15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais instalados no Litoral

    Publicado em

    Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para a população em grandes painéis digitais instalados em pontos centrais do Litoral paranaense, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A iniciativa é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e integra o pacote de ações lançado neste sábado (21) pelo Governo do Estado para a temporada 2024-2025 do Verão Maior Paraná.

    O equipamento trará também informações sobre a previsão do tempo para as próximas horas e próximos dias, detalhamento da umidade, temperatura e muitas curiosidades meteorológicas. Haverá, ainda, telas com atualizações sobre o andamento da obra da Ponte de Guaratuba e detalhes da programação de shows do Verão Maior.

    Os  painéis foram instalados na da praia Central de Guaratuba; no balneário Shangri-lá, próximo à arena de shows de Pontal do Paraná; e na região do Molhe de Matinhos, ao lado da Avenida Paraná. De acordo com o presidente do Simepar, Paulo de Tarso, o projeto faz com que autarquia, referência nacional em questões climáticas, esteja cada vez mais perto da população.

    Leia Também:  Com demanda crescente no mundo, Paraná deve produzir 19 milhões de toneladas de milho

    “As atualizações em tempo real do nosso site serão colocadas de forma dinâmica nas telas dos painéis para que todos possam ver as informações e curiosidades enquanto aproveitam o merecido descanso no Litoral do nosso Estado”, diz.

    ESTRUTURA – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, situações como incêndios e secas.

    No site do órgão estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. É possível consultar a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná, além de visualizar imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).

    Leia Também:  Saúde apresenta cadernetas de idosos, gestantes e crianças a cidades do Norte e Noroeste

    PREVENÇÃO – Ficar atento à previsão do tempo pode ajudar nos cuidados com a saúde. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Acácia Nasr, lembra dos riscos que a exposição a altos níveis de radiação ultravioleta e a baixa umidade podem acarretar.

    “A radiação ultravioleta é fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, queimaduras solares, fotoenvelhecimento e danos oculares como a catarata e o pterígio. Já a baixa umidade pode comprometer a função respiratória devido ao ressecamento das vias aéreas”, ressalta.

    “É importante lembrar que os raios ultravioleta podem refletir na areia e na água, sendo importante associar todas essas medidas”, complementa Acácia.

    VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o verao.pr.gov.br. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

    Published

    on

    By

    O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

    Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

    Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

    Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.

    Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

    Leia Também:  Fotógrafo Wagner Melo explora espaços urbanos na residência do Alfredo Andersen

    “Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

    Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

    “As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.

    “Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

    Leia Também:  Com demanda crescente no mundo, Paraná deve produzir 19 milhões de toneladas de milho

    OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

    No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

    As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

    Serviço:

    Data: 17/04, quinta-feira

    “Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”

    Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

    “Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

    A partir das 13h

    Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

    Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

    Acompanhem a programação do Palacete AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA