NOVA AURORA

PARANÁ

Estado vai reforçar segurança durante os shows do Verão Maior Paraná no Litoral

Publicado em

O Governo do Estado vai reforçar a segurança para que o público aproveite com tranquilidade os shows do Verão Maior Paraná, que começam neste fim de semana em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral. Nesta terça-feira (7), a Secretaria de Estado da Segurança Pública reuniu as forças para alinhar as ações e garantir um ambiente seguro quem estiver curtindo as apresentações, que são gratuitas.

O encontro de alinhamento reuniu a Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, que farão um trabalho integrado nos locais das apresentações, que acontecem nas arenas montadas próximo ao Pico de Matinhos e no Centro de Eventos Mirassol, em Pontal do Paraná.

As forças de segurança pública do Estado preparam uma série de medidas de monitoramento, fiscalização e logística nas regiões que concentrarão o maior número de pessoas.

“Avaliamos todas as condições para os dias de shows para desenvolver um trabalho integrado entre as forças de segurança. Temos todo um plano de evacuação, se for necessário, e um plano de segurança que envolve também a Secretaria da Saúde, com ambulâncias disponíveis nos locais de show”, explicou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

“Teremos reforço no policiamento, no Corpo de Bombeiros e na estrutura de saúde do Litoral. Tudo está sendo organizado entre as secretarias para receber esse público da forma mais segura possível”, ressaltou.

Serão 33 shows ao longo da temporada, com 28 artistas, bandas e atrações de diferentes estilos no Litoral. Nesta sexta-feira (10) a banda Jota Quest sobe no palco de Matinhos, e o pagodeiro Péricles se apresenta em Pontal do Paraná. No sábado (11), Péricles retorna para mais uma apresentação, desta vez em Matinhos, enquanto o sertanejo Loubet toca em Pontal. No domingo (12) é a vez da dupla Matheus & Kauan embalar o público em Matinhos.

A expectativa é superar o público dos shows do ano passado, que reuniram mais de 1 milhão de pessoas no Litoral. A estimativa é de receber em média de 25 mil a 40 mil pessoas por show, com alguns deles podendo superar o público de 150 mil pessoas. O objetivo do trabalho integrado das forças de segurança é repetir o sucesso da operação de 2023/24, que apesar do grande número de pessoas assistindo, não teve registro de ocorrências durante os shows.

Leia Também:  50 municípios já confirmaram adesão à caminhada que Estado promoverá contra o feminicídio

REFORÇO POLICIAL – A PMPR vai contar com um grande reforço no efetivo no perímetro dos show, além de cuidar do bloqueio das ruas do entorno. A corporação vai atuar com policiais com moto, cavalaria, módulos móveis com patrulhamento e plataforma de observação elevada com câmeras de identificação. Um helicóptero do Projeto Falcão também será usado antes e durante a dispersão dos shows.

“Além do efetivo já mobilizado para o Verão Maior Paraná rotineiramente, nos fins de semana de shows, um número maior de policiais será destacado para garantir a segurança de toda a população que estiver presente nos eventos”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.

Ele orienta que o público adote medidas de segurança para evitar incidentes. “As pessoas podem trazer o seu cooler de bebidas, mas pedimos que evitem trazer vidros, porque podem ser arremessados para machucar outras pessoas ou ela própria pode se ferir. Nossa orientação é não trazer nenhum tipo de bebida em embalagem de vidro”, explicou.

Outra orientação é em relação ao trânsito. Um estacionamento deve ficar disponível próximo à arena de Matinhos, que geralmente concentra um público maior, para que as pessoas deixem o seu veículo. Elas terão o suporte da Polícia Militar para chegar a pé até o local do evento.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA – Uma das medidas para garantir segurança do público que aproveita o Verão Maior Paraná é a implantação de saídas de emergência e pontos de gerenciamento de crise nos locais de show. Serão 12 saídas de emergência ao longo de toda a estrutura de Matinhos e seis em Pontal do Paraná, que serão organizadas com apoio dos brigadistas.

Embora nenhum incidente no mar tenha sido registrado no ano passado, guarda-vidas também serão destacados para atuar nos horários de show. Em caso de emergências, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Matinhos e Shangrilá vão funcionar como referência para o atendimento.

Em casos de média e alta complexidade, um helicóptero ficará à disposição para fazer o deslocamento até o Hospital Regional de Paranaguá.

Leia Também:  Portos do Paraná busca aprimorar estratégias de inovação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que a corporação acompanha desde o início da montagem das estruturas, com a liberação do alvará para a realização dos shows. “Com isso, temos todas as dimensões de segurança, para possíveis evacuações em caso de acidentes ou se acontecer alguma situação particular dentro do evento”, disse.

“O Corpo de Bombeiros também estará no local com ambulâncias do Siate, e teremos à disposição uma aeronave própria para atendimento a vítimas, caso ocorra algum tipo de acidente. Estaremos ainda com guarda-vidas nos postos, caso alguma eventualidade ocorra na água”, destacou. “Também faremos um trabalho em conjunto com a Defesa Civil para ter uma atuação imediata na decisão de continuar ou não o show se houver chuvas ou tempestades”.

METEOROLOGIA – A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também fará o acompanhamento em tempo real da situação climática nos dias de evento. Se houver necessidade, serão emitidos alertas via SMS e WhatsApp pelo menos seis horas antes dos shows. Além disso, os superpostes instalados na obra da Orla de Matinhos contam com para-raios para reforçar a segurança dos veranistas.

Em casos de eventos climáticos extremos, podem ser emitidos alertas através do Cell Broadcast. O sistema, que foi testado no ano passado em Morretes e União da Vitória, envia mensagem diretamente ao celular de quem está no perímetro da cidade, sem necessidade de inscrição prévia e sobrepondo-se aos aplicativos do aparelho.

“Faremos um trabalho junto com o Simepar, para que possamos fazer a verificação das condições de chuva, raios e rajadas de vento que possam impactar na realização ou não desses shows”, ressaltou o major Marcos Vidal, da Defesa Civil Estadual.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Portos do Paraná busca aprimorar estratégias de inovação

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  50 municípios já confirmaram adesão à caminhada que Estado promoverá contra o feminicídio

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA