NOVA AURORA

PARANÁ

Nos EUA, Viaje Paraná mostra potenciais do Estado para operadoras de cruzeiros

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo –, segue em missão internacional com foco em divulgar o setor no mercado norte-americano. Desde o dia 7 deste mês, a equipe do órgão está em Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.  

Promovido entre os dias 7 e 10 de abril, o evento chega a sua 40ª edição e reúne as maiores empresas do ramo no mundo. A participação faz parte dos planos do Estado, que visa atrair turistas e posicionar o Paraná nas prateleiras mais elevadas do turismo mundial, uma vez que os Estados Unidos são um grande hub operacional e empresarial de escalas internacionais.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, afirma que foi apresentado o potencial do Litoral na recepção de cruzeiros, que já contou com duas temporadas e outras paradas a parte anteriormente.

“Estamos aqui ampliando conversas e apresentações de produtos que já tínhamos iniciado do Seatrade de 2024. Todas as principais armadoras de navios turísticos estão reunidas aqui, e pudemos tratar com operadoras como a Carnival, Costa Cruzeiros, MSC e outras que têm interesse de fazer escalas no Brasil. É uma boa oportunidade de mostrar na prática o resultado das temporadas que o Paraná recebeu nos últimos anos”, explicou.

Leia Também:  Polícia Penal do Paraná elabora novo protocolo para combate a incêndio nas unidades prisionais

A última edição do Seatrade Cruise Global, em 2024, foi responsável por reunir mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de mais de 120 países, além de 70 marcas e operadoras de navios de cruzeiro em Miami. Ou seja, o evento é uma boa oportunidade de se conectar com trade mundial, atraindo novos investimentos, turistas e operações internacionais dos navios no Paraná, além de mostrar os resultados alcançados nas temporadas anteriores.

Para dimensionar a importância do evento, o Paraná recebeu no final de março o navio Scenic Eclipse, que fundeou na Baía de Paranaguá. Os mais de 200 turistas a bordo vinham dos Estados Unidos e tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa com sede em Miami, palco do Seatrade.

RESULTADOS ATRATIVOS – A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, nas quais mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

Leia Também:  Suspeito de contrabando é preso em flagrante com ajuda de helicóptero do Projeto Falcão

A segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas em 8 paradas no Litoral do Paraná. Além delas, diferentes navios de cruzeiro atracaram e fundearam em Paranaguá fora das temporadas.

“Durante o evento, nós tratamos de futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das ultimas temporadas foram positivos e servem como atrativo para que novas operadoras nos visitem. O Estado tem feito estudos e projetos para melhorias do Porto de Paranaguá, no quesito recepção turística por via marítima, o que certamente vai aumentar o fluxo de navios e de viajantes conhecendo o nosso Litoral”, disse Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

MISSÃO INTERNACIONAL – O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo do Estado tem sido intenso desde o dia 1º de abril. Antes da agenda nos Estados Unidos, equipes do Viaje Paraná estiveram no México para participar do Roadshow Festival Brasil, evento itinerante que passou pela Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Confira como foi a participação do Estado no evento clicando AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Suspeito de contrabando é preso em flagrante com ajuda de helicóptero do Projeto Falcão

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Projeto universitário oferece orientação sobre progressão de regime a custodiados de Foz do Iguaçu

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA