NOVA AURORA

PARANÁ

Observação de golfinhos encanta turistas de cruzeiro em Paranaguá

Publicado em

A quinta escala do navio de cruzeiro MSC Armonia em Paranaguá, no Litoral do Estado, aconteceu nesta sexta-feira (10) e foi marcada novamente por turistas estrangeiros e de outras partes do Brasil conhecendo o receptivo do Estado, os atrativos da região e comprando pacotes de agências locais. Além da Ilha do Mel, um trajeto feito de barco pela Baía de Paranaguá – com direito a observação de golfinhos – tem se tornado um dos passeios favoritos dos turistas.

O navio chegou ao Paraná com 2.305 passageiros, sendo 460 desembarques e 1.845 pessoas em trânsito, que podem descer e conhecer mais da cidade. Além deles, outros 451 passageiros embarcaram no navio. A embarcação atracou às 8h no Porto de Paranaguá, onde permanece até as 19h, quando segue para Itajaí (SC).

Marcio Nunes, secretário estadual do Turismo, afirma que os turistas que chegam nas paradas de navios têm opções para vários recortes do turismo. “O cruzeirista que desce em Paranaguá acaba conhecendo mais do Litoral paranaense como um todo. Quem quiser conhecer nossa gastronomia encontra restaurantes modernos e tradicionais. Quem é apaixonado por cultura encontra em Paranaguá muita variedade, porque a cidade é um verdadeiro patrimônio histórico.  Além disso, também estamos oferecendo passeios para todos os gostos. Não faltam opções e atrativos ao turista que chega aqui, aquecendo também a economia e os comércios locais”, afirmou.

Assim como na última escala, estima-se que os turistas consumiram mais de 300 pacotes turísticos e movimentaram a economia do Litoral. Os pacotes são ofertados no centro histórico de Paranaguá, na estrutura montada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral).

BAÍA DOS GOLFINHOS – Um passeio que tem ganhado destaque e se posicionado, ao lado da Ilha do Mel, como um dos favoritos dos turistas é operado pela Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo (Barcopar) e vendido pelas agências de receptivos locais.

Com cerca de duas horas de duração, o passeio atravessa a Baía de Paranaguá, passando por locais como a Ilha das Cobras, Ilha da Cotinga e pelo porto da cidade, onde é possível ter uma visão em outra perspectiva do navio de cruzeiro atracado. O que chama atenção dos turistas ao longo do passeio é a presença de golfinhos nas águas, que chegam próximos da embarcação e promovem um show a parte.

Leia Também:  Estado anuncia criação de hub de Govtechs e acordo com ABDI para contratações de P&D

O turista português Carlos Filipe, da cidade de Algarve, contou sua experiência conhecendo a baía dos golfinhos. “É um passeio muito bonito, com uma natureza exuberante e paisagem agradável. Me encantei com os tais golfinhos. Já estamos indo embora, mas se eu tivesse mais alguns dias, eu iria visitar as praias do Paraná”, disse.

Baía dos Golfinhos: passeio é um dos  favoritos dos turistas que descem do navio de cruzeiro em Paranaguá

Outra turista, Mara Alice Pereira, de Brusque (SC) contou que desceu em Paranaguá especialmente para fazer esse passeio. “Antes de desembarcar, pesquisamos quais passeios estavam disponíveis na cidade. Quando vi que tinha uma oportunidade de ver golfinhos, não pensei duas vezes. Valeu muito a pena, adorei e recomendo para outros turistas do cruzeiro”, vibrou.

Milton Félix Oliveira, de Teodoro Sampaio (SP), é outro turista que aprovou o passeio. “Passeio encantador e diferenciado, até para ver o porto por outra perspectiva. É o primeiro passeio na minha vida que tenho a oportunidade de ver golfinhos dessa forma, tão próximos da gente. O turista que ainda não fez o passeio, não sabe o que está perdendo”, vibrou.

MOEDA ESTRANGEIRA – Os passeios, em geral, são pagos em moeda brasileira. O que não é um problema aos turistas, uma vez que a estrutura montada pelo Governo do Estado conta mais uma vez com uma casa de câmbio, facilitando a compra de pacotes por turistas estrangeiros.

“Para nós, é uma satisfação estar nessa quinta escala  com tudo operando e funcionando a todo vapor. Nosso objetivo aqui é fazer a comercialização dos destinos turísticos do Estado, sobretudo do Litoral, porque esses turistas chegam aqui com moeda estrangeira e injetam dólares e euros na economia estadual. O nosso papel enquanto órgão de promoção é esse: apresentar aos turistas o que temos de melhor no Paraná, gerando emprego e renda as aos municípios”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor.

SEGURANÇA – A quinta escala de navios de cruzeiro em Paranaguá também foi marcada pela visita do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Texeira. Ele ressaltou que os turistas da temporada escolhem o Paraná como destino, também, por conta da segurança.

Leia Também:  Museu da Polícia Militar do Paraná é reinaugurado em Curitiba

“Por meio de uma pesquisa, identificamos que um dos quesitos que mais atrai pessoas ao Estado do Paraná é a segurança.  Por meio da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e demais profissionais, conseguimos mostrar a segurança efetiva a população e aos turistas. Além da presença de agentes de segurança no embarque e desembarque dos cruzeiros, também nos preparamos para receber as pessoas em importantes pontos de visitação do Litoral, para atuar efetivamente na segurança pública”, comentou o secretário.

Na mesma linha, Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, afirma que a segurança dos passageiros também é uma das prioridades do órgão.

“Estamos com uma estrutura bem montada no Porto de Paranaguá, voltada principalmente para segurança dos turistas, porque nossa operação portuária não para, ela é simultânea ao receptivo turístico. Para os turistas é interessante, porque acabam acompanhando a movimentação cotidiana que acontece no Porto, o que se torna um atrativo extra”, explica.

SEGUNDA TEMPORADA – Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é de que mais de 15 mil turistas – entre embarques, desembarques e trânsito – fomentem o turismo da região por meio dos cruzeiros.

 Com a parada do navio nesta sexta-feira (10), a temporada 2024/2025 de cruzeiros no Litoral do Paraná já ultrapassou metade das escalas totais. Estão previstas outras três escalas até o dia 31 de janeiro.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado promove encontro para ouvir os municípios sobre planos regionais de saneamento

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Problema operacional afeta abastecimento em bairros de Curitiba e de Colombo

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA