NOVA AURORA

PARANÁ

BRDE vai fortalecer apoio a projetos inovadores no setor público durante o Smart City

Publicado em

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está presente na 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, que iniciou nesta terça-feira (25), na Ligga Arena, em Curitiba. Reconhecido como o principal evento sobre cidades inteligentes das Américas, o encontro reúne líderes e especialistas para debater ideias inovadoras que impulsionam o desenvolvimento urbano e melhoram a qualidade de vida nas cidades.

Na avaliação do diretor Administrativo do banco, Heraldo Neves, a participação no Smart City Expo Curitiba reforça o compromisso da instituição com o crescimento sustentável e a modernização urbana. “O BRDE tem um histórico de parcerias com setor público apoiando ações alinhadas com a inovação, a sustentabilidade e modernização urbana”, frisou

Além de contar com estande próprio na área de exposições, o BRDE integra a programação do Smart City. Um dos destaques do primeiro dia é o painel “Conectando o público e o privado para o desenvolvimento regional”, que inicia às 14h30 com a participação do diretor executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), André Godoy. Na oportunidade, serão abordadas estratégias de colaboração entre diferentes setores para impulsionar o crescimento sustentável.

Leia Também:  Programa de financiamento a negócios femininos do BRDE já liberou R$ 88,8 milhões no Paraná

O Fórum Econômico que acontece no primeiro dia do Smart City conta também com o apoio do BRDE. O encontro inicia às 10h e busca promover o diálogo entre setores público e privado para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil, promovendo inovação, sustentabilidade e inclusão. 

MISSÃO COM PREFEITOS – Na manhã de quarta-feira (26), o banco está organizando uma visita técnica Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e ao Hipervisor de Curitiba. Reforçando seu papel como agente de desenvolvimento regional, o BRDE coordenará uma missão especial com prefeitos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas em gestão urbana e inovação.

No mesmo dia, às 14h30, o gerente Operacional-Adjunto do BRDE no Paraná, Everson de Almeida Leão, irá integrar o painel sobre “Resiliência Urbana ligada à pavimentação e cidade inteligente”.

Ao longo do ano passado, o BRDE atingiu a marca de R$ 398,8 milhões em novas operações para as prefeituras da região Sul. O volume de financiamentos para o setor público representa um crescimento de 142% em comparação ao período anterior.

Leia Também:  Fazenda orienta entidades das regiões de Guarapuava e Pato Branco sobre Nota Paraná

Ao mesmo tempo, o banco vem atuando na estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Por meio de iniciativas como o programa “Município Forte é BRDE”, que o banco oferece soluções de crédito para investimentos em infraestrutura, inovação e qualidade de vida, além de apoiar os municípios na estruturação de projetos que impulsionam o desenvolvimento regional.

SMART CITY EXPO CURITIBA 2025 – O Smart City Expo Curitiba 2025 é uma realização com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal congresso mundial sobre cidades inteligentes. O evento deste ano tem como tema central “Transformando cidades: construindo felicidade” e espera receber cerca de 20 mil participantes, incluindo gestores públicos, especialistas, representantes do setor privado e acadêmicos.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site do evento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  PCPR prende dois suspeitos de aplicar golpe em motoristas idosos

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Governo promove em Jacarezinho capacitações para fomento ao turismo

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA