14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Piana destaca apoio do Estado às pequenas empresas para representantes do Sebrae

    Publicado em

    O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (27), no Palácio Iguaçu, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Zeferino Pedrozo, e apresentou os números do Paraná e o apoio do Governo do Estado às micro e pequenas empresas paranaenses. Entre as ações destacadas, estão a redução da burocracia para a abertura de novos negócios e também o tratamento prioritário dado às empresas de pequeno porte.

    “Buscamos nos aproximar do empresariado para saber suas demandas, e para eles também terem acesso e trazerem propostas ao Estado. Foi assim que reduzimos a burocracia e derrubamos o tempo de espera para a abertura de empresas, já que o processo é todo integrado e feito de forma digital”, explicou Piana. “Trabalhamos para buscar o crescimento do Estado, que atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados nos últimos anos, o que impacta em todos os segmentos da economia”.

    O Paraná é o Estado com o segundo menor tempo de abertura de empresas no Brasil. De acordo com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), esse processo levou uma média 8 horas e 29 minutos em fevereiro, uma redução de 26 minutos em relação ao mês anterior.

    Leia Também:  Serviço em sistema de distribuição pode afetar abastecimento de água em bairros de Curitiba na terça

    O Estado conta também com o programa Compras Paraná, que estabelece que no mínimo 10% de todos produtos adquiridos pelos órgão estaduais sejam fornecidos por pequenas empresas. Somente no ano passado, o Estado adquiriu quase R$ 2 bilhões em produtos e serviços desses empreendimentos. Outra iniciativa é o Decreto de Baixo Risco, que dispensou a necessidade de licenças de mais de 770 ramos que não apresentam riscos em suas atividades.

    “O vice-governador nos apresentou as inovações que estão sendo aplicadas no Paraná, que podem ser exemplo para o Brasil”, ressaltou Pedrozo. “Queremos levar a experiência do Paraná a outros estados. Queremos parabenizar o governo e o povo do Paraná por tudo o que o Estado representa e pelo trabalho junto às micro e pequenas empresas”.

    PRESENÇAS – Acompanharam a reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; os diretores administrativos e de Finanças, José Gava Neto; e técnico do Sebrae/PR; César Rissete. Pelo Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, participaram o chefe de gabinete, Ivan Hussni; e os assessores Fábio Marimon e Karine Oliveira.

    Leia Também:  Recuperação emergencial de rodovia em Jaguariaíva entra em nova etapa

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Governo inicia campanha de vacinação nas escolas para proteger 2,4 milhões de alunos

    Published

    on

    By

    O Governo do Paraná lançou, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Guido Arzua, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, e marcou o início de uma força-tarefa que envolve mais de 7 mil escolas públicas e 500 instituições privadas nos 399 municípios.

    A campanha segue até 31 de maio e tem como meta reforçar a imunização de aproximadamente 2,4 milhões de estudantes da rede pública de educação básica, além de alunos da rede privada, em uma ação inédita. A ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.

    A vacinação será realizada dentro das próprias instituições de ensino, mediante autorização dos pais ou responsáveis. As carteiras de vacinação serão avaliadas pelas equipes de saúde para identificar quais imunizantes devem ser aplicados em cada aluno. As Unidades Básicas de Saúde serão responsáveis por organizar, junto às escolas, um cronograma específico, conforme a realidade de cada localidade.

    Leia Também:  13 municípios recebem capacitação para uso da plataforma Paraná Negócios

    Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a campanha representa uma importante ação do Governo do Paraná para ampliar o acesso à vacinação dos estudantes. “Muitos pais têm rotinas de trabalho que dificultam a ida a uma unidade de saúde. Com a autorização, a aplicação nas escolas facilita esse cuidado essencial. Nossos professores atuam na conscientização sobre os benefícios das vacinas, e as equipes pedagógicas reforçam essas informações junto às famílias. O mais importante é garantir que todos os alunos estejam protegidos”, afirmou.

    O termo de consentimento e a apresentação da caderneta de vacinação são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os pais ou responsáveis que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde. 

    “Essa campanha é fruto de uma grande união de esforços entre as secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, alcançando mais de 7 mil escolas públicas e privadas em todo o Paraná. Nosso foco está nas vacinas de rotina, com ênfase especial em imunizantes como Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    Leia Também:  Justiça mantém votação do programa Parceiro da Escola para esta semana

    “Tudo será feito com a devida autorização dos pais. No Paraná, a vacina é tratada com base na ciência, dentro de um ambiente de aprendizado. Aqui, ciência é ensinada e também praticada. Estamos engajando a sociedade — escolas, famílias, igrejas e associações — para fortalecer essa mobilização pela saúde das nossas crianças e adolescentes”, complementou.

    A campanha já teve edições anteriores com resultados expressivos. Em 2024, uma mobilização semelhante verificou 495 mil carteirinhas de vacinação e aplicou quase 293 mil doses em escolas estaduais e municipais do Paraná. A expectativa é de que os números aumentem neste ano com o fortalecimento da parceria entre Estado e municípios e a ampliação da adesão das famílias.

    Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a ação fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral com crianças e adolescentes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA