NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate

Publicado em

O Paraná vai conceder incentivo fiscal na comercialização de erva-mate do Estado para o restante do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (18) o Decreto Nº 8.402 que concede um crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas interestaduais da erva-mate beneficiada. Na prática, isso reduz a carga tributária sobre um dos principais produtos da economia paranaense, tornando-os mais competitivos no mercado nacional.

A medida é válida para a erva-mate já beneficiada pelo próprio estabelecimento e acondicionada em embalagem de até 1 kg. O crédito presumido será de 5% nas saídas para estados em que a alíquota interestadual é de 12% e de 2,9% para as regiões em que a tributação é de 7%.

R$ 133,3 milhões do Nota Paraná não foram resgatados pelos consumidores em 2024

Ao prever o chamado crédito presumido para esse tipo de operação, o Paraná reduz a carga tributária do ICMS para o produtor paranaense, fazendo com que ele pague menos impostos neste tipo de movimentação. A ideia é aumentar a competitividade, principalmente levando em conta que o Estado é o maior produtor nacional de erva-mate, com 425,8 mil toneladas extraídas em 2023.

Leia Também:  Oficina da Sanepar ensina paranaenses a produzir sabão e cuidar da natureza

SÍMBOLO – De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o benefício carrega um valor simbólico poderoso, pois chega justamente a tempo da celebração da Emancipação Política do Paraná, comemorado neste dia 19 de dezembro. “A erva-mate é símbolo do Estado e motivo de orgulho para todo paranaense, então é com muita alegria que assinamos este decreto que fortalece nosso produtor do campo, nossa indústria e nossa economia”, afirma.

REGRAS – O Decreto também estabelece algumas regras para a utilização do benefício. Conforme determina o texto assinado pelo governador Ratinho Junior, o crédito presumido não é cumulativo com outros benefícios fiscais e estará limitado aos débitos do período — ou seja, não podendo exceder o valor dos débitos de ICMS apurados.

Por outro lado, o valor poderá ser utilizado sem prejuízo dos demais créditos de ICMS gerados nas operações do estabelecimento. Caso o valor dos créditos presumidos ultrapasse os débitos apurados, o estabelecimento deverá realizar o estorno da diferença por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Leia Também:  Araucária e Fundação Grupo Boticário financiam projetos inovadores na Mata Atlântica

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

MON funcionará normalmente durante todo o feriado de Páscoa e de Tiradentes

Published

on

By

O Museu Oscar Niemeyer (MON) estará aberto ao público normalmente durante todo o feriado de Páscoa, na sexta-feira, sábado, domingo (18, 19 e 20/4), e excepcionalmente na segunda-feira (21/4), feriado de Tiradentes. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com acesso até as 17h30. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria física, no momento da visita, ou online.

Os visitantes poderão conferir as exposições em cartaz: “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel; “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Trilhos e Traços – Poty 100 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Convivendo em Harmonia com a Impermanência”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Pátio das Esculturas”; “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.

Leia Também:  Governo ajuda na entrada e 97 famílias de Londrina realizam o sonho da casa própria

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Espaço aberto nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA