuro

Os testes utilizam corantes à base de água e não causam danos ao meio ambiente nem às pessoas. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se estiver irregular, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.

Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública.  Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.

CUIDADOS COM A LIGAÇÃO – A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das chuvas para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel

Leia Também:  Pernoite no Parque Estadual Guartelá dá novo olhar ao 6º maior cânion do planeta

As vistorias integram o programa contínuo de gestão ambiental que, além de trabalhar para a conservação das águas dos rios e lagos, também busca manter um ambiente saudável. Contribuindo para impedir o lançamento de gordura na rede de esgoto, eliminar o mau cheiro nas galerias de água de chuva, despoluição dos rios e melhorar a eficiência da coleta e tratamento de esgoto.

O contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br. Outras informações podem ser encontradas no site da Sanepar, neste link: www.sanepar.com.br/vto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador lamenta morte do Papa Francisco e determina luto de sete dias no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior mandou decretar luto oficial de sete dias no Paraná pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (21) em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, por complicações de uma pneumonia que o deixou internado por cerca de 40 dias recentemente. A ordem será assinada pelo governador em exercício Darci Piana.

Ele lamentou a morte e exaltou o legado de Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, dos quais os últimos 12 foram dedicados exclusivamente a liderar os rumos da Igreja Católica no mundo. 

“Papa Francisco foi um exemplo de humanidade, fé e sabedoria. Seus ensinamentos inspiraram o mundo. Teremos sempre na memória a imagem de alguém que trabalhou incansavelmente pela paz e união entre os povos”, afirmou Ratinho Junior. O governador lembrou ainda a importância histórica de Francisco, que foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o maior cargo da Igreja Católica na história. 

“A sua partida deixa um vazio no peito daqueles que defendem o bem ao próximo, a caridade, a compaixão e o amor. Vá em paz, Santo Papa. Os paranaenses jamais vão esquecer do seu legado, da sua saberia e do seu compromisso em fazer o bem. Os meus sentimentos à comunidade católica nesse momento de profunda dor”, complementou.

Leia Também:  Paraná tem 13 municípios em situação de emergência e Estado atende famílias afetadas

Em junho de 2022, Ratinho Junior se encontrou com o Papa Francisco em uma Audiência Geral no Vaticano. Ele estava acompanhado da 1ª dama, Luciana Saito Massa, do arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti, e de padres paranaenses. O governador entregou a ele uma homenagem com um símbolo do Estado.

“Foi um momento especial poder falar com a Sua Santidade, representando meu Estado e todos os paranaenses”, afirmou Ratinho Junior à época. 

O governador em exercício Darci Piana também lamentou a partida. “Jesuíta, Papa Francisco marcou a história com sua simplicidade, humanidade e coragem de aproximar a Igreja das pessoas. Seu legado de amor, humildade e diálogo permanecerá vivo nos corações do mundo inteiro”, afirmou.

HISTÓRIA – Filho de imigrantes italianos, Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Ele ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 1969, tornando-se arcebispo de Buenos Aires em 1996, até ser elevado a cardeal, em 2001, pelo Papa João Paulo II. Sua trajetória pastoral sempre foi marcada pela humildade, simplicidade e dedicação aos mais necessitados.

Leia Também:  Paraná estuda tecnologias para melhorar qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência

Além da carreira eclesiástica, também foi por muitos anos professor em colégios e universidade religiosas, sendo formado em Filosofia e Teologia. 

Eleito Papa em 13 de março de 2013 ele decidiu adotar o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando o seu compromisso com a pobreza e a justiça social. Durante o seu pontificado, destacou-se por promover uma Igreja mais inclusiva e próxima dos marginalizados, abordando temas como a imigração, a desigualdade e o meio ambiente.

Mesmo após tornar-se o Papa Francisco, ele sempre manteve uma ligação profunda com a América do Sul. Prova disso é que, em sua primeira viagem internacional como pontífice, escolheu o Brasil como destino, participando da 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Na ocasião, ele visitou comunidades carentes e reforçou mensagens de esperança e de solidariedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA