PARANÁ
Mês da Mulher: palestra com Drauzio Varella abre Encontro Estadual Cuida Mais Paraná
Publicado em
31 de março de 2025por

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), iniciou nesta segunda-feira (31) o primeiro de dois dias do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, em Curitiba. O médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella, um dos principais nomes da saúde pública no País, abriu a programação com uma palestra sobre “Cuidado, Equidade e Reconhecimento: Desafios e Caminhos para o Fortalecimento das Mulheres, Idosos e Políticas Públicas Inclusivas”.
Durante quase uma hora, Drauzio abordou aspectos da vida humana desde a infância até a velhice, sobretudo neste momento em que ocorre uma mudança na pirâmide etária. “Éramos um País jovem, com muitas crianças e poucas pessoas mais velhas, onde a expectativa de vida era curta. Ainda peguei o tempo em que poucos chegavam aos 60 anos. Hoje mudou tudo. Você não encontra uma família que não tem alguém mais velho, às vezes com muita idade, precisando de acolhimento e atenção, e nós não estamos preparados para isso”, afirmou.
Hoje a expectativa de vida no Brasil é de 76,4 anos. Mas, segundo o cientista, esses números podem ser ainda maiores, com mulheres vivendo, em média, 93 anos, enquanto que os homens possuem uma média um pouco menor, de 88 anos.
Ele também ressaltou o papel das mulheres, que têm se transformado ao longo da história, ampliando sua participação na sociedade. Entretanto, existem diversos desafios a serem superados.
“É sobre as mulheres que pesa a maior carga dos cuidados familiares, desde as crianças pequenas até os mais velhos da família. Você vai a um hospital, quem está acompanhando o doente? Cerca de 90% são mulheres. Ou quando você tem na família alguém muito velho que precisa de cuidados mais intensivos, é sempre uma mulher que está ali, que abandona a própria vida para cuidar daquela pessoa”, disse. “O Estado tem que se preparar para isso, para não deixar essa carga cair em cima de uma pessoa só.”
“Não estamos preparados, enquanto País, para termos muitas pessoas mais velhas, e a faixa da nossa população que cresce cada vez mais é aquela acima dos 60 anos. Por isso temos que nos preparar. Vejo com bons olhos o trabalho que o Governo do Paraná está fazendo, de procurar proteger as populações mais idosas e pensar nos cuidados”, acrescentou. “Muito bonito ver aqui no Estado essa atenção especial para o tema.”
Essa atenção a qual o médico se refere são diversos programas estaduais com foco no envelhecimento da população, inclusive das mulheres, que são cerca de 51,3% dos paranaenses. Entre eles estão o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, com objetivo de fortalecer a rede de apoio às pessoas com 60 anos ou mais, com bolsas financeiras destinadas tanto às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade quanto aos cuidadores familiares, e a implementação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa.
O Governo do Estado também desenvolve o programa Viver Mais Paraná, com a construção de condomínios residenciais destinados a pessoas idosas, com moradias adaptadas e espaços de convivência, visando promover qualidade de vida, segurança e bem-estar para a população acima de 60 anos. O Estado também inaugurou o Complexo Social Cidade do Idoso em Irati, no Centro-Sul do Paraná, funcionando como um Centro-Dia.
Drauzio também salientou a importância do cuidado com a saúde ao longo da vida. Citou, por exemplo, estatísticas que apontam que a cada três mulheres, uma morrerá de problemas cardiovasculares, de acordo com estudo Women’s Ischemia Syndrome Evaluation (WISE). Outras doenças comuns, como diabetes e pressão alta, também precisam de atenção tanto do Estado, mas principalmente do indivíduo.
“Se você leva uma vida sedentária, você pode se tornar um peso para a família no futuro. O envelhecimento saudável, em parte, depende das nossas atividades, de querer e colocar isso como prioridade. Temos que pensar que vamos viver muito, e por isso precisamos nos aplicar para ter uma velhice saudável”, concluiu.
Segundo a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, trazer a palestra de uma personalidade tão importante como Drauzio Varella demonstra a visão estratégica do Governo do Estado para o futuro, com uma população que está vivendo mais, o que demanda novas políticas públicas.
“O Paraná tem uma política inédita que é o programa Paraná Amigo das Pessoas Idosas, com a missão de transformar o envelhecimento populacional que acontece no Estado. Em 2027, teremos mais pessoas acima dos 60 anos do que menores de 14, então trazer todos os gestores públicos para esse grande encontro faz com que as políticas que o Estado está desenvolvendo cheguem onde as pessoas mais precisam, que são as cidades”, afirmou a secretária.
“Temos uma rede de atenção às pessoas idosas, onde podemos promover um envelhecimento ativo e saudável, mas também fomentar cada vez mais a autonomia e a questão da independência das pessoas idosas”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO – Além da palestra com o doutor Drauzio Varella, a programação da manhã desta segunda-feira do Cuida Mais Paraná contou ainda com o Encontro das Mulheres Municipalistas. A prefeita de Astorga e presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná (MMM), Suzie Pucillo, apresentou um panorama da participação feminina na política, tanto em nível estadual quanto nacional.
No Paraná, 37 mulheres foram eleitas prefeitas na eleição de 2024, cerca de 9% do total de 399 municípios paranaenses. Outras 70 mulheres (18%) estão como vice-prefeitas e 684 (18%) exercem o cargo de vereadora. “Com apoio do Governo do Estado, estamos buscando fortalecer cada vez mais a representatividade feminina em todas as esferas de decisão e de poder que se faz necessário”, reforçou.
“A criação da Semipi foi essencial para ampliar a representatividade feminina na política paranaense. Os municípios precisam desse olhar eficiente do governador, dos secretários, que têm desenvolvido um trabalho brilhante atendendo os municípios, porque é lá que a vida acontece”, acrescentou.
Durante a tarde, o evento segue no Canal da Música, em Curitiba, a partir das 13h30. Estão programadas palestras com foco na sensibilização, governança e apresentação de recursos e serviços para as políticas da pessoa idosa e de artesanato.
Na terça-feira (1º), o evento continua no Canal da Música, a partir das 8h30, com sensibilização, governança e apresentação de recursos e serviços para as políticas da mulher. A partir das 13h30, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) apresenta o Projeto Ampara, serviço de atendimento online e gratuito para mulheres em situação violência doméstica ou familiar de todo o Paraná, seguindo de mais uma rodada de apresentações de recursos e serviços voltados à mulher e à igualdade racial.
ANÚNCIOS – Durante a manhã, também foram entregues 72 veículos para cidades que instituíram políticas de gestão da política da mulher; sancionada a lei do Programa Recomeço; e lançada a Casa da Mulher Paranaense e o Projeto Ampara, da DPE-PR, para atendimento às mulheres em situação de violência.
APOIO – O Encontro Estadual Cuida Mais Paraná tem o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e Escola de Gestão do Paraná (EGP).
PRESENÇAS – Participaram da abertura do encontro os secretários estaduais Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Hudson Teixeira (Segurança Pública), Leonaldo Paranhos (Turismo) e Ulisses Maia (Planejamento); a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; os diretores-presidentes da Cohapar, Jorge Lange, do Detran, Adriano Furtado, e do Ipardes, Jorge Callado; a desembargadora do TJPR, Priscilla Placha Sá; o defensor-público-geral, Matheus Munhoz; e o comandante da PMPR, coronel Jefferson Silva.
Também participaram do evento a deputada federal Luísa Canziani; o líder do Governo na Alep, Hussein Bakri; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak, Mabel Canto, Mara Lima, Marli Paulino, Maria Victoria, Artagão Júnior, Alexandre Amaro, Anibelli Neto, Adão Litro, Do Carmo, Dr. Leônidas, Gilberto Ribeiro, Jairo Tamura, Luiz Claudio Romanelli, Pedro Paulo Bazana e Luis Corti; o presidente da AMP, Edimar Santos; a presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Ivanete Xavier; prefeitos e prefeitas de todo o Estado e demais autoridades.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”