PARANÁ
Serviço essencial: empregados do saneamento comemoraram novo ano trabalhando
Publicado em
1 de janeiro de 2025por

Operando 168 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e 265 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Paraná, a virada do ano na Sanepar foi comemorada por diversos empregados em seus postos habituais de trabalho. Eles são trabalhadores dessas estações ou de laboratórios de análise, da área de manutenção, de gestão de serviços, de transporte, de controle operacional, de comunicação, de segurança e de emergências ambientais. Em escala, eles se revezam para que os serviços de saneamento sejam mantidos ininterruptamente ou atuam para atender demandas específicas como no Litoral, por exemplo, onde a produção de água pode chegar a 120% de aumento em relação ao volume normal.
Na região, a escala de trabalho no réveillon é feita pelos coordenadores Joilson dos Passos e Rodrigo Gimenes da Silva. Eles contam que o planejamento leva em consideração a demanda sazonal, a especificidade de cada posto de trabalho, a disponibilidade, experiência e conhecimento dos empregados. “A rotina de trabalho fica bastante alterada. Por isso, equipes da área comercial, do administrativo do Litoral e de operação e manutenção de outras cidades de juntam, num grande esforço conjunto para que exista pessoal trabalhando em todas as funções necessárias”, explica Rodrigo.
Joilson conta que devido à complexidade dos trabalhos, os treinamentos e capacitações vão ocorrendo durante o ano, com protocolos de segurança do trabalho e sempre com um líder da equipe no comando. “O líder é o mestre, o empregado mais experiente, mas quem está no apoio também precisa estar apto a desempenhar a função”, explica.
“No Litoral, existe muita proatividade entre os empregados e é comum quem se disponibilize a trabalhar em funções variadas de seu posto costumeiro, auxiliando na operação de estações, no campo e no controle operacional durante a temporada. Nossos colegas são comprometidos com resultados e quando acaba uma Operação Verão já se inicia o planejamento da próxima”, conta o coordenador.
ESSENCIAIS – Uma das escaladas para atuar no plantão da virada foi Elizabete do Rocio Luciano, lotada na Gerência de Produção de Água, em Curitiba, no maior Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar. Há quase 10 anos na empresa e cumprindo plantões há nove anos, ela faz parte da equipe que atua na administração dos níveis dos reservatórios de água tratada e de pressão em toda a malha de distribuição do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que envolve o abastecimento de 3,6 milhões de moradores de Curitiba e Região Metropolitana, cujo consumo é de cerca de 770 milhões de litros de água por dia.
“Durante a noite e a madrugada, operamos questões essenciais no CCO para que tudo relacionado ao abastecimento amanheça funcionando plenamente ou sejam encaminhadas resoluções de maneira ágil se identificamos alguma anormalidade. É um trabalho humano, insubstituível e fundamental, que nenhuma inteligência artificial pode fazer sozinha”, disse Elizabete.
“A inteligência artificial nos auxilia, mas é apenas um apoio. Com meus filhos, comemoraremos a chegada do ano novo depois. Eles estão acostumados com minha rotina de escala e entendem a importância do meu trabalho. É gratificante saber que, como os hospitais, os bombeiros, os policiais, eu também atuo em algo fundamental para a vida da população”, conta Elizabete.
Outro trabalhador da Sanepar na virada foi Auri Cybulski, operador das duas Estações de Tratamento de Água de Guarapuava. “Estou na empresa faz 17 anos e trabalho em escala há 12 anos. Quando minha escala cai numa festividade, como a de Ano Novo, minha família ajusta o horário da ceia, fazemos mais cedo e eu participo até o horário de vir trabalhar. É minha rotina estar à meia-noite no serviço e eu entendo a importância da água tratada para as pessoas todos os dias. Sei do valor dessa atividade e da necessidade de nunca pararmos”, afirma Auri.
PLANEJAMENTO – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, como a Sanepar fornece serviços essenciais para a população durante o ano todo, os trabalhos ligados ao fornecimento de água e ao esgotamento sanitário funcionam 24 horas por dia, sem cessar, incluindo finais de semana e feriados. “Há um planejamento para que os processos de água e de esgoto continuem funcionando em todos os momentos, em todas as 346 cidades que atendemos”, afirma.
“Temos condições específicas de trabalho para as emergências, com a maior prontidão possível de pessoal e equipamentos para essas situações e modificamos o que seria habitual para que os trabalhos tenham continuidade e eficiência. Durante o verão, por exemplo, nossos empregados lotados no Litoral não tiram férias, muitos são remanejados de uma área para outra e mesmo de uma cidade para outra buscando atender a população que aumenta exponencialmente com a vinda dos turistas para as praias”, diz.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
Published
6 horas agoon
17 de abril de 2025By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município.
Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.
“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba.
MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.
As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.
“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.
DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.
Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen.
No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’

Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
PARANÁ


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...


Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....


Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
Bianca Biancardi, de 28 anos, encantou os seguidores ao publicar um novo clique fofo com a sobrinha Mavie, de 1...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA3 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil