PARANÁ
Além dos shows: ano começa com programação de férias e oficinas nos museus do Paraná
Publicado em
10 de janeiro de 2025por
A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, em especial literatura e artes visuais. A programação de férias para crianças e, também para adultos, dá o tom à agenda. Em janeiro, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Museu Casa Alfredo Andersen, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Paranaense e o Museu Oscar Niemeyer ofertam exposições, oficinas e visitas mediadas.
No Litoral, além dos shows nacionais, o Verão Maior Paraná integra shows, atividades especiais e o projeto “Bibliopraia”, promovido pela Biblioteca Pública do Paraná, com empréstimo de livros, contação de histórias e encontros temáticos.
O Teatro Guaíra abre as atividades de 2025 com a apresentação dos cantores e compositores Carlos Aupe e Evandro Rosa. O show de voz e violão com canções originais dos artistas será no Miniauditório, nesta sexta-feira (10), a partir das 20h.
Confira a programação completa:
Show do verão
Está tudo pronto para a maior programação de shows gratuitos do Brasil. Com os últimos testes nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná e um esquema de segurança robusto e integrado entre as forças estaduais, os veranistas que passarem pelo Litoral do Estado neste final de semana poderão acompanhar grandes shows nacionais. E quem não estiver nas praias paranaenses vai poder acompanhar tudo de casa, com transmissão ao vivo em quatro transmissoras de TV e duas de rádio.
10 de janeiro (sexta-feira), às 21h
Matinhos: Jota Quest
Pontal do Paraná: Péricles
11 de janeiro (sábado), às 22h
Matinhos: Péricles
Pontal do Paraná: Loubet
12 de janeiro (domingo), às 17h
Matinhos: Matheus e Kauan
Além disso, os shows dos Palcos Sunset continuam a todo vapor. Os fins de tarde têm sido de muita animação e música para os moradores, turistas e veranistas que passam o início de ano nas regiões do Litoral e Noroeste do Estado.
Caiobá
08/01 – Ochtop
09/01 – Denorex 80
14/01 – Namastê
15/01 – Terezzo
16/01 – Bia Socek
Guaratuba
10/01 – Relespública
11/01 – Black Maria
17/01 – Rúbia Divino
18/01 – Blindagem
Porto São José
10/01 – Inimigos do Ritmo
11/01 – Thiago Viola
17/01 – APK
18/01 – Orquestra Sanfônica
Porto Rico
10/01 – Irmãos Jovino
11/01 – João Vitor e Gabriel
17/01 – Jean e Júlio
18/01 – André di Barros
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – O periódico online, edição 157, está disponível com um conteúdo especial sobre a língua portuguesa, que constrói a profundidade do idioma e da literatura brasileira, em reportagem assinada por Bianca Weiss. Ela conversou com linguistas, professores e comunicadores para entender a complexidade do idioma no Brasil. Na retranca, a redação selecionou algumas obras que demonstram a vivacidade linguística do português.
O escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, autor de “Latim em Pó” (2023), concede uma entrevista ao jornalista Lucas de Lima, sobre questões do idioma dentro do espectro educacional, cultural e sociopolítico, ampliando o debate da reportagem principal. Dalton Trevisan, falecido dia 9 de dezembro, aos 99 anos, está na pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
O jornal oferece outros conteúdos inéditos e exclusivos, como a última entrevista da série Mulheres contra a Ditadura, com Sueli Bellato, feita por Vivian Faria; o conto vencedor em primeiro lugar do VI Prêmio Luci Collin, promovido pela UFPR, de Aura Grube; as dicas de Francis Ford Coppola em sua visita a Curitiba sobre elaboração de roteiros, por Carlitos Marinho; um ensaio fotográfico de Kaype Abreu; ainda, a arte da capa por Ana Santucci.
BIBLIOPRAIA – Neste mês de janeiro, a programação da Biblioteca Pública do Paraná continua concentrada no Litoral do Paraná, na praia de Caiobá, com o projeto Bibliopraia. São diversas atividades para todas as idades, com empréstimos de livros, contação de histórias, encontros focados no público 60+, entre outras atrações. O projeto segue até dia 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, no Condomínio Verão Maior, próximo ao Sesc.
SEÇÃO BRAILLE
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Operação Babá” | Classificação: Livre | Duração: 1h 30 minutos
“A Família do Futuro”| Classificação: Livre | Duração: 1h 35 minutos
“Dom Quixote, adaptação de Cléia Regina Ramos” | Narrativa em libras | Duração: 30 minutos
Dias: 6 a 31 de janeiro
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea (MAC Paraná)
Quarta Pública – No dia 15 de janeiro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a oficina “StreetScript: Estilização de letras e criação de tags”, que explora o processo de criação das assinaturas no grafite. Mais do que um nome, tag é a identidade visual do artista, uma marca distintiva presente em suas obras. Nesta oficina, os participantes poderão conhecer técnicas de estilização de letras e desenvolver sua própria tag, contribuindo para um mural coletivo da oficina.
Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Visitas guiadas em janeiro – As visitas acontecem todas as terças e quintas do mês de janeiro, das 14h às 15h30, com um grupo de até 15 pessoas. A participação será por ordem de chegada como forma de proporcionar uma experiência mais aprofundada para os visitantes do MCAA. As visitas guiadas são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.
“Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados, dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas, ainda presentes no cotidiano, em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada gratuita.
“Permanente” – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Oficina “A árvore museu” – No domingo (12) das 11h às 14h, o Núcleo Educativo do MUPA promove a atividade “A árvore museu”, destinada a crianças de 6 a 12 anos. Sem necessidade de inscrição prévia, a iniciativa será aberta ao público espontâneo durante o horário previsto. Durante a atividade, será oferecido um desenho interativo para colorir, contendo informações sobre algumas peças do acervo do museu. A partir desse material, as crianças serão convidadas a realizar um percurso investigativo pelas exposições em cartaz, explorando obras que tenham relação com o tema das árvores.
Oficina “Xanrí, Jogé e Pirá visitam o museu” – Na terça-feira (14) das 14h30 às 16h, o MUPA apresenta a atividade “Xanrí, Jogé e Pirá visitam o museu”, voltada para crianças de 3 a 6 anos. Inspirada por contos indígenas, a atividade explora histórias permeadas por animais que habitam rios, mares e florestas, repletas de significados culturais. As crianças serão convidadas a se locomoverem de formas divertidas e experimentais pelos espaços do museu, imitando os movimentos dos animais Xanrí (ave), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe), vivendo uma experiência única e criativa para explorar o museu de um jeito totalmente diferente. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.
Oficina de confecção de máscaras – Na quarta-feira, 15 de janeiro, das 14h30 às 17h30, o artista Bruno Romã conduzirá a atividade “Confecção de máscaras”, destinada a crianças a partir de 6 anos e adultos. A atividade começa com uma breve apresentação sobre o uso de máscaras em diferentes culturas. Em seguida, os participantes serão convidados a explorar sua criatividade confeccionando máscaras com materiais de papelaria. O objetivo é estimular a imaginação e proporcionar momentos de diversão ao criar e experimentar o uso das máscaras. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Oficina “Autorretratos gigantes” – Na quinta-feira (16), das 14h30 às 16h30, o MUPA promove o primeiro de dois encontros da atividade “Autorretratos gigantes”, destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A atividade começa com uma visita às exposições do museu para observar retratos e autorretratos, estimulando os participantes a refletirem sobre formas de autorrepresentação. Em seguida, cada participante terá a oportunidade de se representar artisticamente, criando e pintando um autorretrato em grande escala. As inscrições podem ser realizadas AQUI.
Oficina “Teatro de fantoche de meia” – Na sexta-feira (10) o MON promove a oficina “Teatro de fantoche de meia” em duas sessões, a primeira às 10h30 e a segunda às 14h30 (com interpretação de libras). Na atividade, os participantes são convidados a criar seu próprio fantoche de meia e contar novas histórias por meio dessa oficina de teatro. Para participar, é preciso adquirir o ingresso do museu diretamente na bilheteria ou pelo site.
Mediação Ásia – Na sexta-feira (10), às 15h, o MON realiza uma visita mediada à mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em exibição na sala 5. A exposição estabelece um diálogo entre obras milenares da coleção asiática do museu e trabalhos de artistas asiáticos contemporâneos. A atividade é livre para todos os públicos. Para participar, basta adquirir o ingresso de acesso na bilheteria física ou pelo site.
Ateliê de criação com giz – Na quarta-feira (15), a partir das 11h, com entrada permitida até as 15h30, os Ateliês de Criação estarão abertos, oferecendo um espaço cheio de propostas e ideias para explorar a criatividade ao máximo. A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. O ateliê tem capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente, com acesso por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer dentro do horário estabelecido para participar. A atividade conta com tradução em Libras.
Oficina “Cadáver Esquisito” – Na quinta-feira (16), às 14h30, com interpretação em Libras, acontece a atividade “Cadáver Esquisito”. Já ouviu falar desse jogo? Ele permite criar composições coletivas de forma divertida e inusitada. A atividade é voltada para crianças de 7 a 12 anos e está sujeita à lotação. Os ingressos, que dão direito à participação e à visita ao museu, podem ser adquiridos AQUI.
Mediação “Poty” – Na quinta-feira (16), às 15h, haverá visita guiada à exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, que apresenta a trajetória de um dos maiores artistas do Paraná e do Brasil. A mostra reúne cerca de 500 obras, um recorte das 4 mil peças doadas pela família do artista ao museu em 2022. Para participar, é preciso adquirir o ingresso comum de acesso na bilheteira física ou no site.
Miniauditório
Carlos Aupe & Evandro Rosa – Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, o Teatro Guaíra abre as atividades de 2025 com a apresentação dos cantores e compositores Carlos Aupe e Evandro Rosa. O show de voz e violão com canções originais dos artistas acontece no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos custam R$ 50,00, mas é possível garantir o ingresso solidário, com 50% de desconto, ao doar 1 kg de alimento não perecível. As entradas estão disponíveis no site DeuBalada.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governo do Paraná investiu R$ 199,2 milhões em programas de ciência e tecnologia em 2024
Published
29 minutos agoon
10 de janeiro de 2025By
O Governo do Paraná consolidou o investimento público no fortalecimento da ciência, alocando R$ 199,2 milhões em 10 chamadas públicas para programas e projetos estratégicos coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O valor representa 35,5% da dotação orçamentária do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, que destinou, no ano passado, R$ 561,6 milhões para diferentes iniciativas em todas as regiões do Estado.
O Fundo Paraná é composto, anualmente, por 2% da arrecadação tributária estadual. Os recursos são aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o financiamento de projetos em cinco áreas prioritárias: agricultura e agronegócios; biotecnologia e saúde; energias renováveis; cidades inteligentes; e economia, educação e sociedade.
As ações também devem estar alinhadas à transformação digital e ao desenvolvimento sustentável.
Denominados de encomendas governamentais, os 10 editais publicados pela Seti abrangem ações de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Para o Programa de Apoio à Infraestrutura das Universidades Estaduais (Proinfra), por exemplo, foram liberados R$ 153 milhões para 459 projetos de reformas, obras e manutenções das sete instituições de ensino superior ligadas ao governo estadual. Essa iniciativa tem foco na solução de desafios de acessibilidade para os câmpus, modernização de laboratórios e prevenção de incêndios, entre outras melhorias.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a ampliação de investimentos em ciência, incluindo a área de infraestrutura, é imprescindível para o avanço da sociedade em diversas áreas.
“A pesquisa científica impulsiona a inovação tecnológica e contribui para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo também um motor de desenvolvimento econômico, com impacto na geração de novos nichos de mercado e na formação de uma força de trabalho qualificada”, afirma.
Ele salienta que a ciência é um instrumento para um futuro mais sustentável e igualitário. “Ao fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento científico, estamos criando soluções para os desafios globais mais urgentes, como a crise climática, as doenças emergentes e a escassez de recursos naturais, além de focarmos em produzir soluções para as demandas da sociedade paranaense como um todo”, pontua o secretário.
MODERNIZAÇÃO – Pelo menos dois dos editais contemplaram, exclusivamente, propostas das universidades no âmbito da graduação, somando R$ 10,4 milhões, sendo R$ 5,5 milhões para o Programa de Pesquisa e Inovação Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação e R$ 4,9 milhões para o Programa de Fomento à Graduação.
O intuito é implementar novas metodologias de ensino e tecnologias interativas em salas de aula para enriquecer o processo pedagógico e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.
Os cursos de mestrado e doutorado foram beneficiados em uma das chamadas públicas, com um aporte de R$ 5 milhões. Por meio do Programa de Fomento à Pós-Graduação, as sete universidades elaboraram projetos para a modernização de ambientes acadêmicos, a aquisição de equipamentos e o custeio de atividades de pesquisa de professores e estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
O Programa de Fomento à Extensão Universitária recebeu R$ 9,7 milhões para o financiamento de projetos das universidades estaduais, incluindo eventos de divulgação científica, ações de cultura, entre outras iniciativas acadêmicas voltadas para a inclusão de ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento.
Outro destaque do pacote de encomendas governamentais de 2024 é o aporte de recursos para o fortalecimento da Rede de Laboratórios Multiusuários (Rimpp), com foco na ampliação da prestação de serviços tecnológicos disponibilizados. Ao todo, foram destinados R$ 6 milhões para modernizar a infraestrutura laboratorial compartilhada entre as sete universidades estaduais e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
ORÇAMENTO RECORDE – A dotação orçamentária do Fundo Paraná apresenta uma constante evolução, com aumento significativo nos recursos destinados ao fomento científico e tecnológico do Estado. O valor saltou de R$ 91,5 milhões em 2019 para R$ 561,6 milhões em 2024, o que corresponde a um incremento de 513% no fortalecimento de políticas públicas voltadas para o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
Segundo a coordenadora da Unidade Executiva do Fundo Paraná, Erika Juliana Dmitruk, o avanço da ciência, aliado ao fortalecimento de parcerias com o setor produtivo empresarial, tem se mostrado fundamental para transformar o conhecimento em soluções que beneficiam a sociedade e a economia.
“Ao estimular a colaboração entre universidades, centros de pesquisa e empresas, esse esforço impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, soluções inovadoras e competitividade, contribuindo para um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável”, destaca ela.
Esse aumento expressivo na disponibilidade de recursos para a ciência reflete o grau de prioridade do Governo do Estado para a pesquisa científica e tecnológica, que produz inovação e impulsiona a competitividade do Paraná, consolidando o Estado como um polo de excelência científica e tecnológica no Brasil.
A LOA 2025 prevê um aporte de R$ 541,4 milhões para o Fundo Paraná, com possibilidade de suplementação orçamentária ao longo do ano, a depender da geração de receitas tributárias do Tesouro Estadual.
Além da Seti, parte dos recursos do Fundo Paraná é aplicada em iniciativas da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
O Instituto de Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vinculado à Secretaria do Planejamento (SEPL), e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), ligado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), também desenvolvem projetos financiados pelo Fundo Paraná.
Fonte: Governo PR
Os efeitos da meditação na saúde é o tema do programa Assembleia Entrevista que estreia hoje
Governo do Paraná investiu R$ 199,2 milhões em programas de ciência e tecnologia em 2024
BPTran e Detran PR: Reunião discute melhorias na fiscalização e parcerias para o trânsito urbano no Paraná
103 novos policiais civis tomam posse e reforçam o efetivo da PCPR
Polícia Militar do Paraná apreende mais de sete mil cigarros eletrônicos em rodovia estadual na região sudoeste
PARANÁ
Governo do Paraná investiu R$ 199,2 milhões em programas de ciência e tecnologia em 2024
O Governo do Paraná consolidou o investimento público no fortalecimento da ciência, alocando R$ 199,2 milhões em 10 chamadas públicas...
Com impulso em carne bovina, Paraná mantém liderança em exportação de proteínas animais
Impulsionado pelo aumento percentual expressivo na exportação de carne bovina, que alcançou 56,8%, entre 2023 e 2024, o Paraná continua...
Entidades de 25 cidades vão receber prêmios de R$ 5 mil do Nota Paraná
Instituições sociais de 25 cidades de todo o Estado foram contempladas com prêmios de R$ 5.000 no primeiro sorteio de...
POLÍCIA
BPTran e Detran PR: Reunião discute melhorias na fiscalização e parcerias para o trânsito urbano no Paraná
Nesta sexta-feira, 10 de janeiro, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) recebeu uma reunião importante com a presença do...
103 novos policiais civis tomam posse e reforçam o efetivo da PCPR
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta sexta-feira (10), a posse de 103 novos servidores contratados para compor o...
Polícia Militar do Paraná apreende mais de sete mil cigarros eletrônicos em rodovia estadual na região sudoeste
Na madrugada desta sexta-feira (10), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizou a...
ENTRETENIMENTO
Gracyanne Barbosa confirma participação dela e de Giovanna no BBB 25: ‘Aguardem’
A aguardada estreia do Big Brother Brasil 25 promete movimentar os lares brasileiros com uma nova dinâmica de jogo e...
Com shape trincado, Jade Picon rouba a cena em Fernando de Noronha: ‘chill baby ‘
De biquíni fio-dental asa-delta, Jade Picon, de 23 anos, roubou a cena em Fernando de Noronha, nesta quinta-feira (9), e encantou...
Rafa Kalimann abre álbum de viagem romântica com Nattanzinho: ‘Mágica’
Rafa Kalimann, de 31 anos, publicou na noite desta quinta-feira (9), registros da recente viagem romântica que fez com o...
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
O Corinthians atrasou o pagamento dos salários de jogadores e comissão técnica referentes a janeiro. O vencimento, previsto para o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
ENTRETENIMENTO2 dias ago
Aline Wirley e Igor Rickli curtem praia com os três filhos, na Bahia: ‘Chegamos Bahia’
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘