NOVA AURORA

PARANÁ

Denorex 80 leva música para todos os gostos em show no Palco Sunset de Caiobá

Publicado em

Com rostos pintados, fantasias e mistura de diversos estilos musicais, a banda Denorex 80 subiu ao Palco Sunset de Caiobá nesta quinta-feira (09), embalando o fim de tarde e início de noite de moradores e veranistas no Litoral do Estado. Com mais de 20 anos de história, eles voltaram a participar do Verão Maior Paraná após a chuva cancelar o show na edição passada.

O vocalista Mauricyo Voghe destacou a energia do público, que cantou junto todas as músicas. “Ano passado choveu e a gente não conseguiu se apresentar, mas esse ano foi maravilhoso. É sempre uma energia muito boa, a praia, o mar, então para a gente é maravilhoso, nós precisamos disso”, ressaltou.

“A gente tem muitos fãs na plateia. Gente que conhece a Denorex, tem saudade, e gente que não conhece, mas que se empolgou e dançou muito”, acrescentou Rosana Stavis, também integrante da banda.

E o repertório teve de tudo: rock internacional com “We Are the Champions”, do Queen, e “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses; passando pelo rock nacional com “Exagerado”, de Cazuza, “O Carimbador Maluco”, de Raul Seixas, e “Era um garoto que como eu”, do Engenheiros do Hawaii; o pop de Madonna com “Like a Virgin”; até o mais romântico com “Dona”, do Roupa Nova, entre diversas outras.

Um dos momentos mais especiais da apresentação foi a participação de Diego Stahlke da Silva, de 14 anos, que tem Síndrome de Down. Foi ele quem pediu para aparecer nas câmeras e logo foi chamado para subir ao palco. “Foi legal, tá tudo muito bacana”, disse.

Diego e a mãe, Hellen Magalhães Stahlke, 46 anos, moram em Matinhos há seis anos e são fãs de carteirinha da Denorex 80. “Eu conheço a banda desde a década de 1990. Trabalhei no Teatro Guaíra e em 1997 conheci o Mauricyo Voghe. Desde então acompanho a banda”, contou Hellen. “Das duas vezes que eles vieram para Matinhos tivemos o prazer de assistir o show”, lembrou.

Leia Também:  Secretaria de Trabalho promove último mutirão de emprego do ano nesta quarta: veja as vagas

Ela também ficou orgulhosa da participação do filho. “O Diego é uma figura totalmente incrível, que cativa. No ano passado ele já participou do Verão Maior. Tudo que envolve arte o Diego gosta”, explicou.

A professora Ana Cristina Coelho, 50 anos, veio de Brasília para curtir as atrações do Verão Maior Paraná. Ela também é fã de carteirinha da banda. “Vim curtir, lembrar da infância e está sendo maravilhoso. O Denorex 80 faz parte da minha história”, afirmou. “Hoje o tempo estava lindo, deu para pegar sol, meus sobrinhos estão aproveitando bastante. É uma oportunidade para agregar as pessoas, lembrar da importância de estarmos juntos em um momento de cultura, de esporte, compartilhando momentos felizes da vida no verão aqui no Paraná”, finalizou.

SHOWS PARANAENSES – A programação dos Palcos Sunset continua com apresentações dos veteranos do rock curitibano Relespública e Black Maria, que tocam na sexta-feira (10) e no sábado (11), respectivamente, no palco de Guaratuba. Os shows em Caiobá retornam no dia 14, com Namastê.

A programação de shows com artistas locais também está sendo levada à Costa Noroeste: Inimigos do Ritmo e Thiago Viola tocam nesta sexta e sábado (10 e 11) em São Pedro do Paraná, e Irmãos Jovino e João Vitor e Gabriel se apresentam nas mesmas datas em Porto Rico.

Leia Também:  Dez prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná ainda não foram resgatados e podem expirar

Ao todo, 50 artistas de diferentes estilos se apresentam nos Palcos Sunset, voltados a shows de artistas paranaenses, até o final da temporada, com atrações de terça a domingo, a partir das 18h30, apresentando uma mistura de gêneros como rock, samba, sertanejo, MPB e reggae.

ATRAÇÕES NACIONAIS – Além dos Palcos Sunset, o Verão Maior Paraná traz grandes shows nacionais em arenas especiais. Os primeiros serão nesta sexta-feira (10), com apresentações de Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan, em Matinhos, na arena montada próxima ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, o público poderá curtir Péricles, na sexta-feira (10), e Loubet, no sábado (11).

Confira abaixo as próximas atrações dos Palcos Sunset:

Caiobá

14/01 – Namastê

15/01 – Terezzo

16/01 – Bia Socek

Guaratuba

10/01 – Relespública

11/01 – Black Maria

17/01 – Rúbia Divino

18/01 – Blindagem

Porto São José

10/01 – Inimigos do Ritmo

11/01 – Thiago Viola

17/01 – APK

18/01 – Orquestra Sanfônica

Porto Rico

10/01 – Irmãos Jovino

11/01 – João Vitor e Gabriel

17/01 – Jean e Júlio

18/01 – André di Barros

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Visitas às Unidades de Conservação administradas pelo Estado crescem 9,2% em 2024

Published

on

By

O turismo das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) cresceu 9,2% em 2024. Foram 595.905 visitantes ante 545.460 frequentadores em 2023. O destaque, novamente, foi o Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá, que recebeu 203.877 pessoas, cerca de 37% do total – 32.744 apenas em dezembro, com o início da temporada de verão.

O levantamento leva em consideração 26 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá – os Parques Estaduais Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá) estão fechados para reforma.

Em números absolutos, além da Ilha do Mel, tiveram destaque também o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, com 73.488 visitantes; Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 69.542; Monge, na Lapa, também na região da Capital, com 42.288; e Guartelá, em Tibagi, Campos Gerais, com 21.886. Já o complexo ambiental do Aquário de Paranaguá, no Litoral, atraiu 31.873 turistas.

Percentualmente, contudo, os principais incrementos no número de visitantes ocorrem nas UCs de Ibicatu, em Centenário do Sul, na região Norte (100%); Salto São Francisco da Esperança, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado (98,4%); Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, no Centro-Oeste (94,4%); Vitório Piassa, em Pato Branco, no Sudoeste; e Ibiporã, em Ibiporã, no Norte (57,1%).

Leia Também:  Estado assina protocolo de intenções para potencializar as 19 Instâncias de Governança Turística

Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a consolidação do projeto Parques Paraná, implementado pelo Governo do Estado em 2019, ajuda a explicar a relevância que passaram a ter os atrativos naturais do Estado. A iniciativa é dividida em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado.

O objetivo da proposta é a integração com a população e a modernização das formas de gestão, gerando um convívio consciente com o meio ambiente e promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa.

“O projeto propicia a qualificação e a promoção das Unidades de Conservação abertas à visitação no Paraná, além da ampla divulgação destes destinos”, afirmou.

Gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos cita o exemplo do caso da Serra da Baitaca, que teve um acréscimo de público de 15,3% entre 2023 e 2024.

“Há uma parceria muito forte com o município de Quatro Barras. Estamos finalizando o processo de gestão compartilhada justamente para receber o visitante de uma forma mais confortável. Por isso acredito que a visitação a essa UC vai seguir crescendo nos próximos anos, o que vai impactar positivamente na economia de toda a cidade”, destacou.

ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 73 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. Esse montante compreende a mais de 26,3 km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Leia Também:  Dez prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná ainda não foram resgatados e podem expirar

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Unidades-de-Conservacao-UCs-e-suas-categorias-de-manejo).

Unidades de Conservação mais visitadas do Paraná em 2024:

1º – Ilha do Mel – 203.877 pessoas

2º – Serra da Baitaca – 73.488 pessoas

3º – Vila Velha – 69.542 pessoas

4º – Monge – 42.288 pessoas

5º – Guartelá – 21.886 pessoas

Parques do Estado com maior aumento no número de visitantes entre 2023 e 2024:

1º – Ibicatu – 100%

2º – Salto São Francisco da Esperança – 98%

3º – Vila Rica do Espírito Santo – 94%

4º – Vitório Piassa – 66%

5º – Ibiporã – 57%

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA