NOVA AURORA

PARANÁ

Inteligência Artificial impulsiona transparência na construção da Ponte de Guaratuba

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) desenvolveu uma inteligência artificial (IA) generativa dedicada à comunicação com os cidadãos sobre a construção da Ponte de Guaratuba, no formato de um chatbot. A iniciativa foi do diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, visando garantir que qualquer pessoa tenha acesso às informações essenciais sobre a obra.

A ferramenta foi desenvolvida pela Assessoria de Governança, Inovação e Processos (AGIP) do DER/PR, em parceria com a Celepar, contando também com o apoio do secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, Sandro Alex.

O chatbot está disponível a partir desta sexta-feira (10), no portal da obra: https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/.

“A solução foi desenhada para produzir respostas fundamentadas em aprendizado de padrões complexos e ser um canal direto entre governo e cidadãos”, explica Marco Aurélio Cordeiro, analista de sistemas do DER/PR, que participou do desenvolvimento da ferramenta.

Em outras palavras, a tecnologia é capaz de entender perguntas e produzir respostas relacionadas à construção da ponte, utilizando informações de dois grandes bancos de dados principais.

Leia Também:  Próximo sorteio do Nota Paraná será em Curitiba; 52,4 milhões de bilhetes concorrem

O primeiro, fornece informações financeiras e operacionais sobre a obra. O segundo é um banco de dados criado especificamente para educar a IA sobre aspectos técnicos e sociais da ponte, como estrutura, prazos, impactos econômicos e ambientais.

“Estamos garantindo mais transparência, acesso à informação e inclusão, por meio desta Inteligência Artificial. O desenvolvimento de uma solução como esta mostra como a inovação pode aprimorar a relação entre o governo e os cidadãos”, afirma Gustavo Barbosa, diretor-presidente da Celepar. “Nossa missão é continuar trabalhando para que a tecnologia seja um instrumento de transformação social, aproximando o governo das pessoas e promovendo mais eficiência e clareza nas ações públicas”, enfatiza.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Veranistas podem fazer aulas gratuitas de bodyboarding em Matinhos e Pontal do Paraná

Published

on

By

Para ampliar o acesso dos veranistas a práticas esportivas, o Governo do Estado incluiu a oferta de aulas de bodyboarding na programa do Verão Maior Paraná. A modalidade está disponível para adultos e crianças de forma gratuita nas arenas montadas na Praia Brava, em Caiobá, e do balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

As aulas têm uma hora de duração cada e são oferecidas de sexta-feira a domingo, com inscrições das 8h30 às 12h e das 15h às 17h30. As inscrições dos interessados devem ser efetuadas diretamente nas estruturas do Governo do Estado, com início das primeiras aulas às 9h30, no período da manhã, e às 15h30, no período da tarde.

Em Caiobá, a Arena Verão Maior está localizada na Avenida Atlântica, 891, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Já em Praia de Leste, o posto fica na Avenida Deputado Aníbel Khury, próximo ao deck de acesso principal à praia, entre as ruas Baronesa do Cerro Azul e Manoel Marques.

A ação é feita em uma parceria do poder público estadual, por meio da secretaria estadual do Esporte, com a Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB).

Leia Também:  Óculos inclusivos e maratona de ideias: Paraná levou inovação para crianças em 2023

Sanderson Trevisan, que atua como um dos instrutores das aulas, explica que a modalidade surgiu como uma derivação do surfe. “A diferença é que a prancha é um pouco menor e que fica grudada ao corpo, além do uso de pés de pato para auxiliar nas manobras”, disse.

Criado de forma improvisada em 1971 por um norte-americano que estava no Havaí, o bodyboarding é um ótimo exercício para a saúde física e mental, segundo Trevisan. “É um esporte muito bom para o desenvolvimento de todo o corpo, porque trabalha tanto os membros inferiores quanto superiores, além de servir como um estímulo cognitivo”, acrescentou.

O instrutor considera ainda que o incentivo da modalidade pelo Governo do Estado ajuda a democratizar o acesso ao esporte e estimular a formação de potenciais atletas. “No Paraná, o bodyboarding é praticado há mais de 40 anos. Ao mostrá-lo para as novas gerações dentro do Verão Maior Paraná, estamos fazendo a iniciação esportiva destas crianças, que aprendem as técnicas básicas e podem vir a praticar o esporte de alto rendimento no futuro”, concluiu Trevisan.

Leia Também:  Próximo sorteio do Nota Paraná será em Curitiba; 52,4 milhões de bilhetes concorrem

AULAS APROVADAS – Com mais de 350 atendimentos apenas no último fim de semana, as aulas de bodyboarding têm sido aprovadas pelos alunos. O aposentado Cristiano Andregetto considera a iniciativa importante para a educar as pessoas, sobretudo as crianças, sobre como se comportar no mar. “É um esporte bacana porque ajuda as crianças e os pais a entenderem que o mar não é um bicho-papão, mas que precisa ser respeitado para evitar riscos”, comentou.

Apesar de nunca ter subido em uma prancha antes, a pequena Giulia Rossi, de apenas 8 anos, foi outra aluna que aprovou as aulas. “Foi bem legal. Apesar de ter dado algumas capotadas, eu senti que ia dar tudo certo. Me diverti bastante”, contou.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA