NOVA AURORA

PARANÁ

UENP recepciona mais de 600 novos alunos com eventos no Norte Pioneiro

Publicado em

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou nesta semana a recepção de mais de 600 novos alunos de 2025. Os eventos realizados nos três campi contaram com apresentações culturais e pronunciamentos institucionais de boas-vindas aos calouros de graduação. As ações foram coordenadas pelo Gabinete da Reitoria em parceria com as Pró-Reitorias e coordenadorias acadêmicas.

Nos eventos, os alunos conheceram as ações e objetivos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPG) da universidade.

No campus de Cornélio Procópio, mais de 200 calouros participaram da recepção no Auditório do PDE. A diretora Vanderléia da Silva Oliveira parabenizou a equipe da Reitoria pela organização do evento e desejou boas-vindas aos calouros. “É com muita alegria que a gente recebe os ingressantes. Esse foi um encontro muito importante para dimensionar a universidade e como essa estrutura se movimenta para atender os alunos”, salientou.

Leia Também:  Com aumento de atendimentos, cirurgias e partos, HU da UEL bateu recordes em 2023

A pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, apresentou para os calouros a estrutura da universidade, estratégias e formas para que eles superem alguns obstáculos ao longo do curso. “A equipe da Prograd acompanha o percurso de cada aluno. A universidade deseja que cada estudante tenha alcançado o objetivo daqui a alguns anos”, afirmou.

No campus de Jacarezinho, a recepção foi realizada no Auditório do PDE do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e reuniu mais de 250 pessoas entre alunos, professores e servidores. “Foi uma oportunidade de apresentar a estrutura da universidade e o time de professores de altíssima capacidade e de altíssima competência. Os coordenadores prepararam esse ano letivo com muito cuidado”, disse o diretor Luiz Fernando Kasmierczak.

Já o campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, recebeu mais de 200 ingressantes no auditório do setor de Veterinária e Produção Animal para celebrar o início da jornada dos estudantes na UENP. O diretor Ricardo Castanho Moreira agradeceu a gestão atual pelo projeto institucional da construção do Restaurante Universitário e lembrou a importância do encontro. “A universidade tem a cada ano avançado no apoio ao estudante. Então, aproveitem esse período de quatro anos que passa muito rápido”, disse.

Leia Também:  IAT abre inscrições para conselhos consultivos da Ilha do Mel e da Ilha das Cobras

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, agradeceu a acolhida. “Os estudantes são a razão pela qual a universidade existe. Esperamos grandes trajetórias de formação acadêmica e profissional”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Em parceria com município, Sanepar ampliará serviço de esgoto em Pato Branco

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Copel lança site especial e campanha para celebrar 70 anos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA