NOVA AURORA

PARANÁ

Agrinho 2025 abre inscrições para categorias direcionadas à rede estadual de ensino

Publicado em

O Concurso Agrinho 2025 abriu as inscrições e pré-inscrições das primeiras categorias direcionadas a estudantes e professores da rede estadual de ensino. Desenvolvido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Governo do Estado, o concurso acontece ao longo do ano e, nesta edição, deve contar com a participação de aproximadamente 1 milhão de alunos das redes estadual, municipal e privada do Paraná.

Podem participar tanto alunos quanto professores da Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e também Ensino Médio. A grande final será em outubro e premiará os vencedores com prêmios como notebooks, smartphones e tablets.

O tema da edição é “Festejando a conexão campo-cidade”, que busca promover ações, ideias e projetos que ofereçam soluções sustentáveis para o agronegócio, integrando a criatividade de estudantes e professores com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos.

“É com grande entusiasmo que anunciamos a abertura do Concurso Agrinho 2025 para a rede estadual. A iniciativa é uma excelente oportunidade para que nossas escolas e educadores participem ativamente de ações que estimulam a criatividade, a inovação e a resolução de problemas reais do nosso agronegócio”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Uma excelente forma de promover o aprendizado, a pesquisa e a cooperação entre os jovens, preparando-os para os desafios do futuro”.

Leia Também:  Portos do Paraná faz novo simulado de resgate a trabalhador

O Agrinho é o principal programa de responsabilidade social do Sistema Faep, fruto de uma parceria entre a entidade e o Governo do Paraná, envolvendo as secretarias estaduais da Educação; Agricultura e Abastecimento; Justiça e Cidadania; Família e Desenvolvimento Social, e Desenvolvimento Sustentável.

Também conta com o apoio de prefeituras e diversas empresas e instituições públicas e privadas. Criado em 1995 e implementado em 1996, o programa leva uma proposta pedagógica inovadora às escolas públicas, com foco na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

DATAS IMPORTANTES – Abertas para diferentes categorias direcionadas à rede estadual, as inscrições têm prazos variados, conforme a fase de cada uma. Na categoria AgroRobótica, as inscrições para as etapas escolares vão até o dia 3 de abril. Nessa categoria, o concurso busca incentivar a criação de projetos inovadores de robótica entre os estudantes dos colégios agrícolas da rede estadual de ensino, com foco na resolução de problemas e construção de protótipos tecnológicos ou eletrônicos.

A proposta visa ampliar o conhecimento dos alunos, estimulando a aprendizagem científica, o desenvolvimento de habilidades para solucionar desafios, a cooperação entre estudantes e empresas locais, além de promover o senso de pertencimento e autoria nos participantes. Confira mais detalhes no edital desta categoria.

Leia Também:  DER-PR divulga vencedor de edital para inspeção de pontes e viadutos nas rodovias estaduais

Já a categoria Relatório de Pesquisa está com as pré-inscrições abertas até 31 de março. Na fase pré-inscrição há uma pré-apresentação dos projetos a serem desenvolvidos e que serão apresentados definitivamente na etapa das inscrições. O tema escolhido para os projetos deste ano foi “Agrinho Boas Práticas Agrícolas”. Os relatórios de pesquisa dos participantes deverão propor práticas sustentáveis de produção de olerícolas e melhora de parâmetros agronômicos, com recomposição e melhoria de solos.

Podem participar os estudantes de 1º, 2° e 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante – Técnico Agrícola/Agropecuária. Confira AQUI mais informações.

Quanto à categoria Robótica, as inscrições serão em junho, mas até o dia 9 daquele mês as instituições de ensino devem orientar os professores interessados sobre a elaboração e condução dos projetos com os estudantes. Nesta categoria, o objetivo é incentivar a criação de projetos de robótica entre os estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, com foco na construção de protótipos utilizando materiais alternativos, tecnológicos e/ou eletrônicos. O edital completo pode ser acessado AQUI.

Os editais completos, com todas as categorias estão estão neste link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Panvel celebra 100ª unidade no Paraná e planeja dobrar presença em cinco anos

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Maior apreensão de cocaína do ano: PMPR localiza veículo com meia tonelada em Piraquara

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA