PARANÁ
Além dos shows: ano começa com programação de férias e oficinas nos museus do Paraná
Publicado em
10 de janeiro de 2025por

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, em especial literatura e artes visuais. A programação de férias para crianças e, também para adultos, dá o tom à agenda. Em janeiro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu Casa Alfredo Andersen, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Paranaense e o Museu Oscar Niemeyer ofertam exposições, oficinas e visitas mediadas.
No Litoral, além dos shows nacionais, o Verão Maior Paraná integra shows, atividades especiais e o projeto “Bibliopraia”, promovido pela Biblioteca Pública do Paraná, com empréstimo de livros, contação de histórias e encontros temáticos.
O Teatro Guaíra abre as atividades de 2025 com a apresentação dos cantores e compositores Carlos Aupe e Evandro Rosa. O show de voz e violão com canções originais dos artistas será no Miniauditório, nesta sexta-feira (10), a partir das 20h.
Confira a programação completa:
Show do verão
Está tudo pronto para a maior programação de shows gratuitos do Brasil. Com os últimos testes nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná e um esquema de segurança robusto e integrado entre as forças estaduais, os veranistas que passarem pelo Litoral do Estado neste final de semana poderão acompanhar grandes shows nacionais. E quem não estiver nas praias paranaenses vai poder acompanhar tudo de casa, com transmissão ao vivo em quatro transmissoras de TV e duas de rádio.
10 de janeiro (sexta-feira), às 21h
Matinhos: Jota Quest
Pontal do Paraná: Péricles
11 de janeiro (sábado), às 22h
Matinhos: Péricles
Pontal do Paraná: Loubet
12 de janeiro (domingo), às 17h
Matinhos: Matheus e Kauan
Além disso, os shows dos Palcos Sunset continuam a todo vapor. Os fins de tarde têm sido de muita animação e música para os moradores, turistas e veranistas que passam o início de ano nas regiões do Litoral e Noroeste do Estado.
Caiobá
08/01 – Ochtop
09/01 – Denorex 80
14/01 – Namastê
15/01 – Terezzo
16/01 – Bia Socek
Guaratuba
10/01 – Relespública
11/01 – Black Maria
17/01 – Rúbia Divino
18/01 – Blindagem
Porto São José
10/01 – Inimigos do Ritmo
11/01 – Thiago Viola
17/01 – APK
18/01 – Orquestra Sanfônica
Porto Rico
10/01 – Irmãos Jovino
11/01 – João Vitor e Gabriel
17/01 – Jean e Júlio
18/01 – André di Barros
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – O periódico online, edição 157, está disponível com um conteúdo especial sobre a língua portuguesa, que constrói a profundidade do idioma e da literatura brasileira, em reportagem assinada por Bianca Weiss. Ela conversou com linguistas, professores e comunicadores para entender a complexidade do idioma no Brasil. Na retranca, a redação selecionou algumas obras que demonstram a vivacidade linguística do português.
O escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, autor de “Latim em Pó” (2023), concede uma entrevista ao jornalista Lucas de Lima, sobre questões do idioma dentro do espectro educacional, cultural e sociopolítico, ampliando o debate da reportagem principal. Dalton Trevisan, falecido dia 9 de dezembro, aos 99 anos, está na pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
O jornal oferece outros conteúdos inéditos e exclusivos, como a última entrevista da série Mulheres contra a Ditadura, com Sueli Bellato, feita por Vivian Faria; o conto vencedor em primeiro lugar do VI Prêmio Luci Collin, promovido pela UFPR, de Aura Grube; as dicas de Francis Ford Coppola em sua visita a Curitiba sobre elaboração de roteiros, por Carlitos Marinho; um ensaio fotográfico de Kaype Abreu; ainda, a arte da capa por Ana Santucci.
BIBLIOPRAIA – Neste mês de janeiro, a programação da Biblioteca Pública do Paraná continua concentrada no Litoral do Paraná, na praia de Caiobá, com o projeto Bibliopraia. São diversas atividades para todas as idades, com empréstimos de livros, contação de histórias, encontros focados no público 60+, entre outras atrações. O projeto segue até dia 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, no Condomínio Verão Maior, próximo ao Sesc.
SEÇÃO BRAILLE
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Operação Babá” | Classificação: Livre | Duração: 1h 30 minutos
“A Família do Futuro”| Classificação: Livre | Duração: 1h 35 minutos
“Dom Quixote, adaptação de Cléia Regina Ramos” | Narrativa em libras | Duração: 30 minutos
Dias: 6 a 31 de janeiro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná)
Quarta Pública – No dia 15 de janeiro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a oficina “StreetScript: Estilização de letras e criação de tags”, que explora o processo de criação das assinaturas no grafite. Mais do que um nome, tag é a identidade visual do artista, uma marca distintiva presente em suas obras. Nesta oficina, os participantes poderão conhecer técnicas de estilização de letras e desenvolver sua própria tag, contribuindo para um mural coletivo da oficina.
Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas guiadas em janeiro – As visitas acontecem todas as terças e quintas do mês de janeiro, das 14h às 15h30, com um grupo de até 15 pessoas. A participação será por ordem de chegada como forma de proporcionar uma experiência mais aprofundada para os visitantes do MCAA. As visitas guiadas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
“Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados, dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas, ainda presentes no cotidiano, em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada gratuita.
“Permanente” – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Oficina “A árvore museu” – No domingo (12) das 11h às 14h, o Núcleo Educativo do MUPA promove a atividade “A árvore museu”, destinada a crianças de 6 a 12 anos. Sem necessidade de inscrição prévia, a iniciativa será aberta ao público espontâneo durante o horário previsto. Durante a atividade, será oferecido um desenho interativo para colorir, contendo informações sobre algumas peças do acervo do museu. A partir desse material, as crianças serão convidadas a realizar um percurso investigativo pelas exposições em cartaz, explorando obras que tenham relação com o tema das árvores.
Oficina “Xanrí, Jogé e Pirá visitam o museu” – Na terça-feira (14) das 14h30 às 16h, o MUPA apresenta a atividade “Xanrí, Jogé e Pirá visitam o museu”, voltada para crianças de 3 a 6 anos. Inspirada por contos indígenas, a atividade explora histórias permeadas por animais que habitam rios, mares e florestas, repletas de significados culturais. As crianças serão convidadas a se locomoverem de formas divertidas e experimentais pelos espaços do museu, imitando os movimentos dos animais Xanrí (ave), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe), vivendo uma experiência única e criativa para explorar o museu de um jeito totalmente diferente. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
Oficina de confecção de máscaras – Na quarta-feira, 15 de janeiro, das 14h30 às 17h30, o artista Bruno Romã conduzirá a atividade “Confecção de máscaras”, destinada a crianças a partir de 6 anos e adultos. A atividade começa com uma breve apresentação sobre o uso de máscaras em diferentes culturas. Em seguida, os participantes serão convidados a explorar sua criatividade confeccionando máscaras com materiais de papelaria. O objetivo é estimular a imaginação e proporcionar momentos de diversão ao criar e experimentar o uso das máscaras. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Oficina “Autorretratos gigantes” – Na quinta-feira (16), das 14h30 às 16h30, o MUPA promove o primeiro de dois encontros da atividade “Autorretratos gigantes”, destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A atividade começa com uma visita às exposições do museu para observar retratos e autorretratos, estimulando os participantes a refletirem sobre formas de autorrepresentação. Em seguida, cada participante terá a oportunidade de se representar artisticamente, criando e pintando um autorretrato em grande escala. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Oficina “Teatro de fantoche de meia” – Na sexta-feira (10) o MON promove a oficina “Teatro de fantoche de meia” em duas sessões, a primeira às 10h30 e a segunda às 14h30 (com interpretação de libras). Na atividade, os participantes são convidados a criar seu próprio fantoche de meia e contar novas histórias por meio dessa oficina de teatro. Para participar, é preciso adquirir o ingresso do museu diretamente na bilheteria ou pelo site.
Mediação Ásia – Na sexta-feira (10), às 15h, o MON realiza uma visita mediada à mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em exibição na sala 5. A exposição estabelece um diálogo entre obras milenares da coleção asiática do museu e trabalhos de artistas asiáticos contemporâneos. A atividade é livre para todos os públicos. Para participar, basta adquirir o ingresso de acesso na bilheteria física ou pelo site.
Ateliê de criação com giz – Na quarta-feira (15), a partir das 11h, com entrada permitida até as 15h30, os Ateliês de Criação estarão abertos, oferecendo um espaço cheio de propostas e ideias para explorar a criatividade ao máximo. A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. O ateliê tem capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente, com acesso por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer dentro do horário estabelecido para participar. A atividade conta com tradução em Libras.
Oficina “Cadáver Esquisito” – Na quinta-feira (16), às 14h30, com interpretação em Libras, acontece a atividade “Cadáver Esquisito”. Já ouviu falar desse jogo? Ele permite criar composições coletivas de forma divertida e inusitada. A atividade é voltada para crianças de 7 a 12 anos e está sujeita à lotação. Os ingressos, que dão direito à participação e à visita ao museu, podem ser adquiridos AQUI.
Mediação “Poty” – Na quinta-feira (16), às 15h, haverá visita guiada à exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, que apresenta a trajetória de um dos maiores artistas do Paraná e do Brasil. A mostra reúne cerca de 500 obras, um recorte das 4 mil peças doadas pela família do artista ao museu em 2022. Para participar, é preciso adquirir o ingresso comum de acesso na bilheteira física ou no site.
Miniauditório
Carlos Aupe & Evandro Rosa – Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, o Teatro Guaíra abre as atividades de 2025 com a apresentação dos cantores e compositores Carlos Aupe e Evandro Rosa. O show de voz e violão com canções originais dos artistas acontece no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos custam R$ 50,00, mas é possível garantir o ingresso solidário, com 50% de desconto, ao doar 1 kg de alimento não perecível. As entradas estão disponíveis no site DeuBalada.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
54 minutos agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana

Lançamento da 13ª edição Prêmio Gestor Público e seminário marcam a agenda da Escola do Legislativo na próxima semana

Debate e palestra sobre inclusão, homenagens e seminário fazem parte da programação do Parlamento
PARANÁ


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA7 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste