PARANÁ
Sanepar treina profissionais para atuarem na instalação de ligação de esgoto
Publicado em
17 de abril de 2025por

Cerca de 30 profissionais participaram nesta quarta-feira (16) do Curso de Encanador da Sanepar em Missal, que fica na região Oeste Paraná. Os encanadores tiveram a oportunidade de aprimoramento técnico sobre instalações hidráulicas. Os participantes recebem certificado e estão aptos a fazer a ligação do esgoto.
Danielison Pinto, instrutor do curso e fiscal da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, disse que o treinamento em Missal superou as expectativas. De acordo com ele, o município acolheu a empresa com a obra de quase 55 quilômetros de rede de esgoto e a participação dos profissionais de Missal, em qualidade e quantidade, surpreendeu. “Foi um dos grandes cursos de formação ou capacitação de encanadores e pedreiros que fizemos”, afirma.
O curso foi gratuito e teve o objetivo de preparar os profissionais para executarem de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento. Isso é fundamental para que o esgoto siga o curso adequado até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.
Danielison também ressaltou que o curso tem a grande tarefa de fazer com que, por meio da capacitação destes profissionais, a população seja beneficiada com um serviço de coleta e tratamento de esgoto adequado.
“O curso também trata das instalações hidráulicas e intra-sanitárias e a responsabilidade social em relação ao desenvolvimento destas atividades para a população. Também trata de como a capacitação e a realização correta das obras impactam no processo de coleta e tratamento de esgoto feito pela Companhia e também na sua carreira profissional.
O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, destacou a importância da capacitação profissional dos moradores do município. “Vocês estão conquistando uma qualificação, que além de ajudá-los profissionalmente no mercado de trabalho, também vai auxiliar a conscientizar a população sobre a saúde e o meio ambiente. Os moradores não vão mais precisar esgotar as fossas”, disse o prefeito aos profissionais que participaram do curso.
O conteúdo do curso abrangeu, ainda, as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, a verificação de níveis e de medições, instalação de caixas de passagens e de gordura e a canalização adequada da água da chuva. A importância da instalação e limpeza da caixa de água também foi abordada.
Adelar Avelino Cavalete, mais conhecido como “pedreiro Gringo”, disse que já tem 30 anos de experiência como pedreiro e que agora aprendeu como faz a ligação do encanamento das residências na rede pública. “Foi muito bom para saber como fazer encanamento na parte de fora da casa”.
ENCONTRO COM A COMUNIDADE – Além do curso para encanadores, a Sanepar promoveu na terça-feira (15), uma reunião com os moradores da cidade para falar sobre o andamento das obras de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e a importância da ligação correta entre os domicílios e a rede pública, além do uso adequado das instalações hidráulicas. Durante o encontro, os moradores tiraram suas dúvidas sobre o andamento das obras.
OBRAS – O curso de encanador e a reunião comunitária fazem parte do Programa de Trabalho Social da Sanepar que segue em paralelo às obras de implantação do sistema de esgoto doméstico.
Na cidade, por meio de convênio entre Sanepar, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, estão sendo finalizadas as obras de instalação de quase 55 quilômetros de rede coletora, duas unidades de bombeamento e cerca de 12 quilômetros de tubulações que levarão o esgoto coletado até a estação de tratamento. Para essas obras, são investidos R$ 19,44 milhões, que irão beneficiar mais de 2.500 famílias que moram na região urbana de Missal.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano
Published
58 minutos agoon
19 de abril de 2025By

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.
“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.
Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.
MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.
Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.
Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.
ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.
A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.
Fonte: Governo PR

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