11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Mais ampla e equipada: Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Piraquara

    Publicado em

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou, nesta quinta-feira (20), a nova sede da Delegacia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A mudança para o espaço foi pensada para proporcionar mais eficiência aos serviços prestados à população. A nova sede conta com salas amplas, reformadas e equipadas para receber os cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária. Para as mulheres vítimas de violência, a unidade dispõe da Sala Lilás, um espaço especial e reservado, garantindo um atendimento mais privativo e acolhedor.

    O contrato para a mudança foi feito pela Secretaria da Segurança Pública, enquanto as melhorias para padronização e adequação do espaço foram pela PCPR em parceria com a Prefeitura de Piraquara.

    O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou os avanços em infraestrutura que a Polícia Civil tem vivenciado nos últimos anos. “Queremos não somente melhorar as condições de trabalho para os policiais civis, mas também atingir um alto nível de excelência no atendimento ao público. Para atingirmos esses objetivos precisamos não somente entregar investigações mais ágeis, mas também ter estruturas físicas melhores, como a que a equipe de Piraquara está inaugurando hoje”.

    Leia Também:  Estado e Senac ofertam 2.370 vagas em cursos gratuitos para alunos da EJA

    O delegado-chefe da unidade, Thiago Andrade, explicou que a delegacia abrigará um efetivo de policiais civis, assistentes administrativos, colaboradoras da limpeza e estagiários. “Tenho convicção de que isso é um legado, uma honra, uma responsabilidade, mas, acima de tudo, uma alegria. Nessa equipe, nos questionamos diariamente o que podemos fazer pela Polícia Civil e pela população e seguiremos trabalhando desta forma”, afirmou.

    O endereço da nova Delegacia de Piraquara é Avenida Centenário do Paraná, 254 – Bairro Jardim Bela Vista. O telefone para contato é (41) 3590-1200.

    PRESENÇAS – Estiveram presentes o diretor de gestão da Secretaria da Segurança Pública, coronel Roberto Sampaio Araújo; o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura da PCPR, Getúlio de Moraes Vargas; o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro; a delegada adjunta da Divisão Policial da Capital, Monica Meister; o comandante do 29º batalhão da PMPR, major Luiz Alexandre Murbach; e representantes da Polícia Científica do Paraná.

    Leia Também:  Governo do Estado lança segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres

    Também participaram o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; o juiz diretor do Fórum De Piraquara, Rafael Stankevecz; a juíza do Fórum Criminal de Piraquara, Letícia Seyr; o juiz diretor do Fórum de Pinhais, Sérgio Bernardinetti; o promotor de Justiça, Alfredo dal Lago; o assessor do procurador-geral do Estado, Renan Barbosa Lopes; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Encontro Regional de Mulheres Rurais debate inclusão digital na ExpoLondrina 2025

    Published

    on

    By

    Cerca de 480 produtoras das regiões de Londrina, Cornélio Procópio e Apucarana participaram do 10º Encontro Regional de Mulheres Rurais, que teve como tema central o uso de ferramentas digitais. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11) na ExpoLondrina.

    “Queremos mostrar que o uso das facilidades digitais não é um bicho de sete cabeças. O mundo está cada vez mais conectado, e as mulheres do campo precisam acompanhar esse processo para não perder espaço e para fortalecer seu papel como agentes de transformação em suas comunidades”, disse a coordenadora de extensão do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Marli Parra.

    Na principal palestra do encontro, o especialista Lucas Vieira de Araújo destacou que, hoje, grande parte das atividades — inclusive no meio rural — depende de plataformas digitais. “Tudo hoje é feito por meio digital, como inscrição em projetos governamentais e de crédito agrícola, por exemplo”, disse. Ele também abordou temas como segurança no uso de aplicativos, especialmente os bancários.

    Leia Também:  Em Curitiba, museu interativo da Copel é opção de passeio nas férias para toda a família

    O extensionista Álisson Tolentino Bilmaia, do IDR-Paraná, orientou as participantes sobre a adesão à nota fiscal de produtor eletrônica, obrigatória a partir de janeiro do próximo ano.

    Presente no encontro, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, ressaltou que a inclusão digital no meio rural fortalece os produtores. “Já fazemos uma agricultura campeã em sustentabilidade — uma marca que deve ser valorizada e levada para outros estados e para o mundo”, afirmou.

    Ele também destacou o trabalho Mulheres do Café, um projeto do Governo do Estado, por meio do IDR-PR, no qual mulheres estão melhorando a vida de suas famílias e sendo reconhecidas internacionalmente com seus cafés especiais. O grupo do Norte Pioneiro compreende mais de 250 mulheres, distribuídas por 12 grupos em 11 municípios. O café produzido por elas já foi diversas vezes premiado e vendido para quatro continentes. 

    A produtora Rosane Aparecida da Silva Inocêncio, que cultiva batata-doce, milho, arroz, feijão e frutas em dois hectares no município de Tamarana, destacou a importância dos aprendizados. “Foi um encontro muito produtivo. Aprendemos a nos proteger de golpes pelo celular e a lidar com notícias falsas”, contou.

    Leia Também:  Paraná busca fortalecimento da regionalização da saúde com a União e os municípios

    Paralelamente ao evento, uma feira de artesanato deu visibilidade aos produtos elaborados por mulheres que participam de ações apoiadas pelo IDR-Paraná.

    PRESENÇAS — Também participaram do evento a prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa; o deputado estadual Cobra Repórter; a reitora da UEL, Marta Gimenez Fávaro; os chefes dos Núcleos Regionais da Seab em Londrina e Ivaiporã, Antonio Carlos Barreto e Vitória Holzmann, respectivamente; Elaine Parra El Kadri, representando a Sociedade Rural do Paraná; e os diretores do IDR-Paraná, Vania Moda Cirino (Pesquisa) e Altair Sebastião Dorigo (Negócios), entre outras lideranças e técnicos ligados à agricultura familiar.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA