NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná no mundo: UEPG forma 1ª doutora em Odontologia em cotutela com a Espanha

Publicado em

A pesquisadora Taynara de Souza Carneiro se tornou doutora em Odontologia após defesa de sua pesquisa em banca, no fim de fevereiro. Para além da conquista da titulação, o evento teve uma característica especial, pois seu diploma carrega o nome de duas universidades: a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Brasil, e a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), da Espanha. A pesquisadora é a primeira da UEPG a conquistar o título de doutorado na área de Odontologia em uma cotutela entre a instituição e uma universidade de outro país.

A banca de defesa da pesquisa de Taynara aconteceu na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa e contou com a presença de seus dois orientadores, professor Alessandro Loguercio, do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), da UEPG, e professora Laura Ceballos, da URJC.

Sua tese, intitulada “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental”, aborda formas de clareamento dental em baixas concentrações, utilizando estudos em laboratório e ensaios clínicos em pacientes de ambos os países.

A modalidade de cotutela consiste na formação simultânea em duas instituições de ensino e pesquisa – uma brasileira e outra estrangeira, que exige do pesquisador realizar diferentes etapas do seu estudo em ambas as universidades, sob supervisão de dois orientadores. A experiência de Taynara se deu por meio de convênio de cooperação assinado entre a UEPG, por meio do seu Escritório de Relações Internacionais, e a URJC, e se tornou o primeiro da modalidade a ser realizado pela instituição.

Leia Também:  Governo decreta luto de três dias pela morte do ex-deputado Duílio Genari

Graças ao processo de cotutela, Taynara realizou parte da sua pesquisa na URJC, em Madrid, capital espanhola, ao longo de seis meses, sob orientação da professora Ceballos.  “A experiência fez toda a diferença para mim, tanto para a pesquisa quanto para minha vida pessoal. Foi incrível essa oportunidade de expandir minha vivência acadêmica e profissional”, declara a doutora.

Taynara avalia que a cotutela se mostrou extremamente importante para a produção científica da UEPG. “Ela permitiu uma maior troca de conhecimento entre instituições de diferentes países e possibilitou o acesso a novas metodologias, tecnologias e linhas de pesquisa, além de fortalecer colaborações internacionais, que podem resultar em publicações conjuntas e projetos futuros”, celebra.

A trajetória acadêmica de Taynara é marcada pelo amor à ciência. Desde a graduação em Odontologia pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), seu interesse pela pesquisa e docência se tornaram objetivos profissionais, que a acompanharam no mestrado, realizado no PPGO entre 2020 e 2022, sob orientação do professor Alessandro Loguercio. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na Universidade Ceuma, em Imperatriz (MA), onde continua a desenvolver sua linha de pesquisa, com ênfase em clareamento dentário.

Para o orientador da pesquisadora, professor Alessandro Loguercio, a experiência de cotutela foi uma oportunidade de aprendizado. “Toda oportunidade de entrar em contato com uma nova universidade e seus laboratórios é uma oportunidade de conhecer uma nova forma de produção de conhecimento”, afirma.

Leia Também:  Semana Frutifica Paraná leva 500 estudantes de escolas agrícolas à Estação do IDR-Paraná

Loguercio destaca a importância da cotutela para a UEPG, pois sinaliza o reconhecimento da universidade frente à sua parceira e a várias outras instituições de pesquisa na Europa. “A UEPG e a URJC se reconhecem enquanto produtoras de ciência de qualidade. Esta é uma prova da excelência do trabalho desenvolvido pela nossa pós-graduação”, celebra o professor.

“Não é sempre que temos a oportunidade de receber uma pesquisadora como Taynara, com uma formação excelente como pesquisadora e muita vontade de trabalhar. O trabalho que iniciamos com a Taynara servirá como base para pesquisas futuras de novos doutores”, exalta a sua orientadora da URJC, Laura Ceballos.

A espanhola destaca a importância da parceria estabelecida entre as universidades, por meio da cotutela, que possibilitou abrir novos laços de investigação com a UEPG, considerada uma referência brasileira no campo da Odontologia, graças ao trabalho de pesquisadores como Taynara. 

TÍTULO – Na última semana, a tese de doutorado “Diferentes estratégias de uso do peróxido de hidrogênio a 6% no clareamento dental” foi publicada com a máxima honraria pela pontuação da sua pesquisa por meio da Universidad Rey Juan Carlos. O título Sobresaliente Cum Laude é equivalente à láurea acadêmica e é ofertado a trabalhos acadêmicos que alcançam a nota máxima pelos professores que compõem a banca de defesa do trabalho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Rádio Educativa e TV Paraná Turismo são finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo de 2023

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA