NOVA AURORA

POLÍCIA

103 novos policiais civis tomam posse e reforçam o efetivo da PCPR

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta sexta-feira (10), a posse de 103 novos servidores contratados para compor o efetivo da instituição. Os novos policiais civis vão reforçar a segurança pública do Estado e trazer mais agilidade e eficiência para os serviços prestados pela PCPR à população.

Ao todo, mais 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas irão compor o efetivo da PCPR. Eles haviam sido aprovados no concurso público realizado no ano de 2021 e foram convocados no final de 2024. O evento de posse aconteceu no auditório do Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar, em Curitiba.

Entre as atividades desempenhadas pelos novos policiais estão a investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, execução de operações policiais, condução de inquéritos e realização de perícias papiloscópicas em objetos e cenas de crimes. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas à sociedade.

Leia Também:  PCPR apreende cerca de 100 toneladas de fertilizantes adulterados em Joaquim Távora

O delegado-geral da PCPR Silvio Jacob Rockembach destacou que a chegada dos novos servidores é um momento de alegria para a instituição. Ele também falou sobre os desafios que aguardam os novos profissionais.

“Vocês estão entrando hoje e abraçando uma carreira de dificuldade. É uma carreira na qual enfrentarão desafios, injustiças. Terão que abrir mão de muitos aspectos da vida pessoal em função da atividade profissional. Mas, a vida é feita de desafios e de superação de obstáculos. A partir do momento que entendemos que isso não é ruim, encontraremos também motivos para renovar, diariamente, a felicidade que sentimos neste primeiro dia.”

Após a nomeação, os policiais iniciarão, na próxima semana, o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC). Durante os meses de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional, passando por treinamentos práticos e teóricos.

O quadro de ensino da PCPR está dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação à formação humanista e cultura geral. A grade de ensino visa trazer melhorias na formação dos policiais e auxiliar na visão de plano de carreira.

Leia Também:  PCPR divulga imagens de homicídio e tentativa de homicídio ocorridos na Capital

Com a conclusão do curso de formação, os novos delegados serão lotados em comarcas do interior do Estado. Os agentes de polícia judiciária serão distribuídos entre as unidades policiais da capital, da região metropolitana e do interior. Já os papiloscopistas serão lotados no interior e na região metropolitana.

PRESENÇAS – estiveram presentes o delegado da PCPR e diretor da ESPC Valderez Scalco; a delegada-chefe do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da PCPR Daniela Serigheli; o delegado-chefe do Grupo Auxiliar Financeiro da PCPR Marcos Pestano; a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada Luciana Novaes; o delegado-chefe do Instituto de Identificação do Paraná Marcus Vinícius Michelotto; a delegada da PCPR Emanuele Siqueira; o delegado da PCPR Renato Coelho; o delegado da PCPR Thiago Teixeira; o delegado da PCPR Thiago Andrade; o delegado da PCPR Marcelo Magalhães e o delegado da PCPR Danilo Zarlenga.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Mulher é ameaçada e tem suas roupas queimadas pelo ex-marido

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária para a população de Imbituva

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA