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Estado distribuiu mais de 366 milhões de medicamentos, soros e vacinas em 2024

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Para garantir o abastecimento de medicamentos, soros e vacinas para as 22 Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), distribuiu em 2024 mais de 366 milhões de unidades desses insumos, o que corresponde a cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, o Paraná promoveu avanços significativos na Assistência Farmacêutica, incluindo a modernização da infraestrutura e a ampliação do acesso da população aos medicamentos com expansão do programa Remédio em Casa e a adoção de tecnologias digitais para otimizar o atendimento.

A rede estadual conta com 23 farmácias distribuídas nas 22 Regionais de Saúde (RS), atendendo mais de 485 mil usuários cadastrados para o recebimento de 316 itens padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). De janeiro a novembro de 2024 foram realizadas mais de 30 mil consultas farmacêuticas para orientar os pacientes sobre a forma correta de uso do medicamento e aspectos relacionados à sua condição clínica, facilitando a adesão ao tratamento e o alcance do resultado terapêutico.

O acesso aos medicamentos CEAF se dá através das Farmácias das Regionais de Saúde do Estado e também em farmácias municipais. No ano passado, 370 municípios ofereciam os medicamentos desse grupo. Neste ano, o número subiu para 383, abrangendo 96% das cidades do Paraná.

“O fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Paraná reflete o compromisso do Governo do Estado em garantir saúde e dignidade à população. Cada medicamento entregue, seja em casa ou nas farmácias da rede, representa cuidado e acesso ao tratamento necessário. Estamos ampliando e modernizando os serviços para atender cada vez melhor os paranaenses”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

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REMÉDIO EM CASA – Desde 2019, o número de pacientes cadastrados no programa Remédio em Casa cresceu 639%, passando de 3.653 para mais de 27.000 usuários em 2024. Em comparação com 2023, quando o programa atendia cerca de 18 mil pessoas, o aumento foi de 50%. Desse programa constam 49 itens de uso contínuo (exceto os de controle especial ou que necessitam de refrigeração) que podem ser entregues na residência dos usuários, promovendo segurança e conforto aos pacientes.

O Remédio em Casa está implantado em seis Regionais de Saúde (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa) e atende os usuários residentes nesses municípios.

Outro destaque foi a modernização da rede de frio para conservação de medicamentos, soros e vacinas. A Sesa investiu R$ 2,5 milhões na aquisição de 64 câmaras de refrigeração científicas, para armazenar materiais que necessitam de uma temperatura exata, e implantou três câmaras frias nas Regionais de Saúde de Cascavel e União da Vitória, aumentando a capacidade de armazenamento de produtos refrigerados. Além disso, o monitoramento de temperatura em tempo real recebeu um investimento adicional de R$ 455 mil.

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“A modernização da rede de frio é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos, soros e vacinas destinados à população paranaense”, diz Deise Pontarolli, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Sesa. “Esses investimentos refletem o compromisso da Secretaria da Saúde em manter um armazenamento adequado, no que diz respeito a produtos sensíveis à temperatura, e fortalecer a logística da assistência farmacêutica em todas as regiões do Estado”, ressaltou.

Por meio do Incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica (IOAF), a Sesa repassa R$ 21 milhões aos municípios em 2024. Esses recursos serão destinados à modernização das farmácias e centrais de abastecimento farmacêutico, incentivando a melhoria e a ampliação dos serviços oferecidos à população.

DIGITAL – O Paraná segue investindo em tecnologia por meio do sistema Farmácia do Paraná Digital, que permite cadastro e envio remoto de documentos para solicitação e renovação de medicamentos. Disponível para os municípios-sede das Regionais de Saúde, o serviço eliminou processos em papel e promoveu maior agilidade e acessibilidade aos usuários. Desde sua implantação em outubro de 2021, mais de 21 mil cadastros foram realizados pela plataforma.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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