NOVA AURORA

PARANÁ

Estado inicia treinamento prático com simuladores para aperfeiçoar trabalho da saúde

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) deu início nesta quinta-feira (27) às primeiras atividades de simulação realística no Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT). A capacitação, que acontece para 33 médicos, enfermeiros e outros profissionais do CHT e equipes das áreas da criança, mulher e urgências da Sesa, marca o início das ações do Centro Estadual de Simulação Realística do Paraná, criado para qualificar equipes de saúde de todo o Estado, por meio de simuladores de alta e baixa fidelidade.

São simuladores e manequins em tamanho real importados. Os de alta fidelidade são dotados de componentes eletrônicos, com simulação programada por software que permitem a reprodução fidedigna de situações clínicas, enquanto os simuladores de baixa fidelidade são manuseados pelo próprio instrutor e eficazes no aprendizado prático.

A iniciativa busca aprimorar conhecimentos técnicos, habilidades práticas e atitudes éticas, garantindo atendimento mais eficaz e humanizado à população. Após receber o treinamento, esses profissionais serão multiplicadores das habilidades e técnicas na utilização dos simuladores por outros profissionais do SUS.

O Centro Estadual de Simulação Realística possibilita a expansão da educação permanente em saúde para todas as Linhas de Cuidado da Sesa, Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, o Governo do Estado adquiriu 171 unidades de simuladores com foco em obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, e práticas assistenciais gerais, que estão distribuídos em cinco salas de simulação realística.

Leia Também:  Com início de sessões de cinema ao ar livre, Estado aumenta opções de lazer no Litoral

Entre os equipamentos adquiridos estão simuladores de paciente real adulto de alta fidelidade interativo, com respiração espontânea, monitoramento multiparamétrico e módulos de trauma; simuladores específicos para parto, pediatria, neonatologia e urgência; simulador de pelve feminina para parto; braços para punção venosa; e manequins para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e intubações adultas, pediátricas e neonatais.

“Este Centro Estadual de Simulação Realística é fundamental para a capacitação de muitos profissionais de saúde em diversas áreas da prestação de serviços médicos, de enfermagem, entre outros. Com isso, teremos condições de aumentar a qualidade do atendimento prestado aos paranaenses. Montamos toda a estrutura no Hospital do Trabalhador, que hoje é um hospital-escola, servindo de referência para muitas universidades. Agora, é colocar para funcionar e capacitar, semana a semana, diversos profissionais”, destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Ele possibilita a expansão da educação permanente em saúde para todas as Linhas de Cuidado da Sesa, especialmente a de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Atenção Materno Infantil e Urgência e Emergência.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a iniciativa fortalece a qualificação contínua das equipes de saúde do Estado, pois alia conhecimento, habilidades e competências  dos profissionais às práticas clínicas necessárias para uma assistência cada vez mais qualificada e segura para a população.

Leia Também:  Dia Mundial da Tuberculose: Secretaria da Saúde anuncia novo sistema de vigilância

“Estamos proporcionando um ambiente de treinamento altamente tecnológico e acessível aos profissionais do SUS, garantindo que médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da saúde estejam sempre preparados para atender a população com excelência. Este primeiro curso é essencial para a qualificação da equipe, permitindo que nossos profissionais dominem as ferramentas disponíveis e possam replicar esse conhecimento”, explicou.

O diretor-superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Guilherme Graziani, reforçou o impacto do Centro de Simulação. “É um projeto inovador que permitirá a capacitação contínua dos profissionais que atuam no SUS, especialmente na área materno-infantil e na urgência e emergência. Isso representa um avanço significativo na formação dos profissionais, fortalecendo suas técnicas e proporcionando um atendimento mais seguro e eficiente à população”, disse.

EQUIPES DE OUTROS ÓRGÃOS – O espaço poderá ser utilizado, também, para capacitação de profissionais e equipes ligados a outras secretarias do Governo, como Forças de Segurança e Defesa Civil, além de ações conjuntas entre outras instituições. A coordenação do projeto é de responsabilidade da Sesa em parceria com o CHT e a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Verão Maior Paraná ganha reconhecimento do Ecad por respeitar direitos autorais

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Receita Federal e IAT vão ampliar pontos de incineração de cigarros contrabandeados

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA