NOVA AURORA

PARANÁ

Simepar completa 32 anos e reforça papel no planejamento do futuro do Paraná

Publicado em

Um caminho trilhado com muito esforço e dedicação ao longo de 32 anos fez do Simepar uma referência em previsão do tempo 24 horas por dia em todo o País. O instituto faz aniversário neste dia 17 de março e comemora a participação ativa em setores como o agrícola, industrial e energético, impactando a economia paranaense e o cotidiano das pessoas.

Tudo começou quando um grupo de pesquisadores se reuniu para avaliar a possibilidade de melhorar o monitoramento climático e a previsão do tempo no Paraná. Depois de muitas pesquisas, eles comprovaram que era viável e benéfica ao Estado a criação de um sistema integrado de equipamentos que fornecessem informações em tempo real das condições atmosféricas para um banco de dados capaz de armazenar e analisar esses números.

Foi instituído, então, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), através do Decreto Estadual n° 2.152, de 17 de março de 1993. Inicialmente a instituição era regida por um convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o extinto Iapar, incorporado ao IDR-Paraná. A equipe tinha menos de 20 funcionários.

Na época o Paraná tinha aproximadamente 50 estações meteorológicas de outras instituições, mas que não operavam de forma integrada e não forneciam informações coletadas em tempo real. Também não existia um programa de manutenção dos equipamentos – muitos estavam em condições precárias. O investimento nos equipamentos e a criação de um banco de dados meteorológicos permitiria a realização de estudos importantes para o desenvolvimento do Estado.

Marcos de Lacerda Pessoa, um dos coordenadores do processo de criação do Simepar, detalhou os objetivos da instituição á época: “deverá caracterizar-se como uma instituição de educação, ensino, pesquisa e desenvolvimento, tendo por finalidades dotar o Paraná de um serviço para o provimento de previsões e outras informações meteorológicas e climáticas, com o propósito de atender prioritariamente a necessidades de usuários do Estado, bem como conceber, desenvolver e executar atividades ligadas à formação e capacitação de pessoal, à pesquisa e extensão no campo das Ciências Atmosféricas e ciências afins, tendo em vista a promoção da modernização e da competitividade empresarial, no Paraná e no País”.

Esse foi o tom do primeiro decreto, que afirma que a finalidade do Simepar é “dotar o Estado do Paraná de um sistema de provimento de previsões e outras informações meteorológicas e climáticas”. A instituição, além dos convênios, ficaria vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral. 

Leia Também:  A música das cores: MON realiza oficina sensorial para crianças de 12 a 24 meses

Sete anos depois, o Decreto n° 2.047 de 2000 transferiu o vínculo do Simepar da Secretaria de Planejamento para a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SETI. Já em outubro de 2013, a Lei 17.709 instituiu o Simepar como pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de Serviço Social Autônomo, organização sem fins lucrativos, de interesse coletivo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), como funciona até hoje. 

ESTRUTURA – Muito além da previsão do tempo, o Simepar hoje atua no desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente na vida das pessoas, além do monitoramento das mudanças climáticas. Para isso, conta com um corpo técnico em que 35% dos profissionais possuem mestrado, 15% doutorado e 12% especialização. Os demais se dividem em graduação e nível técnico, completos ou em andamento. Além dos 110 profissionais contratados, o Simepar também conta com a atuação de 48 bolsistas em pesquisas.

No setor de operação, os meteorologistas pioneiros em nowcasting (previsão de curtíssimo prazo), utilizam modelos numéricos computacionais para gerar previsões para todo o Brasil, por um período de até 15 dias. Para emitir alertas de tempo de alto impacto, a equipe monitora dados de três radares meteorológicos e mais de cem estações hidrometeorológicas próprias, além de dados de outras estações, satélites e redes de detecção de raios, 24 horas por dia.

O Governo do Estado vai ampliar a estrutura de monitoramento climático do Paraná nos próximos meses. Serão integrados ao SSimepar dois novos radares, 25 estações meteorológicas, sendo 10 meteorológicas automáticas e 15 hidrológicas telemétricas, e sistemas de informática atualizados. O investimento no projeto Monitora Paraná é de R$ 70 milhões.

O Simepar também executa projetos de instalação, operação e manutenção de redes de monitoramento hidrológico e ambiental. Além disso, possui uma equipe de inovação responsável pela criação de novas ferramentas e produtos de visualização de informações e tomada de decisão, como dispositivos de análise e processamento de dados, softwares para gestão de páginas web e ferramentas voltadas ao monitoramento ambiental.

Leia Também:  Paraná é principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil

Os profissionais do Simepar atendem o setor de energia em todo o País, seja na área de geração de energia eólica ou na transmissão de energia com o órgão regulador e demais empresas que monitoram os trechos, principalmente na área de focos de calor e risco de incêndio.

O trabalho é reconhecido: clientes privados e órgãos públicos de todos os cantos do Brasil têm contratos com o Simepar. Um exemplo são as equipes que trabalham diariamente na meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina e do Espírito Santo. Os técnicos paranaenses ofereceram orientações e treinamento para a instalação de equipamentos e centrais de monitoramento nos dois estados.

“O Simepar, mesmo no mercado há muitos anos, vem se atualizando em termos de tecnologias e se adapta às mudanças nos setores em que atua. Não está limitado a executar projetos e estudos apenas no País, mas também fora dele, inclusive com parceiros internacionais”, garante Vanessa D’Ávila, diretora executiva do Simepar.

No Paraná, o Simepar ainda é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Sedest, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

A população paranaense também tem acesso a previsão do tempo para os 399 municípios de forma facilitada no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

“O Simepar, através da sua equipe altamente especializada, está sempre pronto para atender o cidadão paranaense. Tanto para dar uma maior segurança na atividade produtiva do agronegócio e da indústria, quanto para proteger o cidadão neste momento grave da história em que estamos cada vez mais sujeitos a eventos naturais extremos. É o Simepar a serviço da sociedade”, ressalta Paulo de Tarso, diretor-presidente do Simepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 1 tonelada de cobre em cabos na Capital

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Agrinho 2025 abre inscrições para categorias direcionadas à rede estadual de ensino

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA