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Tesouro Estadual lança projeto-piloto do Limite de Saque para otimizar gestão financeira

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A Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa) dá mais um passo estratégico para modernizar a gestão financeira do Estado com a implementação do projeto-piloto do Limite de Saque. Desenvolvido pela Diretoria do Tesouro Estadual, o projeto aprimora o controle do fluxo do Estado, garantindo mais eficiência, segurança e transparência na execução dos pagamentos. 

Até então, todas despesas realizadas pelos órgãos estaduais com recursos do Tesouro do Estado poderiam ser pagas a partir de qualquer conta bancária do Governo Estadual. Com a mudança, entretanto, o saldo dessas contas passa a ser centralizado e, com o limite de saque, essas despesas somente serão realizadas com base no saldo existente na Conta Única do Tesouro Estadual (CUTE).

A proposta é justamente manter o equilíbrio do caixa, otimizando as aplicações financeiras, assegurando que as despesas sejam compatíveis com o financeiro e dando mais celeridade e autonomia às Unidades Gestoras. O piloto está sendo realizado com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

“Essa iniciativa coloca o Estado entre os líderes nacionais na adoção de tecnologias inovadoras para a gestão dos recursos públicos, consolidando um modelo de excelência na administração fiscal”, observa Norberto Ortigara, secretário estadual da Fazenda.

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Para se ter uma noção da dimensão desse programa, o Tesouro do Paraná movimentou aproximadamente R$ 228 bilhões em recursos próprios ao longo de 2024. Os pagamentos totalizaram R$ 89 bilhões — o que equivale a cerca de R$ 370 milhões por dia —, distribuídos em quase 200 contas bancárias. Com a implementação do limite de saque, será possível fortalecer a migração desses fluxos para a Conta-Única, aprimorando a gestão, otimizando os resultados financeiros e acelerando os pagamentos.

DESCENTRALIZAÇÃO – Apesar da centralização do saldo das contas na CUTE, a avaliação é de que o Limite de Saque vá descentralizar a execução dos pagamentos. Ao substituir o sistema de cotas financeiras para recursos do Tesouro Estadual, o limite de saque passará a ser controlado diretamente pela conta bancária vinculada à Conta Única do Estado. Com isso, o novo modelo elimina a necessidade de autorização do Tesouro para cada pagamento, o que agilizará os processos e tornará os pagamentos mais rápidos.

Como explica a diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, o projeto traz avanços tecnológicos significativos para a gestão financeira do Estado. “Com essa implementação, busca-se regular o fluxo de pagamentos de forma mais eficiente, mantendo o equilíbrio financeiro do Tesouro Estadual, otimizando a gestão da liquidez e a alocação dos recursos públicos, maximizando o rendimento dos valores mantidos na conta única, aprimorando a eficiência da administração financeira”, explica.

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Os órgãos sujeitos ao limite de saque receberão recursos dentro dos limites estabelecidos, respeitando o orçamento. No entanto, a distribuição será feita conforme a programação financeira do Estado, com liberações ao longo do período de vigência. Caso haja necessidade extraordinária, os órgãos poderão solicitar ao Tesouro um aumento do limite, que será atualizado periodicamente para assegurar o cumprimento do cronograma de desembolso.

IMPACTOS POSITIVOS – Além da maior agilidade e controle das contas públicas, a novidade também diminui o risco operacional e proporciona maior previsibilidade financeira. A medida também contribuirá para o aumento da arrecadação e a otimização dos rendimentos da Conta Única do Estado. A simplificação da conciliação bancária também trará benefícios diretos, conferindo maior autonomia às Unidades Gestoras.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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