NOVA AURORA

PARANÁ

Controle fiscal e resiliência do Paraná são destaque em palestra de Marcos Lisboa

Publicado em

Inovação e resiliência para lidar com a volatilidade da economia brasileira são chave para o crescimento de estados e empresas, conforme destacou o professor e economista Marcos Lisboa em sua apresentação no 2° Fórum de Conjuntura Macrofiscal, realizado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Fazenda. E, nesse ponto, o Paraná é destaque.

O ex-presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda apontou os desafios e oportunidades diante dos cenários econômicos e fiscal do País, dando destaque sobretudo às formas com que estados como o Paraná souberam lidar com a realidade volátil ao longo das últimas décadas.

“Os estados do Sul investiram pesado em inovação, com polos de desenvolvimento muito bem-sucedidos e que ajudam a dar mais estabilidade nos momentos em que o Brasil não está tão bom”, explica Lisboa. “Acima de tudo, é preciso de uma boa gestão e investimentos para lidar com essa gangorra. É saber copiar os bons exemplos de políticas públicas e corrigir os fracassos”.

Para o especialista, é preciso reconhecer que o País vive essa constante repetição de bonanças e crises e que, por isso mesmo, tanto o setor privado quanto o público devem se adequar para prosperar. Assim, a combinação de resiliência e inovação se torna um caminho bastante poderoso para romper com esse ciclo.

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, reforça essa necessidade de estar sempre preparado e cita a própria Reforma Tributária como um exemplo de momento-chave para o Estado consolidar sua estabilidade.

Leia Também:  Agências do Trabalhador colocaram 17,3 mil pessoas no mercado formal em fevereiro

“Esse é um momento muito importante e delicado para o Brasil, mas temos que compreender e aproveitar todas as oportunidades que se desenham diante de nós”, diz. “É sobre proteger nossos interesses para o futuro”.

PARANÁ RESILIENTE – Esse bom momento paranaense aparece em números. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 8,9% entre 2019 e 2023, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — índice superior aos 7,8% registrados pelo Brasil no mesmo período.

Para o diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, essa evolução é ainda mais perceptível na prática, no dia a dia do paranaense. “Há cerca de uma década, tínhamos um Estado quebrado em que o policial tinha que empurrar a viatura para atender uma ocorrência”, relembra. “Hoje, a situação é diametralmente oposta, com o Paraná sendo destaque nacional, graças ao seu sucesso”.

Para isso, porém, foi preciso fazer alguns ajustes para colocar a economia no rumo certo. Budal relembra o Decreto Nº 5.919 que estabelece um limite para o acréscimo anual para os “gastos do dia a dia” do serviço público — um exemplo prático de boa medida que, como aponta Marcos Lisboa, ajuda a tornar o Estado mais eficiente.

NOVOS DESAFIOS – E, como a volatilidade é justamente uma característica cíclica da economia brasileira, alguns novos desafios já se apresentam no horizonte. O assessor econômico da Secretaria da Fazenda, Juliano Farias, aponta alguns pontos de foco para o Paraná em 2025 tanto no cenário nacional quanto internacional.

Leia Também:  Electrolux investe R$ 700 milhões em fábrica 100% sustentável em São José dos Pinhais

Segundo ele, o ano já começa marcado pelas incertezas em torno do comércio global, sobretudo por causa das dúvidas que pairam sobre as políticas econômicas dos Estados Unidos. E, por essa razão, a estabilidade construída pelo Paraná nos últimos anos vai ser fundamental.

“Esse capital que o Governo do Estado tem desempenhado vai aumentar ainda mais a resiliência do Paraná para enfrentar os desafios emergentes”, afirma. “Por isso mesmo, projetamos que o Estado deve performar melhor que o Brasil mais uma vez, mesmo que estejamos atentos a eventos alheios extraordinários”.

EVENTO – O 2° Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Paraná foi organizado pela Sefa em parceria com a Escola Fazendária do Paraná (EFAZ), a Diretoria do Tesouro Estadual (DTE) e a Assessoria Técnica Econômica. A iniciativa faz parte de uma série de palestras trimestrais que a pasta organiza para aprofundar os debates sobre gestão fiscal e financeira entre agentes estratégicos do Governo do Estado.

PRESENÇAS – Participaram também do evento o diretor-geral da Casa Civil, Maiquel Zimann, e diretores das pastas da Sefa, além de representantes de diversos órgãos e federações do Estado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  CGE vai promover encontro com municípios para debater controle interno

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  PCPR prende casal colombiano ligado a furtos de aparelhos de endoscopia

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA