NOVA AURORA

PARANÁ

TI na prática: alunos do Talento Tech fazem visita imersiva na Smart City Expo Curitiba

Publicado em

Os alunos do Talento Tech marcaram presença na Smart City Expo Curitiba 2025, maior evento de cidades inteligentes das Américas. Ao todo 120 alunos matriculados no programa estadual de qualificação profissional em Tecnologia da Informação participaram de um dia de visita à feira de inovação em conjunto com 40 assistentes do programa, entre professores, assistente e coordenadores.

O secretário da Inovação, Alex Canziani acompanhou os alunos na passagem pelo stand do Governo do Estado, o Smart Paraná, onde estão sendo realizadas apresentações de projetos e investimentos nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo e governança.

“Foi uma alegria enorme poder ver de perto o entusiasmo desses jovens com o programa, com as oportunidades que estão sendo geradas e todo o futuro que eles vão poder construir com essa formação que estão recebendo. Com certeza é uma iniciativa que está transformando não só a vida desses jovens, como das suas cidades e consequentemente do Paraná”, disse.

Desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Educação (Seed), Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o programa Talento Tech conta com um investimento de R$ 62 milhões e tem como objetivo capacitar jovens para atuar no setor de tecnologia, promovendo formação gratuita e conexão com o mercado de trabalho.

Moradores de Tunas do Paraná, cidade com pouco mais de 6.300 habitantes segundo o último censo do IBGE, o trio de amigos Dhyan Carlo (16 anos) Fellipe Amaral (17 anos) e Samuel de Souza Burkner (19 anos) estão no último módulo do curso do Talento Tech, que consiste na criação de um projeto em conjunto com as empresas parcerias do programa.

Leia Também:  Com cadeiras especiais, pessoas com mobilidade reduzida aproveitam as praias no Paraná

Para Fellipe, o Talento Tech se tornou um importante instrumento para agregar na sua formação profissional. “Esse último ano no Talento Tech foi muito legal porque no começo eu não entendia muito sobre essas coisas de programação, códigos e linguagens, e agora eu consigo ter mais noção de como funcionam essas tecnologias”, disse.

Samuel conta sobre a experiência positiva de participar da feira e ver na prática tudo que havia estudado durante o curso. “Foi bem legal poder participar das palestras, ver produtos que usam inteligência artificial e outras coisas que a gente viu nos últimos módulos sendo aplicados, então foi um aprendizado bem interessante poder ver pessoalmente o que vimos antes na teoria”, afirmou.

Próximo do final do curso, Dhyan reflete sobre como usar seus conhecimentos para trazer benefícios para sua comunidade. “A base é o estudo, é isso que vai fazer a nossa mente se abrir e pensamos no que vamos poder fazer pela sociedade, o que a gente vai desenvolver para melhorar a vida das pessoas”, disse.

Dhyan conta ainda que já está com a cabeça pensando no futuro. “Eu tenho certeza que tudo que aprendi vai dar um grande salto para a minha vida, como pensar na faculdade que vou fazer, ou já engrenar em um emprego quando terminar o curso. Toda essa experiência vai ser muito importante para que lá na frente eu me torne um profissional melhor”, finalizou.

Leia Também:  Investimento no Hemonúcleo de Ponta Grossa dobra média diária de doações de sangue na região

A professora da UEPG e coordenadora do programa, Paola Scortegagna, explica que a ideia de levar os alunos para o Smart City foi possibilitar um contato maior com tecnologias que vêm sendo criadas que impactam diretamente o cotidiano de pessoas ao redor do mundo.

“Embora exista o acesso à informação, esses jovens muitas vezes por estarem em cidades com uma infraestrutura menor não conhecem esse universo da tecnologia de perto. É uma forma deles verem o mundo por si mesmos, com os próprios pés. Trouxemos alunos dos mais diversos lugares, do Norte, do Oeste, alguns ficaram viajaram mais de oito horas, porque viram o potencial que isso traz para a formação deles”, disse

Durante a duração do programa serão 1.000 alunos por ano qualificados no curso, sendo 500 do ensino médio e 500 do ensino superior. O objetivo é formar 3.000 jovens até o final dos três anos do programa de qualificação. Participam do Talento Tech estudantes dos 50 municípios com as menores classificações no Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Com apoio de voluntários e helicóptero, IAT retira 58 hectares de pinus do Guartelá

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Com cadeiras especiais, pessoas com mobilidade reduzida aproveitam as praias no Paraná

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA