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Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

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Milhares de pessoas se deslocam ao litoral paranaense durante a temporada em busca de praias limpas, descanso e lazer. Para atender uma população estimada em mais de 4 milhões de pessoas entre dezembro e janeiro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reforça todo o seu sistema de produção, tratamento, reservação e distribuição de água nas cidades litorâneas onde atua – Morretes, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

“A produção de água aumenta aproximadamente 60% durante a alta temporada. De 27 de dezembro a 5 de janeiro, chegamos a produzir 100%, 120% a mais do que o normal. A estrutura do sistema é toda reprogramada para estes dois meses”, disse o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral, Fabio Basso.

Ele explica que estações de tratamento de água como a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e Saí-Guaçu, em Guaratuba, que normalmente funcionam até 18 horas por dia, passam a operar 24 horas ininterruptas.

Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz, a Sanepar está com sete contêineres na região nos pontos mais críticos, que são os finais de redes de água.

“Esses contêiners são abastecidos por caminhões-pipa e têm uma bomba e um dispositivo de comunicação e controle que identifica a necessidade de acelerar ou reduzir a bomba. Temos técnicos de plantão 24 horas por dia, que atuaram mesmo no dia 25 de dezembro e que atuarão em 1º de janeiro, permanecendo dentro das unidades da Sanepar para resolver qualquer problema da forma mais rápida possível”, ressaltou Muniz.

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Ele orienta sobre a importância da agilidade no trabalho da Companhia. “Quando a população visualizar um veículo da Sanepar, pedimos que seja dada prioridade de passagem, lembrando que aquela pessoa está ali a trabalho, de plantão, fazendo um atendimento que é essencial para o abastecimento, para a eficiência do serviço”, alerta.

Neste período do ano, tanto os sistemas de tratamento e de distribuição de água quanto aos de recalque de esgoto funcionam com sua capacidade máxima.

Fabio Akira Schiling, que trabalha na Coordenação de Redes, responsável por garantir a distribuição de água, conta que o trabalho para o verão tem um planejamento iniciado muito tempo antes.

“Nós nos organizamos o ano todo para atender com qualidade os veranistas, todo o pessoal que trabalha nas redes, no tratamento de água, no atendimento aos clientes. A preparação é fundamental porque temos bastante trabalho quando chega esta época” ressaltou.

Ele acrescenta que também há o suporte importante de empregados que vêm de outras cidades. “Sem eles não seria possível dar conta de toda a demanda que temos num período tão curto, sempre precisamos de um efetivo maior. Somando, juntos, a gente consegue fazer um trabalho mais completo”, comenta Schiling.

ESGOTO – Anderson Divino Musso, empregado da Gerência Eletromecânica da Sanepar no Litoral, explica que esta área é responsável pelo recalque de todo o esgoto gerado, feito através de bombas submersas que ficam a até oito metros de profundidade em alguns pontos.

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Nesta época do ano também são feitas intervenções para manutenção nesses locais, principalmente devido ao acúmulo de uma variedade de objetos, como roupas, panos, brinquedos, que acabam chegando no esgoto.

“Esse material entope as bombas, trava, reduz a capacidade, causa extravasamento de esgoto nas vias. A grande dificuldade é que temos equipamentos de até uma tonelada e, para fazer algumas intervenções, é preciso mobilizar várias pessoas, veículo próprio, muitas vezes é preciso paralisar o sistema de água para fazer esses serviços, que podem durar horas. Até mesmo o trânsito, que nesta época é muito mais intenso, faz com que a gente demore muito mais tempo para chegar aos locais de manutenção”, diz Musso.

Ele conta que, por isso, já no início do ano, as equipes iniciam o trabalho de manutenção preventiva e corretiva visando o perfeito atendimento durante a temporada. Após o Carnaval, é iniciada a avaliação de todos os equipamentos e estruturas do Litoral.

“Paralelamente, a Sanepar já inicia os ajustes para contratação de geradores para as unidades de tratamento e distribuição de água e para recalque de esgoto bruto e tratamento, a fim de garantir funcionamento ininterrupto e atendimento de qualidade. Estamos aqui para atender e proporcionar à população que vem usufruir do Litoral só grandes alegrias, para iniciar 2025 com os ânimos revigorados”, diz.

Fonte: Governo PR

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PARANÁ

Guarda-vidas estão preparados para atender banhistas com ferimentos de águas-vivas e caravelas

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O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) registra aumento de mais de 900% nos casos de queimaduras por águas-vivas e caravelas no litoral do estado e reforça orientações a banhistas. O dado refere-se ao período de 14 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

De acordo com a capitã Tamires Pereira, não há como prevenir a presença de águas-vivas e caravelas, pois esses animais estão em seu ambiente natural. “Os cuidados que podemos adotar são minimizar a área de contato, utilizando roupas de proteção como lycra de manga comprida e calções, além de evitar o banho de mar para crianças, idosos e pessoas alérgicas em momentos de maior incidência”, orienta a capitã.

A diferença entre águas-vivas e caravelas é perceptível tanto pelo aspecto visual quanto pelo tipo de lesão. As águas-vivas são transparentes e difíceis de serem vistas, enquanto as caravelas flutuam na superfície e apresentam formato semelhante a pequenos balões. Enquanto as queimaduras das águas-vivas são leves e deixam marcas arredondadas, as caravelas provocam lesões mais intensas em forma de filamentos. Identificar o causador do acidente ajuda no atendimento inicial.

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Em casos de queimaduras, deve-se sair imediatamente do mar, evitar coçar a área afetada e lavar abundantemente com água salgada. A orientação é procurar o posto de guarda-vidas mais próximo, onde os profissionais estão preparados para aplicar vinagre no local da queimadura, aliviando o desconforto.

Com postos distribuídos ao longo do litoral, o Corpo de Bombeiros está equipado para prestar o suporte necessário e encaminhar os casos mais críticos aos hospitais. “Esse atendimento inicial pode prevenir complicações e garantir que a vítima aproveite o restante do dia com segurança”, destaca a capitã Tamires.

Para os casos mais graves, em que a vítima apresenta sintomas como náuseas, dor de cabeça ou dificuldade respiratória, é essencial buscar atendimento médico.

POSTOS – O Litoral do Estado teve aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atuará na região distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

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VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

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