NOVA AURORA

PARANÁ

Conectividade e IA nas escolas do Paraná são destaques no Smart City Expo 2025

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) marcou presença no 6° Smart City Expo Curitiba 2025, evento que reúne as principais iniciativas voltadas à inovação e tecnologia para cidades inteligentes na Ligga Arena, em Curitiba. O secretário Roni Miranda participou do painel que tratou do tema “Cidadania e Inclusão Digital”, realizado terça-feira (25) e destacou os avanços na conectividade das escolas estaduais e o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio ao aprendizado.

As iniciativas foram implementadas a partir de 2019 e, desde então, impactaram significativamente o aprendizado dos cerca de 1 milhão de estudantes da rede estadual, contribuindo para que o Paraná alcançasse a liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo o último levantamento divulgado em agosto de 2024.

Hoje, a rede estadual do Paraná conta com 100% de suas escolas conectadas, permitindo que estudantes e professores tenham acesso a plataformas digitais, recursos educacionais interativos e ferramentas de IA para otimizar o ensino. 

Um ponto alto foi a recente implementação de internet via satélite com velocidade de 200 megabits por segundo (Mbps), em 150 escolas do campo ou situadas em áreas remotas. A estimativa é de que mais de 11 mil estudantes sejam diretamente beneficiados, possibilitando um acesso mais eficiente aos recursos educacionais digitais da rede estadual, além de aprimorar a realização de pesquisas e otimizar os processos administrativos das instituições de ensino. A previsão é de que até o início de abril essas 150 escolas já estejam operando com o novo sistema. 

“A ampliação da conectividade é essencial para fortalecer a educação no campo, e já observamos os impactos positivos desse investimento. Com essa ação, asseguramos que todos os alunos da rede estadual, independentemente da localização, tenham acesso a tecnologias educacionais mais avançadas”, ressaltou o secretário.

Leia Também:  Entidades de 25 cidades vão receber prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná

USO DA IA – Além da ampliação da conectividade, o Governo do Estado vem investindo não uso da Inteligência Artificial na educação. Em sala de aula, os recursos são utilizados tanto por alunos, quanto por professores, como ferramentas de suporte no processo de aprendizagem.

Um exemplo é o recurso educacional digital Khanmigo, que funciona como tutor digital no auxílio do aprendizado da matemática. O sistema adapta o nível de dificuldade das atividades conforme o progresso do estudante, incentivando a evolução contínua. 

Outras soluções implementadas neste ano, incluem o Inglês Paraná Teens, voltado para alunos do 6.º ao 8.º ano. A ferramenta conta com a assistente interativa Mimi, que auxilia no desenvolvimento das habilidades de escrita e conversação em inglês através de interações por voz e chat.

PARCERIA COM A GOOGLE – Por meio de uma parceria com a Google, a Inteligência Artificial é usada também para aprimorar a correção e o desenvolvimento da produção textual dos alunos. Cerca de 120 mil estudantes do 3.º ano do ensino médio estão sendo beneficiados com a ferramenta, que proporciona feedbacks automatizados, auxiliando no aperfeiçoamento da escrita, fator essencial para o desempenho no Enem e vestibulares. 

“Hoje as escolas estaduais produzem cerca de seis milhões de redações por ano. Com a IA, os professores ganham mais tempo, pois a ferramenta realiza análises rápidas e detalhadas dos textos”, afirmou Roni Miranda.

FLUÊNCIA LEITORA – Outro projeto inovador é a Plataforma LIA, desenvolvida para aprimorar a fluência leitora de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal. A iniciativa, que atenderá 130 mil alunos, busca fortalecer a alfabetização e elevar ainda mais os índices de proficiência em leitura no Estado. “Atualmente, o Paraná já possui um dos melhores indicadores de fluência do Brasil, com cerca de 80% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano. Essa nova ferramenta será um reforço importante para as redes municipais”, completou Miranda.

Leia Também:  Paraná discute diretrizes para a ciência, tecnologia e inovação em conferência em Brasília

MAIS RECURSOS – Lançada em março deste ano, a plataforma digital Enem Paraná já está disponível para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. A ferramenta oferece suporte na preparação para o Enem e vestibulares. Desenvolvida pela Seed, a ferramenta permite acesso a questionários, videoaulas, podcasts e simulados, adaptando-se ao ritmo de estudo de cada estudante. Além disso, gráficos de desempenho ajudam a identificar pontos fortes e áreas que precisam de reforço, beneficiando cerca de 105 mil alunos em todo o Estado.

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conteúdo da plataforma abrange os componentes curriculares da Formação Geral Básica. O acesso pode ser feito online ou offline, por meio de computador ou aplicativo para celular, garantindo maior flexibilidade no aprendizado. Para utilizar, os estudantes devem acessar https://enempr.com.br/enemparana pelo computador ou baixar o aplicativo nas lojas Android e iOS, fazendo login com a conta @escola.pr.gov.br.

SMART CITY EXPO – O evento, que segue até esta quinta-feira (27), reúne mais de 120 expositores e 180 palestrantes, consolidando a capital paranaense como referência nacional em inovação e tecnologia. Os avanços das tecnologias na rede estadual da educação foram apresentados no painel Cidadania e Inclusão Digital: a conectividade da Ligga Telecom para o desenvolvimento de cidades do Paraná”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Sanepar apresenta novas PPPs na B3; projetos vão levar saneamento a 900 mil pessoas

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Entidades de 25 cidades vão receber prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA