NOVA AURORA

PARANÁ

Ações do Paraná para conter violência contra mulheres são destaque em seminário nacional

Publicado em

As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), relacionadas às boas práticas no combate à violência contra as mulheres, despontaram como referência nacional e internacional durante o Seminário Internacional Governança Corporativa para uma Sociedade mais Justa e Inclusiva, promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nesta segunda-feira (24), na sede da Mútua, em Brasília.

O Paraná ganhou destaque após a adesão formal do Governo do Estado ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres, criado pela ABNT, em parceria com o Instituto Nós por Elas (NPE) e que faz reconhecimento público a órgãos governamentais e empresas e entidades do setor privado, comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra as mulheres. As ações realizadas no Paraná, chamaram a atenção de países como Inglaterra e China.

O evento reuniu especialistas e autoridades internacionais, e representantes da International Organization for Standardization (ISO), para debater diretrizes internacionais sobre ética, inclusão e segurança no ambiente corporativo, os desafios na execução dessas práticas, tanto no setor público, como no privado. Natalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós Por Elas, também participou.

Marcela Bocayuva, representante da ISO, ressaltou o trabalho realizado no Paraná. “A secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa assumiu o compromisso de levar todas as políticas públicas implementadas no Estado para outros países, permitindo que esse exemplo inspire o mundo”, disse ela. “Nosso objetivo é replicar essas boas práticas e elevar o nome do Brasil como referência nesse tema. Reconheço muito o Paraná por estar à frente em uma pauta tão importante”.

Leia Também:  Paraná antecipa orçamento para executar investimento recorde de 2025

A ISO é uma organização não-governamental, fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, e que estabelece normas e certificação que representem o consenso dos diferentes países do mundo,

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que é uma grande iniciativa poder colocar as empresas como parceiras na luta contra a violência à mulher. “Fico muito otimista em ver tudo isso ganhando relevância internacional e tenho certeza de que estratégias como essa vão promover mudanças. Em pleno século 21, não é aceitável que ainda sejamos o quinto país que mais mata mulheres no mundo”, destacou.

“No Paraná, identificamos que para combater essa violência, precisamos criar uma nova cultura. Quando adotamos novas práticas e medidas no ambiente organizacional, não estamos somente trabalhando para atender e defender a vítima, mas também lidando diretamente com eventuais agressores, que, ao verem o cerco se fechar, seguramente adotarão uma nova postura no ambiente de trabalho”, afirmou Leandre.

O presidente da ABNT, Mario William Esper, afirmou que as normas discutidas oferecem diretrizes para organizações que buscam garantir um ambiente seguro, justo e sustentável. “São ferramentas fundamentais para a proteção dos direitos humanos e para o fortalecimento da reputação corporativa”, reforçou.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Mundo do Futsal Penalty Experience reúne craques do esporte

PIONEIRISMO – O Paraná tem a primeira empresa no Brasil a ser certificada por ações de combate à violência às mulheres, concedida pela pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE): a Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

A certificação formaliza o compromisso de organizações em garantir os direitos das mulheres, contribuindo, assim, na redução dos índices de desigualdade e violência no País. Possui selos Bronze, Prata, Ouro e Platina, de acordo com os requisitos atendidos.

Os estados aderem ao projeto por entender que se trata de um instrumento na rede de proteção e no combate à violência contra as mulheres. Já as empresas buscam reconhecimento social por iniciativas focadas nas mulheres, principalmente por oferecer um bom ambiente de trabalho e por alinhar ações internas com a Agenda 2030 – ODS 5 (Igualdade de Gênero).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Três startups da Agipi da UEPG estão na 2ª edição do Paraná Anjo Inovador

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com consultório itinerante, Estado vai levar exames oftalmológicos a 67 mil crianças

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA