PARANÁ
Atletas paranaenses conquistam 11 medalhas em mundial escolar realizado na Sérvia
Publicado em
15 de abril de 2025por

Chegou ao fim a edição 2025 do Gymnasiade, a maior competição escolar do mundo para atletas de até 15 anos, que reuniu milhares de jovens em Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14 de abril. O Brasil encerrou a participação entre os três primeiros colocados no quadro de medalhas geral, com 137. Os paranaenses colaboraram com 11 (4 ouros, 2 pratas e 5 bronzes). Além disso, 6 das 11 medalhas são de atletas ou treinadores apoiados pelo Governo do Estado, por meio do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) ou do Proesporte.
A delegação brasileira contou com a participação de 20 alunos-atletas paranaenses, fruto da parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e a Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O evento acontece a cada dois anos com 25 modalidades, sendo quatro paradesportivas, e tem como objetivo promover o espírito esportivo, a integração entre nações e o desenvolvimento do esporte escolar ao redor do mundo.
“É gratificante ver todo o esforço e planejamento do Governo do Paraná sendo refletido nos resultados. Esse ciclo, que começa na fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná e pode culminar em uma participação internacional, como foi o caso da Gymnasiade na Sérvia, mostra a força do nosso sistema esportivo”, afirma Clésio Prado, diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, responsável pelos programas de incentivo ao esporte.
“Ver jovens do nosso estado representando o Brasil e conquistando medalhas no cenário mundial é a realização de um sonho coletivo — dos atletas, das famílias, das escolas e de todos os envolvidos na política pública do esporte”, acrescenta.
Confira os resultados:
ATLETISMO – A equipe de atletismo do Brasil teve uma participação de destaque na competição, conquistando cinco medalhas: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. A delegação brasileira contou com cinco paranaenses, entre eles bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), que tiveram papel fundamental nas conquistas.
A principal medalha veio com a jovem Maria Clara Francez, de apenas 14 anos e natural de Paranavaí, que brilhou no salto em altura ao alcançar a marca de 1,7 metro e conquistar a posição mais alta no pódio. Outro destaque foi Rafael Schürmann Briganó, de Rolândia, que também com 14 anos subiu duas vezes ao pódio: prata no revezamento Medley e bronze no 4×100 metros.
Representando Maringá, a atleta Ana Flávia Oliveira, bolsista do GOP em 2023, somou mais duas medalhas paranaenses com seus bronzes no arremesso do peso e lançamento do dardo. A equipe foi comandada pelo técnico Sidmar Andrigheto, de Campo Mourão, também bolsista do GOP em 2024.
VÔLEI DE PRAIA – A equipe brasileira de vôlei de praia, formada integralmente por atletas de Dois Vizinhos, conquistou a medalha de prata após derrota para a China na final. O time contou com o talento dos atletas Bruno Souza, Gabriel Minski e Gabriel Campos — este último foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em 2024 — além da liderança do técnico Luiz Fernando Viaro, também bolsista no último edital.
Os jovens de Dois Vizinhos contam com patrocínio da Sanepar desde 2019, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, refletindo o investimento contínuo no desenvolvimento do esporte escolar e o alto nível dos representantes paranaenses no cenário mundial.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, parabenizou a equipe pelo excelente resultado alcançado. “Nossos cumprimentos aos atletas, técnico e a toda equipe envolvida na preparação, apoio e participação no campeonato. A conquista da medalha de prata é fruto do empenho de muitas pessoas que se dedicam em fazer o seu melhor e nos enche de orgulho saber que o patrocínio da Sanepar permite que o sonho de ir mais longe, de ir além, se torna realidade e coloca o nome do Brasil no destaque internacional”, destaca Bley.
TAEKWONDO – No taekwondo, o Paraná foi representado por Vitória Sassaki, de Curitiba, que conquistou a medalha de ouro. Com apenas 13 anos, a atleta faixa preta conta com apoio do Proesporte. Em 2025, ela já competiu no Canadá, nos Estados Unidos e no Rio de Janeiro, e se prepara para o Mundial Cadete e o Rio Open Internacional, consolidando seu nome entre os principais talentos da nova geração do taekwondo brasileiro.
PARABADMINTON – A participação paranaense no Parabadminton foi marcada por duas medalhas. Representando o Estado, o atleta Anderson Pinheiro, de Foz do Iguaçu, garantiu o bronze na disputa individual e ouro na competição por equipes. Ao seu lado, a técnica Loani Istchuk, de Borrazópolis, foi peça fundamental para o desempenho da delegação — ela foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em 2024.
ESGRIMA – A treinadora curitibana Lorana Schwantes brilhou ao conquistar a medalha de ouro como técnica do atleta Pedro Henrique Lousada, de São Paulo. A curitibana foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em 2024. Ela é irmã de Athos Schwantes, atleta olímpico em Londres 2012, e filha de Ronaldo Schwantes, o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima.
ORIENTAÇÃO – Na modalidade de Orientação, o paranaense Bernardo Lopes Beiersdorf Rempel, do Colégio Sesi de Curitiba, garantiu sua presença no pódio ao conquistar a medalha de bronze por equipes. Único representante do Paraná na modalidade, Bernardo integrou uma equipe nacional formada por oito atletas.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
3 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’

TJPR participa de eventos sobre a Ouvidoria em Recife

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico
PARANÁ


Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial...


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’
Talita Younan compartilhou fotos em que ela e a atriz Gabriela Duarte, sua cunhada, aparecem usando biquínis de oncinha em uma praia....


Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’
A cantora Lexa, de 30 anos, lançou, nessa quinta-feira (17), a música “Você e Eu”, feita para a filha, Sofia, que...


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
-
POLÍCIA4 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC