NOVA AURORA

PARANÁ

Programa da Rádio Educativa recebe Tony Ramos e Denise Fraga nesta quarta-feira

Publicado em

O programa Papo Educativa, transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira pela Rádio Educativa 97.1FM e TV Paraná Turismo, além das plataformas digitais, recebe Tony Ramos e Denise Fraga nesta quarta-feira (5), a partir das 12h. Os jornalistas Cristiano Castilho e Beto Pacheco batem um papo com os ilustres convidados sobre a peça “O Que Só Sabemos Juntos”, que será apresentada no Guairão nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Este será o primeiro encontro nos palcos entre o ator Tony Ramos e a atriz Denise Fraga. Com direção de Luiz Villaça, o espetáculo é uma convocação para que cada pessoa saia de sua bolha de isolamento e seja capaz de, genuinamente, se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas angústias, mas também suas alegrias, transformações e conquistas. “O Que Só Sabemos Juntos” estreou em São Paulo, e já passou por Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Leia Também:  Oferta de crédito diferenciado do BRDE e Fomento Paraná acelera transição energética no Estado

No Papo Educativa, Tony Ramos e Denise Fraga irão esmiuçar a peça, e também relembrar das suas reconhecidas trajetórias artísticas. Tony tem 60 anos de carreira, e Denise conta com quatro décadas de atuação. Tony, aliás, volta aos palcos depois de 20 anos de dedicação ao audiovisual.

O Papo Educativa une entrevista, informação e descontração e tem transmissão simultânea também no YouTube da Rádio Educativa. Posteriormente, é disponibilizado como podcast nas principais plataformas de streaming de áudio, reforçando o caráter multiplataforma do programa e das emissoras do Governo do Estado.

Ao longo de 500 episódios, celebrados em outubro de 2024, grandes personalidades da música, da cultura, e do esporte do Brasil estiveram presentes: Ruy Castro, Paulinho da Viola, Zico, Conceição Evaristo, Antônio Fagundes, Juka Kfouri, Criolo, Hermeto Pascoal, Eduardo Bueno, Marisa Orth, Mel Lisboa, Evandro Mesquita, Francis Hime, Jards Macalé, Joyce Moreno, Drica Moraes, Helio de la Peña, Toquinho, Lobão, Edu Lobo, Ayrton Montarroyos, Monja Coen, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, Guilherme Arantes, Zeca Pagodinho, Danilo, Dori e Alice Caymmi, Irene Ravache, Odilon Wagner, Ana Carbatti, BNegão, entre muitos outros e outras.

Leia Também:  Cinema na Praça continua no Centro-Sul e chega à última semana depois do Carnaval

Serviço:

Papo Educativa

De segunda a sexta-feira, às 12h, na Rádio Educativa 97.1FM

Apresentação de Cristiano Castilho e Beto Pacheco

Peça “O Que Só Sabemos Juntos”

14 e 15 de fevereiro, às 21h

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Classificação: 12 anos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Oferta de crédito diferenciado do BRDE e Fomento Paraná acelera transição energética no Estado

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Comboio da Saúde atende mais de 600 pessoas com exames oftalmológicos em Apucarana

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA