NOVA AURORA

PARANÁ

Evento no MON terá experiências com Inteligência Artificial, robótica e metaverso

Publicado em

De 14 a 16 de março, acontece no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a segunda edição do evento Manna no Museu que, este ano, tem como tema a Quântica. O evento é realizado pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Manna Academy, uma iniciativa da Fundação Araucária.

O NAPI é uma das ações do Manna Team, a maior teia de pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) do Paraná e uma das maiores do Brasil, que há 25 anos, desenvolve inovação e tecnologia.

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2025 como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. O Manna foi escolhido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sediar as celebrações da comemoração no Brasil.

“Nós fomos escolhidos como a equipe responsável, que tem hoje o maior aporte financeiro para comemorar e para levar isso para todo o Brasil”, disse a articuladora do NAPI Manna Academy, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

“Começando aqui no museu, trazendo os professores para cá e depois enviando cada um para sua casa, com muita coisa boa no coração e com essa possibilidade de fazer esses encontros de quântica nos locais, nas escolas ou em praças, aonde eles quiserem, lá nos seus destinos”, destacou.

Leia Também:  Prêmio Valor Inovação: Sanepar é a empresa mais inovadora do País no setor de infraestrutura

No Manna Quantum Festival, que acontecerá no Auditório Poty Lazzarotto do MON, a Quântica será celebrada em um evento destinado a professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos inscritos. Eles aprenderão sobre o tema, vão participar de dinâmicas criativas e levar o conteúdo para as salas de aulas. Para participar, os interessados devem se inscrever neste LINK.

“Nós vamos receber aqui aproximadamente 300 professores do país todo que vão aprender sobre a quântica. Destes, 50 receberão recursos para estadia e passagem. Vamos desmistificar a quântica para que eles saiam daqui com projetos para explicar a quântica nas escolas, tanto no contraturno, como poder aplicar isso dentro das disciplinas deles”, explicou a coordenadora do evento.

“Buscar dentro do português da história da geografia como a gente pode ir apresentando a quântica para as crianças”, reforçou.

Outro momento é o Manna Experience, um evento paralelo aberto ao público gratuitamente, nos dias 15 e 16 de março, que acontecerá no Salão de eventos do MON. Não é necessário fazer inscrições.

No Manna Experience crianças, jovens e adultos vão conhecer e experimentar artefatos pedagógicos para aprender sobre Inteligência Artificial (IA), Quântica, Inovação, Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), Internet das Coisas Robóticas (IoRT), Pensamento Computacional, Crítico, Científico e Criativo (P4C), Jogos e Metaverso, Microeletrônica, LiFi e Soft skills (Felicidade).

Leia Também:  Novo ambulatório especializado agiliza fila para cirurgias no Hospital Regional de Ivaiporã

“Estaremos no salão de eventos com uma grande exposição de trabalhos científicos, experimentos para a criançada, para jovens, adultos pilotarem drones, robôs, conhecerem o metaverso, conhecerem todas essas tecnologias que nós chamamos disruptivas, que mudam a história da sociedade rapidamente”, destacou Linnyer.

MANNATEAM – A sede da teia de pesquisa MannaTeam fica na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas o Manna está presente em 15 estados das cinco regiões geográficas e já conta com mais de 3 mil pessoas entre estudantes, professores de escolas públicas e pesquisadores. Informações sobre o Manna no Museu estão disponíveis no site manna.team.

Serviço:

Manna Quantum Festival

Data: 14 a 16 de março, das 8h às 18h

Público: Professores de escolas públicas e de universidades, graduandos e pós-graduandos

Inscrições gratuitas no site www.manna.team

Manna Experience

Data: 15 de março, das 9h às 17h, e dia 16, das 9h às 12h

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Novo ambulatório especializado agiliza fila para cirurgias no Hospital Regional de Ivaiporã

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA