NOVA AURORA

PARANÁ

Shows do Verão Maior Paraná terão transmissão de emissoras nacionais

Publicado em

Os shows do Verão Maior Paraná terão transmissão em rede nacional pelas emissoras Band, SBT e TV Paraná Turismo, além das rádios Band e Nativa FM. Dos 33 shows gratuitos no Litoral do Estado, 12 serão transmitidos, ampliando o alcance da programação cultural promovida pelo Governo do Paraná para todo Brasil. As primeiras transmissões já acontecem nesta sexta-feira e sábado (10 e 11).

O SBT irá transmitir seis shows ao todo, um a cada sexta-feira, entre janeiro e fevereiro, a partir das 22 horas. O primeiro deles acontece nesta sexta-feira (10), com apresentação do grupo de pop rock Jota Quest. Na sequência, a emissora transmite os shows de Gustavo Mioto (17/01), Alexandre Pires (24/01), Sorriso Maroto (31/01), João Bosco & Vinícius (07/02) e Guilherme & Benuto (gravado, com transmissão em 14/02).

Já a Band transmitirá seis shows, aos sábados, sendo quatro deles ao vivo e outros dois gravados, também a partir das 22h. São eles: Péricles (11/02), Guilherme e Santiago (18/01), César Menotti & Fabiano (25/01) e Luan Santana (01/02), todos ao vivo; e Matheus e Kauan (08/02) e Michel Teló (15/02), gravados dentro da programação do Verão Maior Paraná. Os shows acontecem na Arena Verão Maior Caiobá, em Matinhos.

A TV Paraná Turismo transmitirá os shows de sexta e sábado. A programação da emissora está disponível no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. O sinal também alcança todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo. A TV também está expandindo sua cobertura para novas regiões do Paraná com a instalação de transmissores.

Leia Também:  Governo inaugura reforma pós-vendaval e investe para ampliar atendimento da Unioeste

PROGRAMAÇÃO – Moradores e veranistas que passarem pelas praias de Matinhos e Pontal do Paraná vão acompanhar a maior programação de shows gratuitos do Brasil. A expectativa é que a edição 2024/2025 supere a anterior, em que cerca de 1 milhão de pessoas assistiram às 23 atrações nacionais que se apresentaram no Litoral do Estado.

Também vão passar pelas areias paranaenses Titãs, Rio Negro & Solimões, Fernando & Sorocaba, Zezé di Camargo & Luciano, Eduardo Costa, Loubet, Sambô, João Haroldo & Betinho, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

Outra novidade são os palcos, maiores que a edição passada. Além das dimensões, com quase 40 metros de largura, as estruturas contarão com torres de delay (que garantem a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), camarotes, house mix (casa de mixagem) e tendas de alimentação. Em Matinhos, também haverá um estúdio de TV para as transmissões.

As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.

Leia Também:  Saúde reforça necessidade de doações de sangue para manter estoque no Carnaval

ESPORTE E LAZER – A programação do Verão Maior Paraná conta, ainda, com atividades esportivas e de lazer espalhadas em vários pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e em São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste. Cada posto tem profissionais prontos para atender a população com aulas de ginástica, dança, recreação, competições esportivas e gincanas.

A previsão é que o Estado atraia um volume recorde de turistas ao longo da estação. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 120 milhões na preparação do Verão Maior Paraná, tanto nas praias do Litoral, quanto nas praias de água doce da região Noroeste.

SUNSET – Assim como em outras edições, o Verão Maior Paraná também terá shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset, tanto nas areias do Litoral quanto do Noroeste do Estado. A programação seguirá até o fim da temporada com atrações de terça a domingo, sempre a partir das 18h30, apresentando uma mistura de gêneros como rock, samba, sertanejo, MPB e reggae.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Missão internacional reforça metodologias de ensino a distância das universidades estaduais

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Governo define diretrizes do novo ciclo de planejamento do Estado e amplia transparência

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA