NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar e Prefeitura de Curitiba conscientizam crianças sobre a importância da água

Publicado em

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 março, a Sanepar e a Prefeitura de Curitiba reuniram os alunos e professores da Unidade de Educação Integral (UEI) Duílio Calderari, no bairro Abranches, em Curitiba, para uma rodada de conversa com autoridades ligadas ao meio ambiente, além do plantio de mudas às margens do Rio Belém e atividades lúdicas de educação ambiental. O evento, realizado nesta quarta-feira (19), teve o apoio de voluntários da Sanepar, da Família Folhas e da Mascote Sane, a heroína da água.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explicou que a ação também está ligada à celebração do Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas comemorado, no Brasil, em 16 de março. “São datas que procuram lembrar quão importante é a conservação dos recursos hídricos e da conscientização ambiental. É muito simbólico trabalhar isso com as crianças, nesta escola ao lado do Rio Belém, com a participação da Prefeitura, dos voluntários da Sanepar”, afirmou.

Em sua fala com as crianças, ele tratou do ciclo da água, da importância da conservação ambiental e da destinação correta do lixo.

O superintendente de Controle Ambiental da Prefeitura, Ibson Campos, também tratou da importância desses temas e das duas datas. “Queríamos tratar da importância dos rios e das ações ambientais. Estamos retomando as ações do Amigos do Rio, em parceria com a Sanepar e com o Governo do Estado”, disse.

“Vamos trabalhar também com a despoluição dos nossos rios, com a regularização de esgoto das moradias, ou seja, uma grande ação de conscientização. As crianças foram espetaculares, tanto pelo nível de conhecimento demonstrado como pela participação e pelo envolvimento com a Família Folhas e com a Sane”, afirmou.

Leia Também:  Em Guarapuava, simpósio debate soluções para agricultura sustentável e bioinsumos

O coordenador de Operação de Redes da Sanepar para a região Norte de Curitiba, Francisco Guedes, explicou que o evento marca também a nova edição do projeto “Amigos do Rio”, que iniciará pelo Rio Belém e poderá ser replicado em outros cursos de água.

“Em conjunto com a Prefeitura de Curitiba escolhemos essa escola que fica perto de uma nascente do Belém, um rio muito emblemático para Curitiba. Aqui o Rio Belém está bastante limpo”, explicou. “Nós vamos monitorar o rio até chegar na sua foz, identificando pontos de ligação irregular, verificando pontos que é preciso uma manutenção corretiva ou preventiva, procurando ter um rio cada vez mais limpo em todo o seu curso. Trazer as crianças para esse trabalho é muito significativo por conta da disseminação que elas fazem dentro de casa”.

REFORÇO – As atividades lúdicas foram conduzidas por participantes do Programa Corporativo de Voluntariado da Sanepar. “A presença da Sane e os jogos educativos e recreativos com os voluntários da Sanepar podem ajudar a despertar nas crianças uma conscientização ambiental importante. Acho que esse evento vai marcar a vida deles e que serão multiplicadores das mensagens. Eles levam a lição direitinho para casa, cobrando de pai e de mãe a economia de água, a separação do lixo e não jogar lixo na rua. As crianças são um canal de comunicação importante para a preservação ambiental”, disse a coordenadora do programa, Lucilene Costa.

A professora de Práticas de Educação Ambiental da escola, Daniela Brito de Mello, explicou que as ações nesse evento reforçam as atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos, que vão ao UEI durante o período de contraturno escolar. “O evento de hoje endossa tudo o que trabalhamos nos projetos da Unidade, que são bastante práticos e tem um tempo estendido por este ser um ambiente de tempo ampliado, com atividades regulares de educação ambiental ocorrendo duas vezes por semana. Nós já trabalhamos compostagem, doenças como a dengue, a importância das abelhas, o ciclo da água e outros assuntos, sempre adaptando ao contexto deles e de modo lúdico, com pesquisas, exposições, artes plásticas, teatro. E o que eles criam aqui, levam para casa”, contou a docente, que atua com a disciplina no UEI há 8 anos.

Leia Também:  Paraná mantém liderança em doações e transplantes de órgãos e tem melhor desempenho em seis anos

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Em diversas cidades do Paraná, a Sanepar está participando de ações ligadas ao Dia Mundial da Água, com parceiros governamentais e não governamentais. Uma delas é o patrocínio do espetáculo “A Lenda das Cataratas”, com coreografia inédita da Curitiba Cia. de Dança, realizado entre 14 e 16 de março, no Guairinha, em Curitiba.

A companhia também está organizando o webinar “Conservação da Água na Mata Atlântica”, um evento de capacitação online e gratuito, com emissão de certificado, aberto a toda comunidade que será realizado no dia 28 de março, a partir das 14 horas. As inscrições estão abertas. Clique AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná mantém liderança em doações e transplantes de órgãos e tem melhor desempenho em seis anos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em Guarapuava, simpósio debate soluções para agricultura sustentável e bioinsumos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA