NOVA AURORA

PARANÁ

MUPA promove debate que marca lançamento do museu virtual da imigração cigana

Publicado em

O Museu Paranaense (MUPA) promove na próxima terça-feira (08), às 19h, em celebração ao Dia Internacional dos Povos Ciganos, uma mesa de conversa com as pesquisadoras ciganas Hayanne Iovanovitchi e Tatiane Iovanovitchi, além de mediação da antropóloga do Museu, Josi Spenassatto. A ocasião marca o lançamento do Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana em Curitiba. A entrada é gratuita.

A plataforma inaugura uma exposição virtual de registros documentais que retratam a cultura cigana a partir do acervo pessoal da família Iovanovitchi, primeiros imigrantes da etnia Roms em Curitiba. O projeto foi idealizado por Hayanne Iovanovitchi, neta de Cláudio Iovanovitchi, que morreu na última semana, no dia 28 de março. Cláudio foi uma liderança histórica da militância cigana no Brasil e representante da Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci/PR).

Na conversa, além do processo de criação do Museu, do qual Cláudio foi um dos idealizadores, um pouco de sua trajetória será lembrada. Haverá ainda a exposição física de algumas das peças que compõem o acervo do museu virtual, como o passaporte do primeiro cigano de etnia rom a vir para o Paraná, em 1927.  

Leia Também:  PM apreende 200 quilos de maconha após perseguição em Diamante do Oeste

A iniciativa, aprovada no Mecenato Subsidiado de 2021, contribui com pesquisas que ajudam a preservar e difundir a cultura cigana no País. “Os povos ciganos no Brasil e suas materialidades são pouco conhecidos e muito preconcebidos. Então é de direito que o museu, enquanto espaço cultural e educativo, acolha e colabore para promover, conhecer e amplificar a memória cultural desse segmento tradicional relevante da diversidade étnica no estado do Paraná”, afirma Josi Spenassatto.

Algumas das peças da família foram doadas e incorporadas ao acervo do MUPA, como dois “aventais”, ou “tchopago”, na língua rom, vestuários utilizados antigamente por mulheres da etnia. Os itens ampliam a presença da cultura cigana no acervo da instituição.

Serviço

Lançamento do Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana em Curitiba

Data: terça-feira (08), às 19h.

Mesa de conversa com as pesquisadoras ciganas Hayanne Iovanovitchi e Tatiane Iovanovitchi.

Mediação com a antropóloga Josi Spenassatto, do MUPA

Entrada gratuita.

Local: R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Estado entrega a municípios boletins de fluência de leitura de 126 mil estudantes

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA