NOVA AURORA

PARANÁ

Evento no MON terá experiências com Inteligência Artificial, robótica e metaverso

Publicado em

De 14 a 16 de março, acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a segunda edição do evento Manna no Museu que, este ano, tem como tema a Quântica. O evento é realizado pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy, uma iniciativa da Fundação Araucária.

O NAPI é uma das ações do Manna Team, a maior teia de pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) do Paraná e uma das maiores do Brasil, que há 25 anos, desenvolve inovação e tecnologia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. O Manna foi escolhido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sediar as celebrações da comemoração no Brasil.

“Nós fomos escolhidos como a equipe responsável, que tem hoje o maior aporte financeiro para comemorar e para levar isso para todo o Brasil”, disse a articuladora do NAPI Manna Academy, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

“Começando aqui no museu, trazendo os professores para cá e depois enviando cada um para sua casa, com muita coisa boa no coração e com essa possibilidade de fazer esses encontros de quântica nos locais, nas escolas ou em praças, aonde eles quiserem, lá nos seus destinos”, destacou.

Leia Também:  Ponte entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí será interditada para obras de modernização

No Manna Quantum Festival, que acontecerá no Auditório Poty Lazzarotto do MON, a Quântica será celebrada em um evento destinado a professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos inscritos. Eles aprenderão sobre o tema, vão participar de dinâmicas criativas e levar o conteúdo para as salas de aulas. Para participar, os interessados devem se inscrever neste LINK.

“Nós vamos receber aqui aproximadamente 300 professores do país todo que vão aprender sobre a quântica. Destes, 50 receberão recursos para estadia e passagem. Vamos desmistificar a quântica para que eles saiam daqui com projetos para explicar a quântica nas escolas, tanto no contraturno, como poder aplicar isso dentro das disciplinas deles”, explicou a coordenadora do evento.

“Buscar dentro do português da história da geografia como a gente pode ir apresentando a quântica para as crianças”, reforçou.

Outro momento é o Manna Experience, um evento paralelo aberto ao público gratuitamente, nos dias 15 e 16 de março, que acontecerá no Salão de eventos do MON. Não é necessário fazer inscrições.

No Manna Experience crianças, jovens e adultos vão conhecer e experimentar artefatos pedagógicos para aprender sobre Inteligência Artificial (IA), Quântica, Inovação, Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Pensamento Computacional, Crítico, Científico e Criativo (P4C), Jogos e Metaverso, Microeletrônica, LiFi e Soft skills (Felicidade).

Leia Também:  Governo promove treinamento com Banco Mundial para execução do programa Paraná Eficiente

“Estaremos no salão de eventos com uma grande exposição de trabalhos científicos, experimentos para a criançada, para jovens, adultos pilotarem drones, robôs, conhecerem o metaverso, conhecerem todas essas tecnologias que nós chamamos disruptivas, que mudam a história da sociedade rapidamente”, destacou Linnyer.

MANNATEAM – A sede da teia de pesquisa MannaTeam fica na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas o Manna está presente em 15 estados das cinco regiões geográficas e já conta com mais de 3 mil pessoas entre estudantes, professores de escolas públicas e pesquisadores. Informações sobre o Manna no Museu estão disponíveis no site manna.team.

Serviço:

Manna Quantum Festival

Data: 14 a 16 de março, das 8h às 18h

Público: Professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos

Inscrições gratuitas no site www.manna.team

Manna Experience

Data: 15 de março, das 9h às 17h, e dia 16, das 9h às 12h

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Governo promove treinamento com Banco Mundial para execução do programa Paraná Eficiente

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA