NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde do Paraná reforça prevenção à mortalidade materna, infantil e fetal

Publicado em

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa) promoveu nesta sexta-feira (28) a reunião do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal do Paraná (CEPMMIF). O encontro abordou estratégias para a prevenção da mortalidade, destacando a importância das equipes da Atenção Primária no cuidado das gestantes por meio do pré-natal qualificado, contando, inclusive, com novas ferramentas de monitoramento.

Foi apresentado o novo formulário para o monitoramento do Near Miss Materno – caracterizado por quadros graves ou gravíssimos de morbidades relacionadas à gestação, parto ou puerpério. Esse formulário está inserido na Linha de Cuidado Materno-Infantil e tem como objetivo coletar e disseminar dados gerados rotineiramente pelos notificadores dos três níveis de atenção – primário (prestado nos municípios), secundário (especializado) e terciário (alta complexidade) -, contribuindo para a qualificação da assistência e prevenção de complicações graves.

O Paraná é líder nacional no ranking de consultas pré-natal pelo SUS, conforme dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Governo Federal. Cerca de 87% das gestantes paranaenses realizam sete ou mais consultas durante a gestação. O Plano Estadual de Saúde prevê o monitoramento permanente desse indicador, garantindo que as gestantes recebam o atendimento necessário.

Os princípios e diretrizes para a qualidade da assistência pré-natal integram a Linha de Cuidado Materno-Infantil. Essa linha é um conjunto de ações que asseguram às gestantes acesso, acolhimento e um modelo de atenção voltado para pré-natal, parto e nascimento seguros. Além disso, as iniciativas garantem que as crianças tenham os dois primeiros anos de vida com crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Leia Também:  R$ 266 milhões: BRDE alcança meta na captação de capitais com LCDs em uma semana

A Linha de Cuidado Materno Infantil também prevê estrutura de sistema logístico, que inclui transporte sanitário e regulação de leitos para as usuárias. As estratégias estão dispostas na Linha Guia Materno Infantil, que está na 8ª edição, e orienta sobre a organização das ações e serviços em saúde, com a finalidade de melhorar a assistência materno infantil.

Atualizada em março de 2022, a Linha Guia foi construída de forma ascendente e participativa, em consonância com o Planejamento Regional Integrado (PRI) e a Planificação da Atenção à Saúde.

DESTAQUE – Outro ponto de destaque foi a discussão sobre as ações realizadas durante o evento Saúde em Movimento, ocorrido entre 10 e 14 de março, em Foz do Iguaçu. Naquele evento, mais de dois mil profissionais da área foram capacitados sobre estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.

Foi proferida palestra sobre a prevenção das principais causas de morte materna e o agravamento de condições crônicas na gestação. A Secretaria da Saúde também disponibilizou um espaço exclusivo para acolhimento e discussão com gestores e profissionais de todas as regiões do Paraná, visando proporcionar um ambiente mais confortável para o diálogo sobre a linha de cuidado materno-infantil.

Leia Também:  Números de homicídios e roubos no Paraná caem mais do que a média nacional em 2024

LUTA HISTÓRICA – A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, destacou a relevância das discussões no Comitê para aprimorar as estratégias de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal. “Essa é uma luta histórica, que exige a articulação entre governo, sociedade civil e profissionais da saúde”, afirmou Maria Goretti.

“A responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde é grande, mas também contamos com a dedicação e o compromisso de organizações, instituições e entidades que integram o nosso comitê estadual. Trabalhamos para garantir serviços de saúde de excelência, fortalecendo a linha de cuidado materno-infantil, qualificando a assistência e prevenindo mortes evitáveis. Cada esforço conjunto reflete diretamente na segurança e bem-estar das gestantes e recém-nascidos.”

PRESENÇAS – Participaram da reunião representantes de entidades que integram o comitê, como organizações civis ligadas aos direitos das mulheres, instituições de ensino, Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), Conselho Regional de Medicina e de Enfermagem e alunos de medicina da PUC e da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  R$ 266 milhões: BRDE alcança meta na captação de capitais com LCDs em uma semana

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Sonar, drones e lanchas: Bombeiros reforçam estrutura contra afogamentos

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA