NOVA AURORA

PARANÁ

Carro a hidrogênio de alunos da Unioeste tem classificação inédita no Shell Eco-Marathon

Publicado em

A equipe do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus Foz do Iguaçu, retornou da Shell Eco-Marathon Americas 2025 com importantes aprendizados e avanços em seu projeto de veículo movido a célula de combustível de hidrogênio. O evento aconteceu este mês em Indianápolis, nos Estados Unidos, reunindo 64 equipes de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia e Brasil.

O GCEE participou na categoria Conceito Urbano – Célula a Combustível de Hidrogênio, considerada a mais desafiadora da competição. Essa categoria exige que os estudantes projetem e construam veículos movidos a hidrogênio com o máximo de eficiência energética possível.

Das sete equipes inscritas, apenas cinco foram aprovadas na rigorosa inspeção técnica — entre elas, o GCEE, que se tornou a primeira equipe latino-americana a ser aprovada nessa etapa na edição norte-americana da competição.

Além da aprovação técnica, a equipe também alcançou o feito de ser a segunda a completar o percurso de quatro voltas no icônico circuito de Indianápolis, totalizando 15,6 km com seu veículo 100% movido a hidrogênio. A melhor tentativa do GCEE, no entanto, ultrapassou o tempo limite de 35 minutos exigido pelo regulamento e não foi validada oficialmente.

Leia Também:  Vídeo: Paraná dia mundial do meio ambiente

DESAFIOS E APRENDIZADOS – Apesar das condições climáticas adversas — com chuva, vento e temperaturas próximas de 5 °C — e do alto nível técnico das equipes norte-americanas, o desempenho do GCEE foi considerado muito positivo por seus integrantes. Agora, a equipe já foca nos ajustes necessários para sua próxima participação, marcada para os dias 25 a 28 de agosto de 2025, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

O professor Fernando José Gaiotto, coordenador do projeto, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de instituições parceiras e da universidade, ressaltando a importância do investimento público para o avanço da pesquisa aplicada.

“Também destaco o empenho dos setores administrativos da Reitoria e do Câmpus de Foz do Iguaçu, que contribuíram para a viabilização da viagem internacional”, disse.

EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA – Para a estudante de Engenharia Elétrica Ana Lucia de Paula Martins a experiência foi enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal.

“Participar dessa viagem com a equipe foi extremamente enriquecedor para o meu currículo e para o meu futuro. Obtivemos ótimos resultados, melhoramos o que já havíamos feito no Rio. Ainda não veio o título, mas acredito que com dedicação, em breve, traremos um para a nossa universidade”, afirmou.

Leia Também:  Startup apoiada pela Invest Paraná é selecionada para maior evento de inovação do mundo

Ana Lucia também destacou a vivência internacional. “Foi minha primeira viagem internacional, assim como para a maior parte da equipe. Poder vivenciar outra cultura foi extremamente especial e, com certeza, inesquecível”.

O estudante de Engenharia Mecânica Vinicius Oliveira Sofia ressaltou o intercâmbio de ideias proporcionado pelo evento. “Foi uma experiência muito boa, onde pudemos apresentar nosso carro, trocar conhecimentos com outras equipes e competir de igual para igual com times da América do Norte. O trabalho em equipe foi fundamental para alcançarmos nossos objetivos”.

APOIO – A participação do GCEE na Shell Eco-Marathon contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. Além do Governo do Paraná, entre os patrocinadores e parceiros estão Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Unila, XBRI Pneus, H2helium, Fundep, Horizon, Ponte Nova Energia, Enerluz e Leser. A equipe também recebeu apoio da Altair Cycles, Correia Bikeletro, IdeiaTrix, Receita Federal, LabMaker e LabIoT.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Prova do concurso da Polícia Penal reuniu 17.696 candidatos; gabarito está disponível

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Show Rural 2023 bate recorde de público e movimenta mais de R$ 5 bilhões

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA