NOVA AURORA

PARANÁ

Bombando: Verão Maior Paraná já levou mais de um milhão de público aos shows nacionais

Publicado em

O Litoral do Paraná teve um fim de semana histórico: depois do cantor Luan Santana levar 164 mil pessoas ao delírio nas areias de Matinhos sábado (1.°) os shows do Verão Maior Paraná chegaram ao incrível número de mais de um milhão de pessoas de público, para ser mais exato, 1.111.000. Até agora foram quatro finais de semana de shows nos palcos principais montados em Caiobá e em Pontal do Paraná. Além de Luan Santana, Jota Quest, Péricles, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, entre outros artistas nacionais, já subiram ao palco e encantaram os fãs.

Apenas entre sexta-feira e domingo (31 de janeiro a 3 de fevereiro), 304 mil pessoas passaram pelos palcos. Além do recordista Luan Santana, tiveram as apresentações da banda de pagode Sorriso Maroto, que fez 107 mil pessoas dançarem ao som dos grandes sucessos da carreira, e os sertanejos Bruninho & Davi (12 mil pessoas) e João Neto & Frederico (21 mil pessoas).

Luan Santana é uma sensação no verão paranaense: ano passado, o cantor já havia levado 136 mil pessoas na sua primeira participação no Verão Maior Paraná, mas foi superado em números pela cantora Simone Mendes, que levantou 152 mil pessoas, batendo o recorde de público da temporada 2023/2024. Antes do sertanejo, o recorde de público desta temporada estava com Sorriso Maroto, que se apresentou um dia antes do cantor.

Vale lembrar que para a temporada 2024/2025, o anúncio oficial das atrações foi inovador e hipnotizou Curitiba: um show com 600 drones iluminou céu de Curitiba com os nomes dos artistas, avisando que haveria uma atração surpresa, que mais tarde seria confirmada como a segunda apresentação de Luan Santana no verão paranaense.

Leia Também:  5ª fase: Estado confirma investimento de R$ 20 milhões no maior ciclo do CastraPet

O nome do cantor sertanejo foi mantido a sete chaves, embora estivesse na boca do povo entre os palpites. A revelação do nome de Luan aconteceu apenas seis semanas depois do show de drones.

ARRASTANDO MULTIDÕES – Os shows do Verão Maior Paraná começaram no dia 10 de janeiro, com as apresentações do Jota Quest em Matinhos e Péricles em Pontal do Paraná. O sambista Péricles, subiu ao palco duas vezes: foi a atração do palco montado em Caiobá no dia 11 de janeiro. Desde então, diversos ritmos têm atraído multidões para o Litoral. No samba e no pagode, além do Sorriso Maroto, Alexandre Pires fez 67 mil pessoas cantarem em uma só voz sucessos dos anos 90 da época do Só Para Contrariar e de sua carreira solo. A banda Sambô, que toca sucessos do rock, pop e internacional no ritmo do samba, não deixou ninguém parado em Pontal do Paraná.

Mas é o sertanejo que tem levado o público ao delírio no Verão Maior Paraná 2024/2025. Desde o início dos shows, já passaram pelos palcos as duplas Matheus & Kauan; Guilherme & Santiago; Guilherme & Benuto; João Haroldo & Betinho; além dos cantores Gustavo Miotto e Loubet.

Leia Também:  Com 140 trabalhadores, Sanepar inicia serviço de limpeza nas praias do Paraná

-

SHOW DIFERENTE – Além dos shows que já estão no cronograma dos veranistas, uma atração diferente movimentou as areias de Matinhos. Antes da apresentação de Luan Santana, aconteceu a pesagem dos atletas que competiram no Verão Maior Fight Show. O evento contou com a presença de Popó, supercampeão mundial de boxe. A competição oficial aconteceu no último domingo (2).

NOVOS RECORDES – Mas a temporada de shows do Verão Maior Paraná está longe de terminar. Com shows marcados até o dia 22 de fevereiro, grandes nomes da música brasileira ainda vão subir aos palcos. No próximo fim de semana, por exemplo, é a vez do sertanejo tomar conta, com apresentações dos veteranos Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Felipe Araújo e outros fazem a festa no Litoral.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Oito em cada 10 cidades do Paraná tiveram saldo positivo na geração de empregos em 2023

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com 140 trabalhadores, Sanepar inicia serviço de limpeza nas praias do Paraná

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA