NOVA AURORA

PARANÁ

Com quase 2 mil nomes, UEL divulga 1ª convocação do Vestibular 2025 nesta sexta

Publicado em

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulga nesta sexta-feira (10), às 12h, a lista da 1ª convocação do Vestibular 2025, que deverá trazer 1.956 nomes de candidatos aprovados, distribuídos em 53 cursos de graduação. O resultado será divulgado na página da Cops.

Pelo segundo ano seguido, a UEL e a Folha de Londrina organizam o Vestibafest reunindo estudantes, familiares e parceiros no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. Durante a festa será distribuído o Jornal do Vestibular contendo a lista dos aprovados na 1ª convocação.

Os futuros universitários serão recepcionados por graduandos, professores e servidores da UEL, em uma ação que tem o objetivo de acolher e orientar os novos alunos sobre a etapa de formação que dura entre quatro e seis anos, dependendo do curso de graduação. Instrutores do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) também participarão da acolhida.

A festa de recepção dos novos alunos conta com apoio de parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Núcleo do Calçadão da Acil, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Guarda Municipal (GM) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A movimentação terá início a partir das 11h, com recepção dos vestibulandos. A expectativa é de que estudantes dos mais de 50 cursos de graduação participem da festa de boas-vindas, proporcionando uma verdadeira experiência de interação entre ingressantes e universitários. 

Leia Também:  Inscrição de processo seletivo do Formadores em Ação nos Municípios é prorrogada

Com o ingresso dos novos estudantes, a UEL reforça a campanha “Antes de Tudo, #EuRespeito”, que veda qualquer forma de trote violento ou vexatório. A Coordenadoria de Processos Seletivos recomenda que os estudantes aproveitem a festa considerando o intenso fluxo de pedestres no Calçadão e ainda a preservação do Patrimônio Histórico que representa os arredores do Teatro Ouro Verde. Dessa forma, a recomendação é evitar o uso de tintas, papel picado e qualquer material que possa sujar ou depredar o Calçadão Central.

VESTIBULAR – O Vestibular 2025 representou a primeira experiência da UEL com o novo modelo de concurso realizado em fase única, de dois dias, com provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro. O novo sistema teve o objetivo de modernizar e adequar o conteúdo às mudanças curriculares implantadas no Ensino Médio.

Ao todo o Vestibular registrou 16.338 inscritos, sendo 13.306 provenientes de municípios paranaenses. Outros 2.344 vieram do estado de São Paulo e 688 de outras unidades da federação.

Além do Vestibular, a universidade oferece este ano outras 1.224 vagas que deverão ser preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da Prova Paraná Mais.

MATRÍCULA – Os aprovados nesta 1ª convocação precisam se atentar para os prazos, a começar pela realização da pré-matrícula, que precisa ser feita no Portal do Estudante de Graduação, entre 13 de e 21 de janeiro. As atividades acadêmicas de 2025 terão início no próximo dia 24 de março. Já os candidatos não convocados nesta sexta-feira devem manifestar interesse pela vaga na lista de espera para a 2ª convocação, que será aberta no dia 13 de janeiro. A 2ª convocação será divulgada no dia 27 de janeiro.

Leia Também:  Sanepar disponibiliza sistema de monitoramento de bacias para Defesa Civil

Confira o cronograma de 2025:

10 de janeiro

12h – Publicação do edital dos classificados na 1ª convocação

14h – Disponibilização de consulta da relação dos classificados no Processo Seletivo

17h – Disponibilização do Boletim de Desempenho do Candidato

13 a 21 de janeiro

14h (13/01) às 23h59 (21/01) – Pré-matrícula dos classificados na 1ª convocação

17h (13/01) às 17h (21/01) – Lista de Espera única. Declaração de interesse, via internet

23 de janeiro

17h – Publicação da lista dos candidatos que declararam interesse na Lista de Espera

27 de janeiro

12h – Publicação do edital dos classificados na 2ª convocação

27 a 31 de janeiro

14h (27/01) às 23h59 (31/01) – Pré-matrícula dos classificados na 2ª convocação

24 de março

Início das atividades acadêmicas do ano letivo 2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  DER/PR vai investir quase R$ 1 milhão para recuperar ruas de Tamboara

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Curitiba, Maringá e Cascavel são os vencedores dos Jojups 2024

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA