NOVA AURORA

PARANÁ

Com quase 2 mil nomes, UEL divulga 1ª convocação do Vestibular 2025 nesta sexta

Publicado em

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulga nesta sexta-feira (10), às 12h, a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, que deverá trazer 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação. O resultado será divulgado na página da Cops.

Pelo segundo ano seguido, a UEL e a Folha de Londrina organizam o Vestibafest reunindo estudantes, familiares e parceiros no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. Durante a festa será distribuído o Jornal do Vestibular contendo a lista dos aprovados na 1ª convocação.

Os futuros universitários serão recepcionados por graduandos, professores e servidores da UEL, em uma ação que tem o objetivo de acolher e orientar os novos alunos sobre a etapa de formação que dura entre quatro e seis anos, dependendo do curso de graduação. Instrutores do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) também participarão da acolhida.

A festa de recepção dos novos alunos conta com apoio de parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Núcleo do Calçadão da Acil, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Guarda Municipal (GM) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A movimentação terá início a partir das 11h, com recepção dos vestibulandos. A expectativa é de que estudantes dos mais de 50 cursos de graduação participem da festa de boas-vindas, proporcionando uma verdadeira experiência de interação entre ingressantes e universitários. 

Leia Também:  Governador defende resolução imediata para pôr fim à invasão de terras na região Oeste

Com o ingresso dos novos estudantes, a UEL reforça a campanha “Antes de Tudo, #EuRespeito”, que veda qualquer forma de trote violento ou vexatório. A Coordenadoria de Processos Seletivos recomenda que os estudantes aproveitem a festa considerando o intenso fluxo de pedestres no Calçadão e ainda a preservação do Patrimônio Histórico que representa os arredores do Teatro Ouro Verde. Dessa forma, a recomendação é evitar o uso de tintas, papel picado e qualquer material que possa sujar ou depredar o Calçadão Central.

VESTIBULAR – O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio.

Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.

Além do Vestibular, a universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.

MATRÍCULA – Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.

Leia Também:  Agricultura do Sul e do Sudeste unem-se em prol da qualidade da produção nacional

Confira o cronograma de 2025:

10 de janeiro

12h – Publicação do edital dos classificados na 1ª convocação

14h – Disponibilização de consulta da relação dos classificados no Processo Seletivo

17h – Disponibilização do Boletim de Desempenho do Candidato

13 a 21 de janeiro

14h (13/01) às 23h59 (21/01) – Pré-matrícula dos classificados na 1ª convocação

17h (13/01) às 17h (21/01) – Lista de Espera única. Declaração de interesse, via internet

23 de janeiro

17h – Publicação da lista dos candidatos que declararam interesse na Lista de Espera

27 de janeiro

12h – Publicação do edital dos classificados na 2ª convocação

27 a 31 de janeiro

14h (27/01) às 23h59 (31/01) – Pré-matrícula dos classificados na 2ª convocação

24 de março

Início das atividades acadêmicas do ano letivo 2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de 20 mil jogos para todas as idades: Arena Gamer é mais uma opção de lazer no Litoral

Published

on

By

Além das opções de lazer mais tradicionais da praia, os turistas e moradores que estão curtindo o Litoral do Paraná contam com uma Arena Gamer dedicada aos amantes dos jogos eletrônicos. A estrutura, que na temporada passada foi montada de forma inédita em Guaratuba, desta vez chega à Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e é aberta à comunidade, que pode usufruir de uma lista de mais de 20 mil jogos para todas as idades.

Nesta temporada, a Arena Gamer conta com 20 computadores de alta potência divididos em dois contêineres instalados na Avenida Atlântica, ao lado da Arena do Verão Maior Paraná de Caiobá. O projeto recebe incentivo do programa Proesporte, do Governo do Estado, é gerido em parceria com a Federação Paranaense de E-Sports e tem patrocínio das empresas paranaenses Copel, Enifler e Line Internet.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), Tiago Campos, a Arena Gamer foi uma inovação do Governo do Estado iniciada na última edição do Verão Maior do Paraná. “Neste verão, trouxemos essa estrutura para Caiobá, para que os turistas e a comunidade de Matinhos possam aproveitar essa modalidade de lazer que vem crescendo muito, que é o mundo dos esportes eletrônios”, afirmou.

Na avaliação dele, a oferta de atrativos variados é mais uma forma de impulsionar o turismo no Litoral paranaense. “Essa é mais uma ação que integra a ampla programação do Governo do Estado nesta alta temporada, que também inclui várias modalidades de atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais, aumentando as opções dos veranistas”, acrescentou Campos.

Leia Também:  Com alta procura, Celepar abre mais 50 vagas em curso de internet segura para idosos

COMO FUNCIONA – Os interessados podem ter acesso ao local e permanecer durante uma hora, com entrada de acordo com a ordem de chegada. O acesso é liberado mediante a doação de um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal específicos, que são repassados pela Prefeitura de Matinhos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cada semana, os itens a serem doados mudam. Até o próximo domingo (12), podem ser doados um pacote de macarrão ou um óleo de cozinha.

A entrada é permitida para crianças a partir de 4 anos e aquelas que tenham até 12 anos devem obrigatoriamente estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com limitação de acesso a determinados jogos de acordo com a classificação indicativa.

O presidente da Federação Paranaense de E-Sports, Diego Pereira, destacou o caráter familiar da Arena Gamer. “O legal é ver os pais e avós jogando junto com os filhos. Ainda mais quando o tempo está mais chuvoso, como costuma ser no verão, a Arena tem sido uma boa opção para as famílias que procuram um entretimento de qualidade e seguro”, disse.

Segundo Pereira, o apoio do Governo do Estado e dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar a continuidade da iniciativa. Isso porque para poder oferecer os jogos mais modernos foram necessários investimentos para garantir equipamentos de qualidade.

“O que estamos fazendo aqui é democratizar o acesso das pessoas a equipamentos robustos para que elas possam ter uma boa experiência com seus jogos prediletos. Temos desde os jogos mais antigos, dos anos 1980 e 1990, até aqueles que estão em evidência hoje e exigem mais das máquinas”, comentou o presidente da Federação Paranaense de E-Sports.

Leia Também:  Secretaria da Saúde confirma cinco novos casos de Mpox no Paraná

EVENTOS – No dia 26 de janeiro, a Arena Gamer sediará a próxima edição do Paraná Gaming Tournament, uma competição de jogos eletrônicos que contam com uma ampla base de jogadores em nível mundial, como League of Legends e Valorant. Na programação, também serão promovidos minitorneios para a população, festival de cosplay, oficinas de desenvolvimento de jogos e desafios, unindo o esporte tradicional ao esporte eletrônico.

A Arena Gamer foi montada em 28 de dezembro e segue em atividade até 2 de fevereiro. O espaço funciona das 15h às 21h na Avenida Atlântica, número 891.

Confira quais as doações devem ser feitas para garantir direito ao uso do espaço em cada período:

6 a 12 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

13 a 19 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

20 a 26 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

27 de janeiro a 2 de fevereiro: 1 caixa de leite ou 1 lata de leite em pó

VERÃO MAIOR PARANÁ –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA