NOVA AURORA

PARANÁ

Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas

Publicado em

O verão é uma estação marcada pelas altas temperaturas e, também, pelas chuvas características da época. No Litoral do Paraná, episódios de precipitação têm sido registrados nesta semana, mas sem frustrar a programação dos veranistas que continuam aproveitando as areias paranaenses.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas mais persistentes devem perder força a partir desta quarta-feira (8), quando é esperado um acumulado de 20 milímetros na região. “Nos próximos dias, a tendência é o tempo melhorar na maioria dos municípios, com exceção de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que ainda permanecem com 20 a 30 milímetros até quinta-feira (9)”, destaca o capitão Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil.

Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas.

A capitã Tamires Silva Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), reforça que a segurança dos banhistas começa com a escolha de locais monitorados e protegidos por guarda-vidas. “Procure sempre o local protegido por guarda-vidas. Obedeça à sinalização por bandeiras e placas, e supervisione constantemente as crianças, mantendo-as próximas e, no máximo, a um braço de distância. Além disso, se fizer consumo de álcool, não entre no mar”, orienta.

Durante os dias de chuva, o risco de raios exige atenção especial. “Em caso de descarga elétrica, o serviço de guarda-vidas será encerrado, o que será indicado com a bandeira dupla vermelha, sinalizando a interdição da praia. Nessa situação, é fundamental baixar os materiais de imediato e procurar um local seguro, longe de postes e árvores, preferencialmente uma edificação de alvenaria equipada com proteção contra descargas elétricas”, alerta a capitã.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva atendimento para moradores de Sabáudia e Pinhais

É preciso evitar ainda a proximidade de árvores e objetos metálicos altos, como guarda-sóis e cercas, que podem atrair raios. Caso esteja na água, a orientação é a saída imediata, já que a água salgada aumenta significativamente o risco de descargas elétricas.

O Corpo de Bombeiros está presente nas praias paranaenses com guarda-vidas atuando em solo, nos postos de atendimento e em toda a extensão de areia, além de equipes na água, em helicópteros e com o suporte de drones tecnológicos, garantindo a segurança dos veranistas em diferentes condições. Desde 14 de dezembro, os bombeiros já realizaram mais de 660 resgates no mar, sendo 44 casos de pessoas em situação de afogamento.

ALTERNATIVA – Para aqueles que preferem evitar a praia nos dias de chuva, o Governo do Paraná oferece alternativas de lazer na Arena do Verão Maior Paraná, localizada em Caiobá, na Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa. Uma das atrações é a Arena Gamer, que funciona das 15h às 21h, de terça a domingo, e conta com diversas plataformas de jogos eletrônicos à disposição dos visitantes.

Leia Também:  Estudo da UEL relaciona fatores ambientais de risco e acidentes com serpentes no Paraná

MONITORAMENTO – A Defesa Civil Estadual realiza trabalhos de monitoramento das condições climáticas em uma estrutura montada em Praia de Leste, com o acompanhamento diário. O monitoramento é baseado em informações do Simepar e de outros órgãos de meteorologia, como o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que são utilizados para o envio de alertas à população. 

Os alertas são enviados via SMS, WhatsApp ou Telegram. As pessoas devem se cadastrar para recebê-los no site da Defesa Civil do Paraná.

VERÃO MAIOR PARANÁ –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com duas oficinas, MON promove programação especial na mostra de Bispo do Rosário

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Edital de obra de recuperação no Contorno de Marialva atrai 12 participantes

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA