NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR soluciona 76% dos homicídios e feminicídios ocorridos em Curitiba em 2024

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 76% dos homicídios e feminicídios que ocorreram em Curitiba ao longo do ano de 2024. O número é o maior já registrado desde 2018, quando foram elucidados 33% dos 297 crimes ocorridos naquele ano.

Em todo o ano de 2024, foram 177 registros de homicídios e feminicídios na Capital. Destes, 135 tiveram a autoria identificada antes mesmo do fim do ano. Os casos que ainda não tiveram solução continuam a ser investigados pela equipe policial.

A delegada Camila Cecconelo, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, ressalta que a unidade trabalha com base em ações planejadas, como as operações de saturação, e aplica técnicas de inteligência policial nas investigações, levando ao esclarecimento mais rápido das ocorrências.

“Nos últimos anos, temos adotado técnicas como o mapeamento das áreas com os maiores índices de homicídios em Curitiba e concentrado nossos esforços em não apenas esclarecer as dinâmicas destes crimes depois que eles acontecem, mas também em reforçar a presença policial nestas regiões, evitando novas ocorrências e criando proximidade com a população, que se sente mais segura para denunciar.”

Leia Também:  Policiais visitam Instituto de Criminalística para aperfeiçoamento técnico em balística forense

A delegada também destaca que o trabalho tem ganhado muito com a aplicação de tecnologias nas investigações criminais, permitindo que os policiais produzam mais provas técnicas e dependam cada vez menos de provas testemunhais.

“A utilização de novas ferramentas, como o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o AFIS Criminal e os novos aparelhos da papiloscopia, nos levam à identificação mais célere dos criminosos e à consequente retirada deles do convívio social, evitando que sigam cometendo novos crimes.”

Com isso, o crescimento foi registrado ano a ano. Em 2019, o número de soluções para os crimes ocorridos entre os 12 meses na Capital já subiu para 50%, seguido de 69% em 2020. Nos dois anos seguintes, a porcentagem de crimes esclarecidos se manteve estável (67% e 65% respectivamente). Em 2023 voltou a crescer, sendo que 69% dos homicídios e feminicídios foram solucionados antes do fim do ano.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por posse ilegal de arma de fogo em Pitanga

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de estupro de vulnerável em Piraquara

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA