NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

Publicado em

A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria sub 15, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, de 4 a 14 de abril, na Sérvia. A equipe, que tem recebido incentivo financeiro da Sanepar desde 2019, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar para participar das competições que acontecem em Zlatibor, que é uma vila do município de Čajetina.

Os atletas Gabriel Campos e Gabriel Minski, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, mais o atleta Bruno Fellipe Lopo, de Campo Grande (MS), que passou a integrar a equipe, e o professor e técnico Luiz Fernando Viaro embarcaram nesta quarta-feira (02) para participar do campeonato no continente europeu.

O técnico da equipe afirma que, nos últimos quatro anos, o projeto social de vôlei de praia já beneficiou inúmeras crianças e adolescentes com o acesso ao esporte e com a participação de competições esportivas no município de Dois Vizinhos. “A cidade tem tradição em competições escolares, que é onde os grandes atletas dão os primeiros passos, e o apoio da Sanepar nos últimos anos possibilitou que vários alunos se destacassem no estado e no País”, afirma.

Leia Também:  Secretaria da Saúde capacita profissionais da RMC no cuidado da pessoa idosa

Ele diz ainda que graças a empresas como Sanepar é possível atuar e incentivar a formação e estruturação de atletas no município, através das escolinhas de vôlei de praia. Hoje esses atletas estão trilhando uma história de sucesso na carreira esportiva aos 15 anos de idade e agora chegou a vez da equipe representar o Brasil no mundial escolar sub 15 na Sérvia.

“Esta é a primeira viagem internacional e é uma emoção que não tem explicação. Sem dúvida é um momento que marcará para sempre a vida de todos. Nesse evento eles terão uma percepção um pouco diferente de tudo que já viveram”, afirma Luiz Fernando. “Sentir as oportunidades e experiências, ir para um país longe, representar o Brasil, isso tudo é muito grande para aqueles que sonham com a carreira esportiva”.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que o compromisso da Companhia é principalmente com a promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento social da população paranaense. Segundo ele, a Sanepar, muito além de cumprir a lei de incentivo, está inserida diariamente na sociedade e na vida da população das cidades atendidas pelos serviços prestados e com ações e promoções que promovam a saúde, o desenvolvimento físico e intelectual das pessoas.

Leia Também:  Reunião da Rede de Parcerias promove troca de experiências sobre gestão de projetos públicos

“Ver resultados como o da equipe duovizinhense patrocinada pela Sanepar nos mostra que estamos apoiando projetos de sucesso”, destaca.

A diretora-adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, explica que os projetos com solicitações de patrocínio devem cumprir algumas exigências, como estar alinhados à missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Companhia. “Os projetos devem incentivar ações vinculadas às políticas públicas do setor de saneamento, à conservação do meio ambiente, valorizar ações culturais, ambientais, esportivas e socioeducativas ou que incentivar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, afirma.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – Na competição, a equipe vai poder demonstrar o alto nível do voleibol escolar brasileiro ao enfrentar seleções de outros continentes. Na próxima segunda-feira (7), às 7 horas, a disputa será entre Brasil x Chile; no dia 8 (terça-feira), o confronto será entre Brasil e Letônia, a partir das 6 horas; e às 10 horas de quarta-feira (09) Brasil e Benin fecham a primeira fase das competições. As oitavas de final serão realizadas a partir do dia 10.

As informações sobre as competições, desempenho e links das transmissões dos jogos podem ser acompanhadas pela rede social Instagram @voleidepraiadv.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Secretaria da Saúde capacita profissionais da RMC no cuidado da pessoa idosa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA