NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR promove oficiais e praças com base na nova legislação estadual

Publicado em

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou as primeiras promoções após a recente reformulação legislativa sancionada no último dia 9 de dezembro. A Lei nº 22.234, que altera o artigo 44A e acrescenta o artigo 44B à Lei nº 5.940/1969, trouxe significativas inovações para as carreiras dos militares estaduais, a alteração na lei foi fruto de um conjunto de esforços do Governo do Estado do Paraná, que busca a maior valorização para as carreiras policiais.

Com a nova redação do artigo 44A, praças ocupantes das graduações de Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento e 1º Sargento, excetuando-se os músicos e especialistas, passaram a ser promovidos à graduação imediatamente superior nos seis meses anteriores à data limite de permanência no serviço ativo. Essa promoção é uma forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Paraná e à corporação.

O artigo 44B estabelece que subtenentes combatentes da PMPR e do Corpo de Bombeiros Militar também serão promovidos ao posto de 2º Tenente, desde que atendam critérios como comportamento “ótimo” ou “excepcional” e a ausência de medida privativa de liberdade. Esses militares também serão promovidos nos seis meses finais de permanência no serviço ativo, sem concorrer às vagas destinadas aos quadros de oficiais.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de maconha no Oeste do Paraná

No ato, 70 praças foram promovidos com base no artigo 44A, enquanto 39 praças alcançaram a promoção ao posto de 2º Tenente, conforme o artigo 44B. Ao todo, 1.246 praças e 226 oficiais, incluindo aspirantes declarados em 6 de dezembro de 2024, foram promovidos.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância dessas promoções para a valorização dos profissionais que compõem a corporação e o impacto positivo nas trajetórias dos policiais militares:

“Essas promoções representam um marco para a Polícia Militar do Paraná. São mais do que avanços nas carreiras; são o reconhecimento do compromisso, da dedicação e da coragem de homens e mulheres que diariamente colocam suas vidas a serviço da sociedade paranaense. A nova legislação reforça o respeito e a gratidão do Estado a esses profissionais e permite que encerrem suas trajetórias de maneira honrosa, coroando anos de esforço e dedicação. Parabenizo a todos os promovidos e reforço o nosso compromisso de continuar trabalhando por uma corporação cada vez mais forte e valorizada. Além disso, agradeço o esforço, sensibilidade e valorização para com a Polícia Militar do Paraná da parte do Senhor Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Hudson, e do Senhor Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior”.

Leia Também:  Policiais militares de Piên fazem surpresa para menino fã da corporação durante aniversário

Comunicação Social da PMPR. 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem foragido após perícia papiloscópica identificar falsa identidade no litoral

Published

on

By

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na prisão de um homem de 49 anos, foragido da Justiça de São Paulo, em Pontal do Paraná. O suspeito foi identificado na terça-feira (24) durante uma abordagem policial e autuado em flagrante por falsa identidade.

De acordo com a PMPR, o homem foi abordado enquanto caminhava sem documentos pela cidade. Ele alegou ser morador de Cananéia (SP) e afirmou que havia se mudado para o litoral paranaense para trabalhar como guardador de carros. Durante a abordagem, forneceu o nome do irmão, mas seu comportamento e a ausência de documentos levantaram suspeitas.

“A abordagem é uma das ferramentas mais importantes para a prevenção e o combate ao crime. A atenção e a experiência dos policiais militares foram fundamentais para identificar algo errado e encaminhar o caso para uma análise mais detalhada”, destacou o major Anderson Couto, coordenador operacional da PMPR no Verão Maior Paraná.

Encaminhado à delegacia da PCPR em Pontal do Paraná, o homem foi submetido a perícia papiloscópica, realizada pelos papiloscopistas policiais, que confirmou sua verdadeira identidade. O trabalho revelou que ele possuía um mandado de recaptura em aberto, emitido após não retornar de uma saída temporária em março deste ano, em São Paulo.

Leia Também:  PCPR prende homem condenado por furtos em Curitiba

“A perícia papiloscópica é essencial para garantir a identificação precisa de suspeitos. Com o cruzamento das impressões digitais, conseguimos confirmar a verdadeira identidade do indivíduo e assegurar que ele fosse responsabilizado tanto pelo crime anterior quanto pela tentativa de enganar as autoridades”, explicou o papiloscopista policial da PCPR Danilo Lemos Pereira.

Com a identidade confirmada, o homem foi autuado em flagrante por falsa identidade e permanece preso à disposição da Justiça. Ele responderá tanto pelo mandado de recaptura quanto pelo novo crime cometido.

“O trabalho integrado entre a PCPR e a PMPR foi decisivo para o desfecho desse caso. A abordagem inicial feita pela PMPR, aliada à perícia técnica dos papiloscopistas da PCPR, garantiu a captura de um foragido e sua responsabilização. Essa integração reafirma nosso compromisso com a segurança da população e com a eficiência no combate à criminalidade”, afirmou o delegado da PCPR Marcos Pestano..

A ação é parte da atuaçao das forças de segurança no Verão Maior Paraná, que intensifica o policiamento na região litorânea durante a alta temporada, garantindo maior proteção e tranquilidade para moradores e turistas.

Leia Também:  PCPR prende em flagrante mulher por aplicar golpe do pix em Cascavel

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA