NOVA AURORA

PARANÁ

Com pianista prodígio e maestro convidado, Orquestra apresenta dois clássicos neste domingo

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (13), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) com regência de José Soares e participação do pianista Estefan Iatcekiw. No programa, obras dos compositores Sergei Prokofiev e Robert Schumann. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.

Na primeira parte do concerto será interpretado o “Concerto nº 2 para Piano”, de Sergei Prokofiev, uma peça de grande complexidade técnica, repleta de contrastes entre passagens líricas e momentos de intenso virtuosismo. A obra será executada por Estefan Iatcekiw, pianista curitibano de apenas 20 anos que vem se destacando internacionalmente.

Na segunda parte do programa, a Orquestra vai apresentar a “Sinfonia nº 3 Renana”, do compositor alemão Robert Schumann. Inspirada nas paisagens e na grandiosidade do Rio Reno, a obra expressa tanto a festividade quanto a contemplação, com momentos de brilho orquestral e profundidade emocional.

SOLISTA – Estefan Iatcekiw iniciou seus estudos aos 5 anos de idade e, aos 9, passou a ser orientado pela pianista russa Olga Kiun. Em 2019, foi aceito na prestigiada classe do professor Sergey Kuznetsov, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou (Rússia), tornando-se o aluno mais jovem da história da instituição, fundada em 1866.

Leia Também:  15 municípios da região Oeste participam do 8º Circuito de Cicloturismo

Desde então, vem se apresentando como solista em importantes salas de concerto no Brasil e no Exterior. Em 2023, lançou seu primeiro álbum solo, Destiny, dedicado às sonatas de Sergei Rachmaninov, após vencer o Concurso Internacional Rachmaninov, em Moscou, em 2022.

MAESTRO – A regência será do maestro convidado José Soares, que atualmente ocupa o cargo de regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Japão), em 2021, Soares conquistou tanto o prêmio do júri quanto o do público.

Ao longo de sua carreira, o maestro paulista já conduziu importantes orquestras brasileiras, como a Osesp, a própria Orquestra Sinfônica do Paraná (inclusive em parceria com o Balé Teatro Guaíra), a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra de Câmara de Curitiba. No Exterior, regeu formações como a NHK Symphony Orchestra, a New Japan Philharmonic, a Filarmônica de Nagoya e a MÁV Symphony, de Budapeste.

40 ANOS – A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora quatro décadas de história no dia 28 de maio de 2025, data que também marca o início de uma série de apresentações dos concertos de aniversário no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. As apresentações especiais, sob a regência do maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá, serão realizadas nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho, com destaque para a “Sinfonia nº 2” de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição.

Leia Também:  Cartórios do Paraná registram quase mil mudanças de nome no primeiro ano da nova Lei

Além dos concertos, a OSP celebrará o aniversário com o lançamento de um documentário especial que resgata os momentos mais marcantes de sua trajetória. Dividido em quatro capítulos, no formato de websérie, o material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra.

Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra em montagens de balés como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, além de óperas como “Tosca”, “Carmen” e “Aída”. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-se como uma das principais instituições culturais do país.

Serviço:

Orquestra Sinfônica do Paraná com convidados

Data: domingo, 13 de abril

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro

Ingressos: DeuBalada.com

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Licitação da nova restauração em concreto da PRC-280 já tem resultado final

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  15 municípios da região Oeste participam do 8º Circuito de Cicloturismo

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA