NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Umuarama substitui aparelhos e ganha eficiência energética

Publicado em

O Instituto Nossa Senhora Aparecida, hospital filantrópico de referência para mais de 20 municípios do Noroeste do Paraná, recebeu melhorias para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a sustentabilidade de suas operações. Com mais de 50 anos de atuação e reconhecido pelo atendimento humanizado, o hospital substituiu 70 aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes e instalou 364 painéis solares, com potência geradora total superior a 150 kW.

“Temos sete salas cirúrgicas e 123 leitos, incluindo os da unidade de tratamento intensivo. Os novos aparelhos de ar-condicionado deram maior bem-estar aos pacientes, com uma boa climatização, e as placas solares trouxeram economia financeira e sustentabilidade, por meio da geração de energia limpa”, destaca Letícia Rebello, diretora-assistente de Saúde do hospital.

Ela aponta que os recursos economizados já têm destino certo: reformas, ampliações e aquisição de itens para o atendimento ao público.

Leia Também:  Governo divulga classificação preliminar do concurso do Quadro Próprio do Executivo

As intervenções foram custeadas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que realizou uma chamada pública exclusiva para hospitais com essas características de atendimento à população, no valor de R$ 35,2 milhões.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa está garantindo financiamento a fundo perdido para 41 hospitais paranaenses. Desses, 37 propuseram instalar usinas para geração de energia elétrica, reduzindo significativamente seus custos operacionais.

“Nossa ideia foi dar um vetor de melhoria para os hospitais, elaborando um programa voltado a um dos principais custos que estas instituições têm. Buscamos eficiência no consumo da energia e também a possibilidade da geração própria”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel.

A geração própria de energia solar e a modernização dos equipamentos de climatização contribuem diretamente para a redução da conta de luz da instituição, permitindo que mais recursos sejam direcionados para o atendimento médico prestado pela unidade de Umuarama, em clínica geral e nas especialidades de tratamento hemodinâmico e cirurgia cardíaca, além de cirurgias bariátricas.

Leia Também:  Sanepar recebe pela 11ª vez o Troféu Transparência Anefac, em São Paulo

SÉRIE – O projeto executado pelo Instituto Nossa Senhora Aparecida é tema do terceiro vídeo, de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana sobre o trabalho realizados pelos hospitais, com o apoio da companhia. Os primeiros vídeos da série destacaram instituições de saúde em Pato Branco e Ponta Grossa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Conferência pioneira no Estado discute políticas públicas para povos tradicionais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Roupa Nova e Hugo & Guilherme abrem shows do Verão Maior Paraná nesta sexta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA