14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Cerveja de Foz do Iguaçu ganha prêmio nacional e reforça vocação do Paraná no setor

    Publicado em

    O Paraná conquistou um novo título na 4ª Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) neste mês, em São Paulo. A Canoa Quebrada, cerveja produzida pela 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (Oeste), conquistou a medalha de prata no concurso, que reuniu cerca de 1.060 rótulos de 135 cervejarias brasileiras.

    Com a nova premiação, o Estado consolida posição de destaque no segmento, reforçando também sua marca no turismo cervejeiro. Segundo dados da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), desde 2019 o Estado já conquistou mais de 240 medalhas e premiações no Festival Brasileiro da Cerveja – o maior do ramo no País, graças aos muitos rótulos artesanais de qualidade.

    Neste ano a Sabores do Malte, de Maringá (Noroeste), também recebeu um título de destaque: foi eleita pela primeira vez como a melhor cervejaria no Concurso Brasileiro de Cerveja, realizado em Blumenau. 

    Para Luana Ponciano, chefe do Departamento de Turismo Gastronômico do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor, as premiações mostram o quanto o Estado está se destacando nesse nicho turístico.

    “Podemos dizer que hoje as cervejarias paranaenses já têm um olhar mais qualificado para o turismo, entendendo as questões que envolvem um roteiro, por exemplo. Basta ver como muitas delas já oferecem visitas guiadas em suas fábricas, criando uma experiência em meio à produção, degustação e harmonização das bebidas, transformando o produto em um atrativo turístico”, afirmou.

    Leia Também:  UEM tem mais de 33 mil inscritos no Vestibular de Verão e PAS 2024

    De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), em 2024 o Paraná se estabeleceu como um dos estados com maior número de empresas do segmento, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

    Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, assim como o segmento gastronômico, que é um dos que mais chama atenção dos visitantes, o turismo cervejeiro também tem grande potencial para desenvolvimento. “Ter cada vez mais cervejas e rótulos consagrados eleva o nível do Paraná neste mercado. Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, e para mostrar e aproveitar esse potencial, o Estado apoiou o lançamento a Rota Cervejeira em Curitiba”, disse.

    Curitiba é apontada como um dos principais polos cervejeiros do País. Mário Kleina, diretor de Comunicação da Procerva, afirma que as ações da organização estão em consonância com os órgãos de turismo do Estado. “O Paraná é hoje referência no segmento e pioneiro no turismo que envolve essa produção, muito pela quantidade das cervejarias que existem aqui e também pela qualidade dos rótulos produzidos”, disse.

    “Nossas cervejarias entregam produtos referência, o que resulta no reconhecimento do Paraná dentro do mercado brasileiro e até internacional. Os prêmios são importantes, porque acabam atraindo turistas e fomentando o turismo cervejeiro, um objetivo em comum entre o Estado e a Procerva”, completou.

    Leia Também:  Vestibular 2022 da UEPG reuniu milhares de estudantes em 13 cidades do Paraná

    Foz do Iguaçu é outro cartão-postal para os apreciadores da cerveja artesanal. Na tríplice fronteira, além do título recente, as cervejas artesanais da 277 Craft Beer também conquistaram o paladar de visitantes e moradores da cidade, recebendo sozinha mais de 30 premiações com seus rótulos.

    “Para nossa cervejaria 2024 foi um ano incrível porque participamos de diversos concursos e fomos premiados em muitos deles. Fizemos uma escolha, dando um toque brasileiro e regional para nossas cervejas, e isso tem dado muito certo”, disse Agenor Maccari, proprietário da 277 Craft Beer.

    NOVO ROTEIRO – O segmento já é reconhecido pelo Estado graças ao lançamento recente da Rota Cervejeira de Curitiba, que contou com apoio da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR). O tour passa por 17 bairros e conta em seu itinerário com mais de 20 pubs, bares e empreendimentos, dando destaque às microcervejarias. 

    O roteiro vai conectar turistas, apreciadores e profissionais à cena curitibana das cervejas artesanais, com trajeto pelos bairros Orleans; Santa Felicidade; Água Verde; Portão; Xaxim; Umbará; Hauer; Prado Velho; Boqueirão; Hugo Lange; Ahú; Pinheirinho; Boa Vista; Centro Cívico; Bom Retiro; Cascatinha e Pilarzinho.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à mortalidade infantil

    Published

    on

    By

    As ações e estratégias para a redução da mortalidade infantil no Paraná estão sendo intensificadas pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). O compromisso é reduzir em 10% os índices de mortalidade infantil até 2027. Uma dessas ações é a Estratégia de Qualificação Profissional em Saúde, com cursos teórico-práticos de Reanimação Neonatal e de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, ambos para profissionais da saúde de todo o Paraná.

    O primeiro encontro aconteceu neste sábado e domingo (12 e 13 de abril), com 80 profissionais pertencentes à macrorregião Norte, com sede em Londrina. A próxima está marcada para a região Leste, em Curitiba, nos dias 26 e 27 de maio.  

    A iniciativa têm como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde para a melhoria da qualidade da assistência ao parto e ao recém-nascido. O investimento total da Sesa na implementação dos cursos é de R$ 1.768.100,00.

    Leia Também:  Tradicional travessia dos bombeiros militares em Guaratuba chega à 24ª edição

    Os dois cursos serão realizados nas quatro macrorregiões do Paraná, com sede em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Serão capacitados aproximadamente 1.400 profissionais da saúde, contemplando 131 hospitais de referência na linha materno-infantil, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços de Regulação (para o acesso aos serviços de saúde).

    De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a qualificação dos profissionais é uma das principais estratégias para a evolução do cenário. “A redução da mortalidade infantil é uma meta desejável no Estado, e depende do fortalecimento de políticas públicas e de programas voltados ao atendimento integral da gestante e da criança”, enfatizou.

    A iniciativa de educação continuada tem a parceria da Sociedade Paranaense de Pediatria, única no país a certificar os cursos com o selo ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

    Especificamente no curso de Reanimação Neonatal os profissionais da saúde se aperfeiçoarão em procedimentos de reanimação no momento do nascimento. Já o de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco orienta os profissionais sobre a realização do translado intra-hospitalar e inter-hospitalar, de forma segura e eficiente, incluindo equipes do Samu.

    Leia Também:  Hemepar reforça importância da doação de sangue e convoca doadores

    VIGILÂNCIA – Nos últimos anos a taxa de mortalidade infantil oscila entre 10,9 por mil nascidos vivos (2016) e 10,7 (2024) no Paraná. Segundo o IBGE, em 2023 a taxa de óbitos por mil nascidos vivos no Brasil foi de 12,5.

    “A redução da mortalidade infantil constitui um importante desafio para a saúde pública. No Paraná, nos últimos cinco anos, esse indicador apresentou variações, demandando ações efetivas por parte do poder público. Estamos forte e permanentemente trabalhando nessa área”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA