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Prato Cheio 2025: nova pesquisa busca percepção dos alunos sobre a alimentação das escolas

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Já está disponível para os estudantes a Pesquisa Prato Cheio 2025. O levantamento, que é promovido pelo Departamento de Nutrição e Alimentação (DNA) do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), busca entender a percepção dos mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual sobre as refeições.

A presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destaca que a participação dos estudantes é fundamental para as decisões de compra e entrega dos alimentos. “Ao responderem à pesquisa, os alunos nos ajudam a entender como as diretrizes que definimos na gestão chegam ao dia a dia das escolas”, afirma.

A pesquisa traz questões sobre a qualidade da alimentação servida, a variedade de opções, a quantidade, a apresentação e o aspecto visual, e também sobre a higiene e a limpeza das áreas onde são preparadas e servidas as refeições.

“A pesquisa tem como objetivo identificar as escolas com melhor avaliação, além de verificar as boas práticas que contribuem para o sucesso da alimentação entre os alunos”, explica o chefe do DNA do Fundepar, Angelo Marco Mortella.

Este é o segundo ano em que a consulta aos estudantes é realizada pelo Fundepar. Em 2024, a pesquisa recebeu mais de 90 mil respostas, que permitiram a criação de um índice de satisfação por escola. Esta classificação permite ao Fundepar acompanhar a evolução da qualidade alimentar com base na percepção dos estudantes ao longo do tempo.

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As escolas que tiveram índice de satisfação abaixo da média na primeira rodada da pesquisa receberam visitas técnicas de nutricionistas do Fundepar. Nestas visitas foram planejadas estratégias em conjunto com as equipes locais, além de orientações e acompanhamento das rotinas das cozinhas. Outra medida adotada a partir da pesquisa foi o aumento do investimento em formação continuada das merendeiras dos 32 núcleos regionais de educação.

“Com base na percepção de que a qualidade da refeição depende diretamente da capacitação das profissionais que preparam e servem os alimentos, foram intensificados os cursos de boas práticas, preparo adequado, apresentação e reaproveitamento inteligente dos alimentos”, explica Mortella.

O prazo para responder o levantamento e contribuir com a avaliação da alimentação escolar vai até o dia 30 de maio.

Como o aluno consegue participar:

1. Acesse a Área do Aluno

2. Faça o login com o Código Geral de Matrícula (CGM) e Chave de acesso ou Senha (veja abaixo onde encontrar essas informações)

3. Na área de Serviços ao Aluno, escolha a opção “Prato Cheio”

4. Confirme os nomes do aluno e da escola

5. Responda às perguntas

O Código Geral de Matrícula pode ser encontrado no boletim escolar impresso, no Portal Dia a Dia Educação (aba aluno), e no aplicativo Aula Paraná (aba perfil). Em caso de dúvidas, consulte a secretaria escolar. Caso não lembre da senha, selecione a opção “Não estou conseguindo entrar”. Informe o CGM e escolha se prefere receber a chave de acesso por SMS, ou e-mail.

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MAIS MERENDA – Além da participação democrática, desde 2022, com o programa Mais Merenda, os mais de 2.000 colégios estaduais do Paraná passaram a oferecer três refeições por turno, com um lanche na entrada e outro na saída, além da refeição principal. É o maior programa de segurança alimentar entre as redes estaduais do Brasil. 

O Governo do Estado, por meio do Fundepar, investe mais de R$ 560 milhões por ano em alimentação escolar. Neste ano já foi entregue a 2ª remessa de alimentos não perecíveis destinados à alimentação escolar. O segundo lote aprovado para entrega corresponde a um investimento de aproximadamente R$ 37 milhões. São 4.800 toneladas de produtos que passaram por inspeção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e foram distribuídos para as mais de 2.000 escolas estaduais do Paraná, destinados à merenda de mais de 1 milhão de estudantes.

Os alimentos perecíveis, como ovos, carnes e pães, têm dinâmica e periodicidade de entrega diferenciadas. Geralmente chegam às escolas a cada 15 ou 20 dias, ao longo do ano. As frutas e legumes, provenientes de mais de 200 cooperativas da agricultura familiar, têm entrega semanal, a fim de chegarem sempre frescos aos estudantes.

Fonte: Governo PR

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Comitês do Alto Ivaí e Baixo Ivaí-Paraná 1 se reúnem para tratar da gestão da água

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Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná vão se reunir na próxima semana. Na quarta-feira (23), às 14h, o CBH do Alto Ivaí organiza a 10ª Reunião Ordinária. Na quinta-feira (24), também às 14h, ocorre a 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1. Os encontros terão transmissão pelo YouTube. As ações são coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), gestor executivo do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Entre os principais itens da pauta da 10ª Reunião Ordinária do Alto Ivaí está a eleição e posse da nova mesa diretora para o mandato 2025-2029, formada por representantes dos três setores que compõem o comitê: Poder Público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil organizada.

O CBH Alto Ivaí foi instituído pelo Decreto Estadual nº 8.859/2013 e é composto por 33 membros titulares e respectivos suplentes, definidos nas reuniões setoriais realizadas em março. A bacia abrange uma importante região do Centro-Norte do Paraná.

Para dúvidas ou informações adicionais, o contato com a secretaria-executiva pode ser feito pelo e-mail: cbhaltoivai@iat.pr.gov.br.
Já na 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, na quinta-feira (24), haverá a posse de novos representantes, aprovação da ata da reunião anterior, a capacitação sobre “ICMS Ecológico por Manancial”, além da análise do pedido de reenquadramento do Córrego Fundo, em Cruzeiro do Oeste.

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Com atuação sobre uma área de 14.937 km² e abrangência total ou parcial de 53 municípios no Noroeste do Paraná, o comitê desempenha papel estratégico para a gestão hídrica regional.

Mais informações sobre os comitês, agenda e atividades podem ser acessadas no site www.iat.pr.gov.br, na aba “Gestão das Águas”.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por membros e seus respectivos representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

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Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.

Fonte: Governo PR

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