NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado e Pastoral da Criança discutem ampliação de parcerias para assistência social

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (2), no Palácio Iguaçu, o presidente da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen, que também é arcebispo de Maringá. O encontro foi agendado com o objetivo de mostrar ações que são feitas pela organização social, que é ligada à Igreja Católica, e ampliar parcerias com o Governo do Estado nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Fundada em 1983 no Paraná, a Pastoral da Criança faz atualmente o acompanhamento de aproximadamente 14,5 mil crianças e quase mil gestantes do Estado. Por meio do trabalho de líderes voluntários, a organização trabalha, entre outras frentes, para garantir que crianças e gestantes acompanhadas estejam em dia com o calendário nacional de vacinação, e na orientação aos pais sobre bons hábitos alimentares, combatendo a desnutrição e a obesidade infantil.

Para ampliar estas e outras ações, o presidente da Pastoral da Criança solicitou o apoio do Governo do Estado. Entre as propostas estão a ampliação do número de líderes voluntários por meio de incentivos, o que pode incluir possível ajuda de custo e fornecimento de ferramentas de trabalho para eles atuarem junto a comunidades vulneráveis.

Uma das possibilidades para custear as necessidades é o repasse de recursos do Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA/PR). Para isso, a organização precisará formatar um projeto detalhado das ações executadas e dos planos de expansão da sua atuação no Paraná a serem apresentados ao Executivo estadual.

Leia Também:  Copel oferta curso gratuito de roçada sob redes e linhas de distribuição em dez municípios

“O trabalho feito pela Pastoral da Criança é importante porque ele ajuda a complementar as ações do Governo do Estado na prestação de assistência social aos mais vulneráveis, portanto estamos à disposição para ajudar no que for possível dentro dos mecanismo legais que o poder público dispõe, como é o caso do FIA/PR e de programas estaduais que já desenvolvemos”, afirmou o governador Ratinho Junior.

AÇÕES DO ESTADO – O governador citou como exemplo o recém anunciado repasse de R$ 159 milhões do FIA/PR para os 399 municípios paranaenses para o fortalecimento de políticas voltadas às crianças e adolescentes. Ele também lembrou que o Paraná é líder nacional na realização de consultar pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que possui o maior programa de construção de novas creches do Brasil, ações que dialogam diretamente com o trabalho da Pastoral da Criança.

Presente na reunião, o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, também reforçou a disposição em auxiliar a organização a expandir suas atividades no Paraná. “O Governo do Estado tem vários programas sociais que estão diretamente ligados à criança e, a partir dos encaminhamentos dados pelo governador na reunião, vamos fazer um diagnóstico das necessidades da Pastoral da Criança e elaborar um plano de trabalho junto com os demais órgãos estaduais ligados às áreas da saúde, assistência social e família”, informou.

Leia Também:  IPVA 2025: terceira parcela para placas 7 e 8 vence nesta terça-feira

Uma das possibilidades, segundo Maia, é integrar as ações da organização à Rede 399, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl) que tem como foco acelerar a promoção do desenvolvimento socioeconômico dos municípios paranaenses a partir de ações focadas na realidade local.

Após o encontro, o arcebispo Dom Severino demonstrou otimismo com o fortalecimento da parceria com o Estado. “A Pastoral da Criança tem em sua essência o cuidado desde a gestante até as crianças de 6 anos de idade e, dentro deste mundo, existe uma série de demandas e preocupações. Percebemos a sensibilidade do governador a estas necessidades e o interesse da parte dele em ampliar estes cuidados em uma parceria que para nós é vital”, declarou.

PRESENÇAS – Também participaram do encontro o secretário estadual da Comunicação, Cleber Mata; os deputados estaduais Evandro Araújo e Maria Victoria; a coordenadora da Pastoral da Criança, Erica Santos; e o assessor de Comunicação da Cúria Metropolitana de Maringá, Everton Barbosa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  IPVA 2025: terceira parcela para placas 7 e 8 vence nesta terça-feira

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Catálogo da mostra do artista curitibano Mario Rubinski está disponível na MON Loja

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA